
O facto deste fundo ter descido bastante não deverá ter muito com a situação de África como já aqui indicaram, mas sim também com a forma com o BPI gere os fundos.

Os tipos da apfin vão ficar radiantes...
Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=75981
O facto deste fundo ter descido bastante não deverá ter muito com a situação de África como já aqui indicaram, mas sim também com a forma com o BPI gere os fundos.
psi-20 Escreveu:Eu vi que o nome dele era esse, mas como era tão grande usei só duck para abreviar... peço desde ja desculpa pela minha falha...
psi-20 Escreveu:De nada... e já agora..Rockerduck Escreveu:Rockerduck sáchabôr... se eu tivesse o nome em "cristão" não chamarias ao Patacôncio nem Pata nem Côncio né?
o que????? não percebi nada do que disseste.
NGRO Escreveu:psi-20 Escreveu:Pois é elias, tens razão, fiz confusão, pensei que fosse ao contrário, 60% no egipto e marrocos e 10% na africa do Sul... Fui ver a carteira detalhada e mesmo assim, não sei como enganei-me. Obrigado, pela correção. um abraço.
Obrigado pelo gráfico Duck.
E isso leventa outra questão...Não se devem comprar fundos sem saber especificamente o que se está a comprar! O tema àfrica pode de certeza ser representado de várias maneiras com exposições a diferentes países, sectores, tamanhos de empresas,...
psi-20 Escreveu:Obrigado pelo gráfico Duck.
psi-20 Escreveu:Pois é elias, tens razão, fiz confusão, pensei que fosse ao contrário, 60% no egipto e marrocos e 10% na africa do Sul... Fui ver a carteira detalhada e mesmo assim, não sei como enganei-me. Obrigado, pela correção. um abraço.
Obrigado pelo gráfico Duck.
Pata-Hari Escreveu:Rockerduck, ao que parece, o BPI áfrica sofreu sobretudo pela desvalorização do rand e do mercado sul-africano. É isso que tens que seguir, sobretudo. A exposição a egipto é pequena e não é isso que fez a correcção. Pode é ter provocado parte da correcção do mercado sul-africano.
psi-20 Escreveu:No entanto parece que mais uma vez parece que investi no fundo certo mas na hora errada, e isto, porque nos últimos 15 dias já desceu mais de 6 ou 7% numa descida a pique claramente devido à instabilidade política que se tem verificado no Norte de àfrica (que é precisamente a área geográfica onde o fundo investe).
Visitante Escreveu:Considerando o teu prazo de investimento e peso na carteira nao deves vender a tua participação.
Quem investe em mercado emergentes deve esperar volatilidades entre 10% a 15%.
Africa ainda nem é um mercado emergente. Logo temos volatilidades maiores.
Quem quer menos risco faça um deposito a prazo.
Disclaimer: tenho UPs do BPI Africa.
psi-20 Escreveu:Boa tarde colegas, como já referi em outro post, subscrevi em Dezembro unidades de participação no fundo BPI África.
Fi-lo por várias razões, entre as quais o facto de àfrica ser um continente com um grande potencial de crescimento e pelo facto de o fundo ter tido um bom compartamento desde 2008 (já sei que rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras).
No entanto parece que mais uma vez parece que investi no fundo certo mas na hora errada, e isto, porque nos últimos 15 dias já desceu mais de 6 ou 7% numa descida a pique claramente devido à instabilidade política que se tem verificado no Norte de àfrica (que é precisamente a área geográfica onde o fundo investe).
Agora o meu problema é se resgato o fundo (perco mais 3% de comissão de resgate, mas pelo menos sei que não perco mais do que isso) e volto a subscrever mais tarde depois de isto passar. Ou se fico quietinho e espero 6 ou 7 meses que o fundo reupera sozinho.
O que acham??
Agradecia qualquer tipo de conselho.
Um abraço
Psi-20
P.S: O bpi Africa corresponde mais ou menos a 10% do valor total da minha carteira de fundos bpi.