Página 1 de 1

MensagemEnviado: 10/2/2011 15:00
por Pastel
Devo confessar que acho o post sem informação suficiente e bastante tendencioso

Se me permite, consultou algum relatório de contas, verificou quanto pagaram, quanto era de actividade doméstica, se existiu alguma situação extraordinária?

MensagemEnviado: 10/2/2011 12:13
por rmachado
Acho que é como o Pedro refere. Embora a taxa seja a mesma as deduções especificas são de tal ordem que a taxa efectiva é menor.

Acho que devemos começar a olhar para a taxa efectiva e não a tabelada.

Com esta história dos PECs descobri que um solteiro que ganha metade de um casal com 1 filho tinha uma taxa efectiva muito menor... o que para mim é uma injustiça.

Enfim, é o nosso sistema fiscal no seu melhor...

MensagemEnviado: 9/2/2011 23:39
por pdcarrico
Não sou fiscalista nem expert em bancos mas acho que a situação é tal que permite que seja verdade o que se diz sobre a taxa de IRC efectiva ser mais baixa do que a normal e também o que dizem os banqueiros, ie, que pagam efectivamente taxas mais altas.

O que está provavelmente em questão é a base de tributação para além de deduções específicas. O que efectivamente acontece é que se pusermos lado a lado o IRC colectado ao longo dos anos e o lucro que vai para reservas e que pode ser distribuído, teremos uma taxa de IRC bem abaixo dos 27%. Creio que o valor correcto seria metade disso.

Um dos casos em por exemplo é possível ter maior eficiência fiscal, é localizar na zona franca da Madeira, operações lucrativas, sem uma contraparte de despesa. Como a taxa de IRC lá é significativamente mais baixa, uma parte do produto bancário sai praticamente sem ser tributado.

Naturalmente que a receita localizada em Portugal Continental deduzida à despesa, dá um lucro que vai ter uma tributação normal e igual a todas as outras empresas. E efectivamente nenhum banco opera a executar operações ilegais. Eles procuram trabalhar com a melhor eficiência fiscal que a lei permite.

MensagemEnviado: 9/2/2011 23:15
por Pata-Hari
Achei algo do género:

Ulrich: dizer que banca paga 15% de IRC é "parte de uma mentira"


Fernando Ulrich afirmou hoje que a contribuição do BPI, em termos de impostos, varia entre 30% e 50%.





Fernando Ulrich, presidente do BPI, afirmou hoje que dizer que os bancos em Portugal só pagam uma taxa de imposto efectiva de 15% é “parte de uma mentira”.

“A taxa de 25%, agora é superior, é igual para todos. O sector empresarial não paga 25% efectivamente, essa discussão é uma mistificação total, as regras aplicadas aos bancos não têm nenhuma vantagem”, afirmou o presidente do BPI no Hora H do Negócios.

“Digam-me qual é a empresa tão escrutinada em Portugal como os bancos”, questionou Fernando Ulrich, lembrando que “os bancos pagam IRC, pagam para a CAFEB, que não contribui em nada para as prestações sociais dos bancários” e além disso “os bancos pagam IVA e quase não o recuperam, pois os serviços bancários não cobram IVA”.

Ulrich afirmou ainda que “a contribuição do BPI, em termos de impostos varia entre 30% e 50%” e que “o sector que teve agora um imposto especial foi a banca, e não há razão nenhuma” para isso.




http://www.dragteam.info/forum/economia ... ntira.html

MensagemEnviado: 9/2/2011 23:09
por Pata-Hari
Artista, por acaso o F. U do BPI abordou o assunto e disse exactamente o que tu afirmaste: pagam o mesmo que todos os outros, tendo no entanto algumas estruturas que permitem alguma optimização. Não sei se sou capaz de encontrar o video mas não é muito antigo.

MensagemEnviado: 9/2/2011 23:04
por artista_
pdcarrico Escreveu:Eu acho que devemos, sociedade, procurar as formas da banca pagar mais impostos porque desde sempre tiveram taxas de imposto anormalmente baixas. Mas de facto o timing talvez não seja o certo para exigirmos maiores contribuições à banca, porque de facto não é altura em que estejam a respirar saúde. E uma banca saudável é importante para a economia.

Mas ir desenhando formas de tributar mais eficientemente os bancos, para aplicação a médio prazo, talvez não fosse má ideia de todo.


Por acaso eu tenho mais dúvidas que certezas sobre este assunto e acho muito estranho que nunca ninguém o tenha esclarecido cabalmente, para que ninguém ficasse com dúvidas...

A idéia que tenho é que os bancos pagam exactamente o mesmo que as outras empresas, o que acontece é que eles funcionam como holdings detendo participações de várias empresas. Estas empresas já pagaram impostos sobre os lucros que obtiveram e isso faz com que os bancos não paguem impostos sobre os lucros provenientes destas participações...

Há, no entanto, duas dúvidas que me assolam o espírito:

1- Se isto é assim porque é que este assunto é recorrentemente abordado, nomeadamente pelos partidos de esquerda, e nunca me lembro de alguém o esclarecer cabalmente?! Nem os bancos, nem os governos (a quem são exigidas alterações)!?

2- Se, por outro lado, os bancos pagam menos impostos que as outras empresas quais são as justificações que os governos dão para que isto funcione desta forma?!

MensagemEnviado: 9/2/2011 21:11
por Pata-Hari
A banca paga menos impostos que ass outras empresas?

MensagemEnviado: 9/2/2011 20:09
por carcanhol_II
Sou daqueles que não vê mal algum na banca ter lucros, agora sou contra o metodo de os obter (á custa do pequeno cliente e das n taxas) e também da carga baixa de impostos com que o estado os favorece.

Que tenham lucros sim senhor mas que paguém impostos como toda a gente. O lucro final seria menor mas ainda assim seria lucro.

Em ano de recessão nacional lucros deste calibre, é claramente estar a gozar com o povo. Esses lucros churudos deveriam ocorrer em ano de vacas gordas, não em ano de vacas anoreticas.

Não seria o fim do mundo se num ano como o de 2010, e este que agora corre os bancos se limitassem aganhar para os gastos para pagar aos seus assalariados (o que já era muito bom) eventualmente sobrando algum para não ficarem a zero. Atendendo a que o estado, principal instituição nacional aumenta o passivo e afunda todos os dias.

Infelizmente o cidadão que paga taxas bancárias abusivas e que todos os meses vive no limite, não tem poder negocial e é a maioria.

O cidadão que tem poder negocial (liquidez) junto dos bancos, é bem tratado está bem onde está e não precisa de negociar, e são a minoria.

No ano de 2007 dei muito dinheiro a ganhar ao BPI em comissões de bolsa. Não fiz a conta mas foram centenas de euros seguramente e tento não acreditar que passou o milhar.

Tentei pedir batatinhas ao BPI acham que isso me serviu de alguma coisa? Não disseram-me que não contava para nada.

Tudo bem passei a negociar por outro banco, passei a dar ganhos a outro banco, para o BPI é para o lado que os gajos dormem melhor. Para o actual sou igualmete um zé ninguém ainda que todos os anos contribua para os respectivos lucros, e dê zero de problemas pois a minha relação com este banco resume-se puramente a negociação, trading.

Não fazia mais sentido o banco onde tenho a conta ordenado, continuar a usufruir das centenas que agora dou a outro?

Hoje pela manhã, com esta historia dos lucros bancários começei a pensar no seguinte. Não é possível um movimento de cidadãos fundar uma instituição financeira,cujo objectivo maior seria o serviço público e vez do lucro, para onde seriam canalizadas muitas contas ordenado. Fazendo finalmente os outros bancos tremerem?

É que passar a conta do banco A para o banco B não muda nada pois mais comissão mênos comissão são todos iguais, como as gasolineiras um cartel.

Isso é que era, gerando um verdadeiro movimento de levantamento de liquidez dos bancos, para depositar numa instituição para servir o cliente. Em vez de andarmos a apelar ao levantamento de dinheiro para por onde? Debaixo do colchão? Tornando ainda mais apelativo os assaltos ao domicílio e aumeto de criminalidade?

Isto é de todo impossível?

MensagemEnviado: 9/2/2011 19:00
por EALM
helderjsm Escreveu:
EALM Escreveu:
helderjsm Escreveu:Lion desculpa lá mas criticas tudo lol.

Diz-me uma coisa se calhar preferias que os bancos estivessem ainda mais à rasca com os rácios? Os mercados ainda estão com as torneiras fechadas. Se calhar (e isto digo eu) ainda não é a altura de dar umas chapadas na banca.

Se ainda dissesses que estava na hora de começar a legislar sobre isso para quando as coisas melhorarem!?


Então mas esperem lá (e isto é uma dúvida honesta), os lucros dos bancos são incorporados em reforço de capital próprio?
O BPN afundou-se porque não tinha lucros? o BPP não tinha lucros? O que é que acontece a estes lucros?


Já aqui foi explicado noutros posts. O problema dos Bancos não são os lucros. Aliás em circunstâncias normais é muito difícil a banca não ter lucros.
O problema dos bancos (e isto outros podem explicar melhor do que eu) tem a ver com os investimentos e os créditos concedidos, bem como obrigações. Ora os bancos têm biliões (que quando falas em milhões de lucros se tornam irrisórios) investidos que se derem para o torto não há lucros que os salvem.

Mas como disse antes isto é assim muito por linhas gerais. Tenho a certeza que outras pessoas aqui no fórum sabem explicar isso melhor.


Então, mas acabaste de dar um contra-argumento para esta tua frase:

"Diz-me uma coisa se calhar preferias que os bancos estivessem ainda mais à rasca com os rácios?"

Se o "problema" dos bancos não é o lucro, se não é através deles que ficam mais ou menos saudáveis, qual é então o problema de serem taxados como todas as outras empresas?

É que é isso que não se percebe.

MensagemEnviado: 9/2/2011 18:45
por pdcarrico
Eu acho que devemos, sociedade, procurar as formas da banca pagar mais impostos porque desde sempre tiveram taxas de imposto anormalmente baixas. Mas de facto o timing talvez não seja o certo para exigirmos maiores contribuições à banca, porque de facto não é altura em que estejam a respirar saúde. E uma banca saudável é importante para a economia.

Mas ir desenhando formas de tributar mais eficientemente os bancos, para aplicação a médio prazo, talvez não fosse má ideia de todo.

MensagemEnviado: 9/2/2011 18:07
por Lion_Heart
Quico Escreveu:O que mais me impressiona neste tipo de discussões neste país é que continua-se demagogicamente a passar a ideia que o lucro é algo de "pecaminoso" e que o estado deve quase perseguir e punir. E todos sabemos como é fácil dar corda ao "invejómetro" nacional...

Fala-se em milhões de lucro e esconde-se os biliões investidos. Conheço cafés e pastelarias de esquina com rácios do tipo (lucro/capital investido) que fariam corar de vergonha o mesmo rácio de qualquer banco. Mas os "milhões" enchem o olho à populaça...

Para além desta demagogia o povo esquece-se do seguinte: quando os impostos aumentam sobre uma determinada actividade económica, paga vai ser quem está no final da linha: ou seja, o consumidor! (Por exemplo: aumentando o IVA, quem o paga?) :roll:



Existe ai um topico sobre uma petição para o enriquecimento ilicito . Eu nao sei para que, para mim num País de direito isso seria um dado adquirido. Para essa petição existir algo esta mal.

A populaça gosta é de quem ganha e muito , alias tentam logo imitar. O estado deve é fazer cumprir as leis num País de direito e NAO favorecer ninguem (o que não é o caso).

Os cafés e pastelarias tem muitos lucros porque o mais certo foi tu nunca teres pedido um factura sequer. O povo é que ajuda a fuga.

Eu não sei mas anda ai uma publicidade a dizer que quem paga o aumento de iva não é o cliente :mrgreen:

Agora a sério , quem paga é quase sempre o cliente final , mas tem que existir uma regulação. Nao se pode andar a inventar despesas e aumentos de spread a toda a hora (alias o descaramento ja era tanto que o Estado teve que intervir varias vezes nos ultimos anos) .

Mas para mim quem manda no País não é o Estado , mas sim a Banca e as grandes empresas , alias como sempre mandaram.

MensagemEnviado: 9/2/2011 17:54
por Lion_Heart
Para não me alongar nos motivos (que ja foram abordados em n tópicos) fico pelo mais básico.

A banca paga menos impostos que todo os outros tipos de negócios.

A banca é a única entidade (Estado incluido) que se da ao luxo de "inventar" taxas e despesas e ir automaticamente a conta do cliente retirar o dinheiro.

Sejamos coerente , ou queremos um País justo ou não.

MensagemEnviado: 9/2/2011 17:33
por Pemides
Já agora aproveito este tópico para perguntar... alguém sabe qual é a razão para os bancos pagarem uma taxa de imposto inferior às das outras empresas?

MensagemEnviado: 9/2/2011 17:14
por rmachado
Quico

A única coisa de criticar nesta situação é que não temos uma igualdade de impostos para com as demais empresas.
Esta é a única coisa que critico, o terem lucro para mim não é criticavel.

E sim nós sabemos o quanto fogem certos negócios.

MensagemEnviado: 9/2/2011 16:58
por Quico
O que mais me impressiona neste tipo de discussões neste país é que continua-se demagogicamente a passar a ideia que o lucro é algo de "pecaminoso" e que o estado deve quase perseguir e punir. E todos sabemos como é fácil dar corda ao "invejómetro" nacional...

Fala-se em milhões de lucro e esconde-se os biliões investidos. Conheço cafés e pastelarias de esquina com rácios do tipo (lucro/capital investido) que fariam corar de vergonha o mesmo rácio de qualquer banco. Mas os "milhões" enchem o olho à populaça...

Para além desta demagogia o povo esquece-se do seguinte: quando os impostos aumentam sobre uma determinada actividade económica, paga vai ser quem está no final da linha: ou seja, o consumidor! (Por exemplo: aumentando o IVA, quem o paga?) :roll:

MensagemEnviado: 9/2/2011 16:34
por TheTraveler
Não vamos conseguir levar este país para a frente enquanto nos preocuparmos mais em baixar os rendimentos dos ricos do que aumentar o dos pobres... :roll:

Re: Adivinhem Quem Ganha Mais e Paga Menos Impostos!

MensagemEnviado: 9/2/2011 16:27
por JMHP
artista Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Ja aqui disse que não sou contra os lucros , sou contra é a forma como esses lucros é realizada.


E que forma foi essa? Fizeram alguma coisa ilegal? Como diz o Helder também me parece que estás sempre contra tudo... aqui não vejo nada que criticar, até porque supostamente os bancos vão ter de contabilizar algumas imparidades no futuro e os lucros não são bem o que parecem, as cotações falam por si!



De ilegal não existe nada..... Existe no entanto povos e governantes de outros países que para além de possuírem uma mentalidade diferente (sempre discutível), procuram acima de tudo agir rapidamente de modo a resolver os problemas e a dar o exemplo..... A quem se sinta interessado:


Bancos e Tesouro britânico chegam a acordo para prémios


Os bancos britânicos vão ser obrigados a diminuir os prémios salariais, a pagar mais impostos e a divulgar mais informação relativa à remuneração dos seus quadros.

O anúncio foi hoje feito pelo ministro do Tesouro, George Osborne, que falou do acordo a que chegaram os maiores bancos do país e o Governo. Isto depois de ontem terem sido aumentados os impostos cobrados à indústria em 800 milhões de libras (945,8 milhões de euros), segundo a Bloomberg.

O Lloyds Banking Group, o Barclays, o HSBC Holdings e o Royal Bank of Scotland Group disseram que irão pagar bonus mais baixos do que no ano passado, referiu ainda o responsável.

O Reino Unido “precisa de passar da retribuição para a recuperação”, disse George Osborne hoje na Câmara dos Comuns, segundo a Bloomberg. “Os bancos vão emprestar mais dinheiro, especialmente aos negócios mais pequenos, pagarão mais impostos e menores bónus, serão mais transparentes quanto aos prémios que pagam e farão uma maior contribuição para a nossa economia”, disse.

No seguimento das negociações os maiores bancos chegaram a acordo para emprestar 190 mil milhões de libras a empresas para ajudar à recuperação da economia. O Royal Bank of Scotland disse que vai diminuir a remuneração na unidade de gestão de activos de 1,3 mil milhões de libras para 950 milhões de libras.

A maior parte de nós acha os níveis de remuneração pagos nos serviços financeiros completamente desaquado ao que o resto da sociedade considera como justo ou razoável”, disse o responsável do Tesouro na Câmara dos Comuns. “Estamos determinados a introduzir responsabilidade e contenção – a certificar-nos de que a remuneração é taxada”.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=467653

E com exemplos destes, e cara rosada até nos escapam as palavras da boca.... Não é verdade?! :roll:

Re: Adivinhem Quem Ganha Mais e Paga Menos Impostos!

MensagemEnviado: 9/2/2011 15:48
por artista_
Lion_Heart Escreveu:Ja aqui disse que não sou contra os lucros , sou contra é a forma como esses lucros é realizada.


E que forma foi essa? Fizeram alguma coisa ilegal? Como diz o Helder também me parece que estás sempre contra tudo... aqui não vejo nada que criticar, até porque supostamente os bancos vão ter de contabilizar algumas imparidades no futuro e os lucros não são bem o que parecem, as cotações falam por si!

MensagemEnviado: 9/2/2011 15:25
por helderjsm
EALM Escreveu:
helderjsm Escreveu:Lion desculpa lá mas criticas tudo lol.

Diz-me uma coisa se calhar preferias que os bancos estivessem ainda mais à rasca com os rácios? Os mercados ainda estão com as torneiras fechadas. Se calhar (e isto digo eu) ainda não é a altura de dar umas chapadas na banca.

Se ainda dissesses que estava na hora de começar a legislar sobre isso para quando as coisas melhorarem!?


Então mas esperem lá (e isto é uma dúvida honesta), os lucros dos bancos são incorporados em reforço de capital próprio?
O BPN afundou-se porque não tinha lucros? o BPP não tinha lucros? O que é que acontece a estes lucros?


Já aqui foi explicado noutros posts. O problema dos Bancos não são os lucros. Aliás em circunstâncias normais é muito difícil a banca não ter lucros.
O problema dos bancos (e isto outros podem explicar melhor do que eu) tem a ver com os investimentos e os créditos concedidos, bem como obrigações. Ora os bancos têm biliões (que quando falas em milhões de lucros se tornam irrisórios) investidos que se derem para o torto não há lucros que os salvem.

Mas como disse antes isto é assim muito por linhas gerais. Tenho a certeza que outras pessoas aqui no fórum sabem explicar isso melhor.

MensagemEnviado: 9/2/2011 15:16
por EALM
helderjsm Escreveu:Lion desculpa lá mas criticas tudo lol.

Diz-me uma coisa se calhar preferias que os bancos estivessem ainda mais à rasca com os rácios? Os mercados ainda estão com as torneiras fechadas. Se calhar (e isto digo eu) ainda não é a altura de dar umas chapadas na banca.

Se ainda dissesses que estava na hora de começar a legislar sobre isso para quando as coisas melhorarem!?


Então mas esperem lá (e isto é uma dúvida honesta), os lucros dos bancos são incorporados em reforço de capital próprio?
O BPN afundou-se porque não tinha lucros? o BPP não tinha lucros? O que é que acontece a estes lucros?

MensagemEnviado: 9/2/2011 14:52
por helderjsm
Lion desculpa lá mas criticas tudo lol.

Diz-me uma coisa se calhar preferias que os bancos estivessem ainda mais à rasca com os rácios? Os mercados ainda estão com as torneiras fechadas. Se calhar (e isto digo eu) ainda não é a altura de dar umas chapadas na banca.

Se ainda dissesses que estava na hora de começar a legislar sobre isso para quando as coisas melhorarem!?

Adivinhem Quem Ganha Mais e Paga Menos Impostos!

MensagemEnviado: 9/2/2011 13:25
por Lion_Heart
Vou aproveitar um trabalho feito pelo Negocios (bem interessante) para mais uma vez demonstrar que nada muda nesta republica das bananas.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=467449


A Banca esse pobres coitados , rotos e desgraçados , em pleno ano de crise aumentaram lucros mas como sempre pagam menos impostos.


Assim é facil viver!


Ja aqui disse que não sou contra os lucros , sou contra é a forma como esses lucros é realizada.