Off topic: propaganda por omissão
e eu deixo o link para uma foto que ganhou um prémio da world press....
http://www.worldpressphoto.org/index.ph ... width=high
http://www.worldpressphoto.org/index.ph ... width=high
Deixei-vos o desafio mas entretanto o tempo para aparecer faltou.
Pelas respostas vé-se que as agências noticiosas tem uma agenda própria e que tudo o que não corresponde a certos interesses não entra na "narrativa jornalistica".
Pela maioria das respostas, compreensíveis tendo em conta os temas com que somos bombardeados, facilmente se percebe qual é a "narrativa jornalistica" que interessa manter na agenda noticiosa.
Pergunto eu como é que uma mulher que supostamente foi infiel ao marido e cúmplice no seu assassinato e por isso foi condenada à morte no Irão teve mais tempo de antena, dado através das agências noticiosas e pelos meios de comunicação social locais e nacionais do que este assunto?
Efectivamente é o México e "só" ao longo da fronteira com os EUA. Como é que a morte de mais de 15.000 pessoas no período de um ano, de forma tão violenta e cujas vítimas foram desde traseuntes, políticos e ex-políticos, simples polícias e elevadas patentes das forças de segurança, criminosos e chefes do crime organizado, passa despercebida na "narrativa jornalistica" e consequentemente na forma como vemos o mundo?
O ano passado, talvez em Junho, descobri um blog -http://www.blogdelnarco.com/- que faz referência e "ilustra" aquilo que nem os meios de comunicação social mexicanos têm coragem para noticiar.
A quem ainda não perdeu a "inocência" recomendo vivamente que não entre no link abaixo e nos respectivos sub-links. Falo a sério, de forma alguma deverão ver o que lá está à frente de crianças. Aliás deverão vé-lo sozinhos e de relance.
http://www.blogdelnarco.com/p/exclusividad.html
Se os administradores assim o dicidirem retirarei os link ao fim de umas horas (ou minutos) para então procedermos à discussão do assunto sem necessitarmos destas imagens macabras.
Pelas respostas vé-se que as agências noticiosas tem uma agenda própria e que tudo o que não corresponde a certos interesses não entra na "narrativa jornalistica".
Pela maioria das respostas, compreensíveis tendo em conta os temas com que somos bombardeados, facilmente se percebe qual é a "narrativa jornalistica" que interessa manter na agenda noticiosa.
Pergunto eu como é que uma mulher que supostamente foi infiel ao marido e cúmplice no seu assassinato e por isso foi condenada à morte no Irão teve mais tempo de antena, dado através das agências noticiosas e pelos meios de comunicação social locais e nacionais do que este assunto?
Efectivamente é o México e "só" ao longo da fronteira com os EUA. Como é que a morte de mais de 15.000 pessoas no período de um ano, de forma tão violenta e cujas vítimas foram desde traseuntes, políticos e ex-políticos, simples polícias e elevadas patentes das forças de segurança, criminosos e chefes do crime organizado, passa despercebida na "narrativa jornalistica" e consequentemente na forma como vemos o mundo?
O ano passado, talvez em Junho, descobri um blog -http://www.blogdelnarco.com/- que faz referência e "ilustra" aquilo que nem os meios de comunicação social mexicanos têm coragem para noticiar.
A quem ainda não perdeu a "inocência" recomendo vivamente que não entre no link abaixo e nos respectivos sub-links. Falo a sério, de forma alguma deverão ver o que lá está à frente de crianças. Aliás deverão vé-lo sozinhos e de relance.
http://www.blogdelnarco.com/p/exclusividad.html
Se os administradores assim o dicidirem retirarei os link ao fim de umas horas (ou minutos) para então procedermos à discussão do assunto sem necessitarmos destas imagens macabras.
- Registado: 4/2/2010 19:57
amsfsma Escreveu:Trata-se de uma guerra entre grupos de crime organizado e entre estes e as autoridades. Nesse país e neste contexto foram mortas mais de quinze mil e duzentas e tal pessoas em 2010 (e continua em 2011 ao mesmo ritmo). Possivelmente mais pois nem todos os cadáveres são expostos publicamente para lançar o terror, de vez em quando são encontradas covas colectivas, corpos derretidos, corpos deitados em lixeiras, etc.
Depois de reler o tópico, concluo que a minha hipótese anterior não é a certa. Diria depois desta pista que é no México.
Pedro Carriço
Pata-Hari Escreveu:(não resisti, entretanto fui procurar a resposta e acho que achei)
E quem é o ser-humano mais curioso?Os homem ou as mulheres?

Quanto a mim cheira-me a coisa de árabes pela religião , ou a África sub-sariana.
Mas tou mais inclinado para Arábia Saudita , um desses arabecos quaisquer.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
amsfsma Escreveu:Trata-se de uma guerra entre grupos de crime organizado e entre estes e as autoridades. Nesse país e neste contexto foram mortas mais de quinze mil e duzentas e tal pessoas em 2010 (e continua em 2011 ao mesmo ritmo). Possivelmente mais pois nem todos os cadáveres são expostos publicamente para lançar o terror, de vez em quando são encontradas covas colectivas, corpos derretidos, corpos deitados em lixeiras, etc.
Colombia?
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Lion_Heart Escreveu:Isso é uma guerra sem tréguas e sem fim a vista.
Estamos a falar de um negócio de bilioes ou milhares de milhoes (a europeia) . Logo muito dificil de acabar.
Eu adoro o Mexico e acho que é um País com enorme potencial , mas com a corrupção e por causa do seu vizinho de cima (os gringos) as coisas demoram a acontecer.
A pior cidade não é Tijuana mas sim Ciudad Juarez
Sim, é verdade. Se bem que não estão muito longe uma da outra.
- Registado: 30/9/2010 13:54
Assim é diferente!!! Parece mais o México
Isso é uma guerra sem tréguas e sem fim a vista.
Estamos a falar de um negócio de bilioes ou milhares de milhoes (a europeia) . Logo muito dificil de acabar.
Eu adoro o Mexico e acho que é um País com enorme potencial , mas com a corrupção e por causa do seu vizinho de cima (os gringos) as coisas demoram a acontecer.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
EuroVerde Escreveu:Sem fazer qualquer pesquisa na net, sei que na Somália, Sudão, Irão, Etiópia, isso é possível.
Até em Portugal é possível. Basta que ninguém esteja la para o impedir

De qualquer forma o meu palpite também está para a Somália. Se bem que a China à população que tem também não digo nada

Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
Helder Magalhães
Um curioso... Escreveu:Cheira-me a "Corão" e monarquia déspota...
-Arábia Saudita?
Acho que já sei qual é... se estiver certo significa que nós........................................ errámos...

"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Pronto, então é mesmo no México.

Mais propriamente cartéis de droga na zona de Tijuana. Correcto?
Trata-se de uma guerra entre grupos de crime organizado e entre estes e as autoridades. Nesse país e neste contexto foram mortas mais de quinze mil e duzentas e tal pessoas em 2010 (e continua em 2011 ao mesmo ritmo). Possivelmente mais pois nem todos os cadáveres são expostos publicamente para lançar o terror, de vez em quando são encontradas covas colectivas, corpos derretidos, corpos deitados em lixeiras, etc.
Editado pela última vez por amsfsma em 9/2/2011 22:02, num total de 1 vez.
- Registado: 4/2/2010 19:57
Re: Off topic: propaganda por omissão
amsfsma Escreveu:Sempre me interessou o papel da comunicação social de referência como forma de manipular a opinião pública, a nível local e global. Essa manipulação faz-se por omissão e por repetição.
Desafio a que respondam à pergunta abaixo sem fazer qualquer pesquisa na net.
-Qual o país onde semanalmente são decapitados e nalguns casos desmembrados mais de uma dezena de pessoas (média de um ano)?
Não vale recorrer à net, só cultura geral.
Depois poderemos discutir, se interessar a alguém,esse fenómeno!
Sem pesquisar, diria México.
Metaforicamente, Portugal.
Na realidade não sei, mas arrisco Arábia Saudita...
EDIT: Pronto, agora já posso pesquisar
Na realidade não sei, mas arrisco Arábia Saudita...
EDIT: Pronto, agora já posso pesquisar

Editado pela última vez por migluso em 9/2/2011 21:57, num total de 1 vez.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Google Adsense [Bot], latbal, navaldoc, PMP69, Shimazaki_2 e 135 visitantes