Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bolsa de Londres confirma aquisição de bolsa canadiana

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 29/6/2011 20:41

LSE, TMX abort merger plans, leaving both vulnerable

On Wednesday June 29, 2011, 3:20 pm
By Pav Jordan and Luke Jeffs

TORONTO/LONDON (Reuters) - The London and Toronto stock exchanges abandoned plans for a C$3.6 billion tie-up on Wednesday, turning both into takeover targets in a world already facing a wave of exchange consolidation.

The failed bid from the London Stock Exchange, opens the door to a hostile C$3.8 billion offer for TMX Group from Canada's Maple Group consortium, which promised a made-in-Canada alternative to a takeover that would have put a big domestic asset in foreign hands.

It also turns the spotlight on the LSE as a target as exchanges consolidate to grow and broaden geographic reach, and to fight off rivals and new market entrants.

"While the failed deal probably puts an end to TMX's M&A ambitions, other exchange operators will likely continue to look for partners. This reinforces my belief that we should expect more mergers, not less," said Ed Ditmire, New York based analyst for Macquarie Securities.

In brief statements issued just one day before a crucial shareholder vote, the exchanges said they realized TMX shareholders would not give them the two-thirds majority they needed to approve a friendly deal that would have given The LSE 55 percent of a new powerhouse in resource and energy equity.

TMX Group, operator of the Toronto Stock Exchange, said it would now review opportunities, including the Maple offer.

http://finance.yahoo.com/news/LSE-TMX-a ... et=&ccode=
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Bolsa de Londres confirma aquisição de bolsa canadiana

por Elias » 10/2/2011 1:30

Bolsa de Londres confirma aquisição de bolsa canadiana
09 Fevereiro 2011 | 13:55
Diogo Cavaleiro
negocios.pt

London Stock Exchange já apreciou para um máximo de dois anos após o anúncio.

A London Stock Exchange vai mesmo comprar a canadiana TMX, a proprietária da bolsa de Toronto, e passará a deter 55% do seu capital. A operação será concretizada com a entrega de 3,2 mil milhões de dólares canadianos em acções (cerca de 2,4 mil milhões de euros).

Segundo a Bloomberg, esta pode ser uma forma encontrada pelas empresas para reduzirem os custos, de forma a compensar a perda das quotas de mercado. Por exemplo, a percentagem da London Stock Exchange na totalidade do mercado britânico caiu de 75%, em 2009, para 63,8%, no último trimestre de 2010.

O CEO da bolsa londrina, Xavier Rolet, quer reduzir 35 milhões de libras em despesas este ano, e as fusões com as rivais são uma das possibilidades apontadas para o conseguir.

Na operação agora confirmada pelas companhias, os accionistas da cotada do Canadá vão receber 2,9963 acções da bolsa londrina por cada acção que detêm na TMX, valorizando a companhia para cerca de 42,68 dólares canadianos por acção, o que representa uma apreciação de 6% em relação ao preço de fecho de ontem.

Em consequência deste que é o primeiro passo estratégico do CEO Xavier Rolet, os accionistas da London Stock Exchange vão controlar 55% da canadiana, sendo que os investidores da TMX terão em sua posse o restante capital. O negócio poderá terminar no Outono.

O analista Phil Dobbin, da Shore Capital Stockbrokers, afirmou que “a grande vantagem [da operação] é a criação de uma bolsa global com uma forte presença nos recursos naturais e nos mercados emergentes”.

O governo do Canadá ainda se pode opor à operação devido à sua legislação de regras de propriedade estrangeira, embora nem o ministro da Indústria, Tony Clement, nem o ministro das Finanças, Jim Flaherty, tenham feito qualquer comentário no dia de ontem.

A acontecer, esta será a maior compra de uma companhia de serviços financeiros naquele país.

Bolsa de Londres atinge máximo de dois anos

A bolsa de Londres segue a valorizar 8,97% para os 972 pence, mas já escalou 10,87% para os 989 pence, um valor que foi alcançado pela última vez a 19 de Setembro de 2008. Ontem, a empresa tinha encerrado com quase menos 100 pence que a cotação que já atingiu hoje, nos 892 pence. Os lucros médios da companhia subiram 21% desde 1999.

Já os ganhos da TMX aumentaram 3,5% ao ano desde 2000. As acções da empresa canadiana estão suspensas mas ontem tocaram nos 40,4 dólares canadianos, um máximo de Julho de 2008.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 278 visitantes