mais_um Escreveu:A primeira pessoa a usar a palavra governo neste topico foste tu e de uma forma depreciativa.

Quando a propaganda chega a níveis intoleráveis a paciência já escasseia, de facto.
mais_um Escreveu:Repara que em Outubro de 2009 a OCDE dizia que Portugal ia ter um decréscimo do PIB de 0,5% em 2010. Em Novembro rectificaram e passaram a um crescimento de 0,8%. Até o governo, acusado de ser optimista falhou, penso que para qualquer pessoa com bom senso isto quer dizer que o resultado final foi bom. Mas uma coisa é afirmar que foi bom, outra é que está tudo bem.
Foi bom em termos globais, mundiais. Agora esconder que em termos europeus ficámos acima e apenas realçar que ficámos acima internamente, como se isso fosse obra do governo, é, continuo a dizer, de uma desonestidade enorme. Foi isso que o governo fez.
E mais, não realça que parte desse crescimento do PIB é com despesa publica (que não consegue reduzir), que continua a causar défice e que vai para o caixote de lixo da dívida pública.
mais_um Escreveu:O facto de PIB crescer mais do que esperado e à custa das exportações parece-me bastante positivo, afinal não é isso que todos querem?
Sim, é isso que todos querem e muito mais mais_um. Eu pelo menos o que queria é que economia não estivesse amarrada ao estado como está, com quase 50% a ser absorvido pelo estado. O problema já vem de trás mas este governo agravou-a significativamente (e a crise foi apenas o tirar do lixo debaixo do tapete).
Óptimo, como tu dizes, seria ter ficado acima das expectativas (e acima do crescimento europeu) vendo uma diminuição da despesa pública (à semelhança de outros países) e não, como se viu até Setembro, com um aumento de 2%.
Ou seja, crescer mais do que esperado foi expectável e não por acção do governo.
É esse ponto que eu critico: é estes tipos virem dar a entender que a economia cresceu porque o governo fez um bom trabalho (basta ouvir as declarações do Teixeira dos Santos), quando as exportações não são obra deles e nem sequer conseguem que a despesa caia (o máximo que conseguem é que a taxa de crescimento diminua).
mais_um Escreveu:O que se ganha em dizer mal? É só má-língua? É falta de formação cívica? É o prazer de ver os outros mal?
Tínhamos muito a aprender com os anglo saxónicos. É por isso que o Medina Carreira causa tanto desconforto.
mais_um Escreveu:Para terminar, eu nunca escrevi que estava tudo bem e que isto era um mar de rosas, apenas considero que é importante valorizar o que é positivo e não esconder o que é negativo.
Ora ai está. Nem o crescimento do PIB foi positivo, mas sim uma consequência normal da Europa, como o governo, ao dizer que ficámos acima das expectativas, está a contar apenas meia verdade, escondendo da maioria das pessoas que a Europa também ficou acima das expectativas.
E mais, quando tu realças que ficámos mais ricos porque crescemos isso mostra como a tua apresentação de factos está enviesada. Ficámos mais ricos, de facto, mas nem sequer conseguimos acompanhar a Europa que era o mínimo que se pedia (a crise não foi só cá, pelo que me lembro).
O governo é gestor de expectativas e os sinais que dá com estas meias verdades são falsos. Isto para os que ainda acreditam. O Sócrates pode dizer o que quiser mas a verdade dos números é fácil de ver. É por isso que as Yields estão como estão.