
Heterocedastico, já estás a trazer para aqui, finalmente, argumentos bem interessantes sobre a questão.
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=75961
victor2011 Escreveu:Caro Ulisses
Quanto a banca vamos analizar especificamente o caso do BPI que é citado em seu artigo. Imaginemos que o investidor tenha comprado 100.000 ações a 1,40 e que históricamente recebe 0,09 centimos por ação. 9000 euros menos impostos, o que dará 7.200 euros de dividendos anualmente, havendo anos em que existe um pequeno adiantamento no último semestre. Isto significa uma rentabilidade líquida de 5,14% sobre o investimento taxa esta que não se obtém hoje com segurança em canto algum. Digamos que este investidor reaplique o seu dinheiro nas ações do próprio banco aproveitando o desconto do ex dividendo aumentando assim o seu yeld. Este ano o banco fez melhor, para quem não precisa vai lhe dar 10% em ações atraves da incorporação de resultados, ou seja 10.000 ações que com o desconto de ex lhe dará 13.000 euros limpos. Esta aí o segredo da roda da fortuna para quem tenha perseverança, paciencia e algum grau de dicernimento. Portanto o mercado de ações tanto para os grandes ou pequenos é o único lugar que se consegue efetivamente ganhar dinheiro dentro da atividade de investir. Não conheço quem tenha ficado rico com juros a não ser os banqueiros que pegam o dinheiro do público e compram ações para suas carteiras. Estou no mercado como profissional a aproximadamente 45 anos, tendo começado minha vida como agente autonomo e hoje sou dono de corretora, com incriveis histórias de sucesso com esta filosofia, portanto dividendos não são ilusão e por favor não confunda investidor com especulador, se bem que conheço alguns especuladores de sucesso e também que se tornaram investidores por força das circunstâncias. Voltando ao BPI, caso o acionista resolva se desfazer da parte correspondente aos dividendos, que historicamente receberia ainda assim teria sua diluição muito reduzida e seu capital protegido, pois seria encorpado pelo restante das ações que por si só seriam superiores a inflação.
Vale lembrar que em termos de segurança a empresa tem que ser tão boa em produtividade e mercado que possa ser um dia dirigida por um parvo pois com absoluta certeza um dia ela o será e terá que sobreviver.
Sem mais,
Atenciosamente
Victor Adler
solrac1977 Escreveu:em relaçao ao dividendos, sem duvida que resulta da estrategia de investimento de cada um.
pessoalmente em 2009, lucrei com os dividendos de varias cotadas, especialemente da pt e da Galp.
em muitas situaçoes acaba por ser um pouco um refugio dos investidores, falo por mim.
quando falo em rufigiu, falo por exemplo no caso particular da PT aonde sei que ao investir todos os anos tenho um dividendo , que me garante uma receita.
ja na altura da questão do dividendo extraordinario da PT, esta questão se levantou..á quem opte por receber os dividendos e que o nao pretendem. eu sou dos que prtende e até ao dia de hoje nao me dei mal com a situaçao.
aaugustobb Escreveu:Na minha opinião eu acho que quem está entalado e não vende, quer que a empresa pague dividendos...tambem quem está a ganhar o suficiente, e tem um stop largo para proteger lucros tambem quer dividendos...porque grande parte das vezes, principalmente quando a tendencia dessa ação é ascendente, no dia de ex-dividendo, ou os proximos dias a ação recupera o dividendo...logo trás um rendimento extra...e neste caso o risco compensa...
Logo quem investe no curtissimo prazo já não gosta do dividendo...
Bull Bull Escreveu:Boas Ulisses, não percebi esta frase:
"Por exemplo, um pequeno investidor que detém acções do BPI e BCP e está descontente por não ter o seu dividendo de 2 ou 3%. O que pode fazer? Reduzir a sua exposição, vendendo 2 ou 3% dessas suas acções."
abraço, bull
Ulisses Pereira Escreveu:Filrib, se estiveres a contar com uma % de liquidez anual em função dos dividendos e se houver um ano em que não haja, terás que realizar o dinheiro de alguma forma. Como não deténs uma posição estratégica, podes vender essa % que esperavas ganhar, já que a cotação não corrigiu o dividendo como é costume.
urukai, pode. O problema é que quanto maior for o dividend yeld menor é a taxa de crescimento da acção.
Um abraço,
Ulisses