
Companhia low cost da Iberia começa a operar em 2012
06.10.2011 - 21:56 Por PÚBLICO
A Iberia Express, filial para voos de baixo custo da companhia aérea espanhola Iberia, vai começar a operar no próximo ano, a partir de Madrid, com 500 trabalhadores e quatro aviões, anunciou hoje a transportadora.
A criação desta filial, detida na totalidade do capital pela Iberia, foi aprovada esta quinta-feira pela administração da IAG (grupo que resultou da fusão com a British Airways).
Com esta nova companhia low cost, os espanhóis querem tornar-se mais competitivos no mercado interno e, ao mesmo tempo, apostar em voos de curto e média duração na Europa. Os voos deverão começar ainda na primeira metade de 2012, com quatro aparelhos Airbus A320, com o objectivo de, no final de 2012, a filial ter uma frota de 13 aviões.
A operação da Iberia Express, assegurou Rafael Sánchez Lozano, conselheiro delegado da Iberia, não vai afectar os acordos que esta companhia estebeleceu nos últimos anos com a Air Nostrum e a Vueling para os segmentos de voos de curta e média duração, escreve o diário espanhol Expansión.
Projecto há dois anos desejado pela transportadora (esteve para arrancar em 2010), a criação da Iberia Express nunca foi bem vista pelos pilotos da companhia-mãe, por implicar transferência de rotas.
Hoje, o sindicato que os representa (Sepla) voltou a criticar a criação da transportadora, alegando violação dos acordos assinados pela Iberia quando se fundiu com a British Airways em Janeiro. O sindicato considera a criação é “ilegal”, prometendo adoptar “medidas legais oportunas, de forma conjunta e em acordo com outras pessoas [trabalhadores] afectadas pela criação da companhia”, segundo um comunicado.
Rafael Sánchez Lozano diz, no entanto, que todo o pessoal da nova filial será recrutado fora dos quadros da Iberia, não afectando as condições de trabalho dos actuais pilotos.
06.10.2011 - 21:56 Por PÚBLICO
A Iberia Express, filial para voos de baixo custo da companhia aérea espanhola Iberia, vai começar a operar no próximo ano, a partir de Madrid, com 500 trabalhadores e quatro aviões, anunciou hoje a transportadora.
A criação desta filial, detida na totalidade do capital pela Iberia, foi aprovada esta quinta-feira pela administração da IAG (grupo que resultou da fusão com a British Airways).
Com esta nova companhia low cost, os espanhóis querem tornar-se mais competitivos no mercado interno e, ao mesmo tempo, apostar em voos de curto e média duração na Europa. Os voos deverão começar ainda na primeira metade de 2012, com quatro aparelhos Airbus A320, com o objectivo de, no final de 2012, a filial ter uma frota de 13 aviões.
A operação da Iberia Express, assegurou Rafael Sánchez Lozano, conselheiro delegado da Iberia, não vai afectar os acordos que esta companhia estebeleceu nos últimos anos com a Air Nostrum e a Vueling para os segmentos de voos de curta e média duração, escreve o diário espanhol Expansión.
Projecto há dois anos desejado pela transportadora (esteve para arrancar em 2010), a criação da Iberia Express nunca foi bem vista pelos pilotos da companhia-mãe, por implicar transferência de rotas.
Hoje, o sindicato que os representa (Sepla) voltou a criticar a criação da transportadora, alegando violação dos acordos assinados pela Iberia quando se fundiu com a British Airways em Janeiro. O sindicato considera a criação é “ilegal”, prometendo adoptar “medidas legais oportunas, de forma conjunta e em acordo com outras pessoas [trabalhadores] afectadas pela criação da companhia”, segundo um comunicado.
Rafael Sánchez Lozano diz, no entanto, que todo o pessoal da nova filial será recrutado fora dos quadros da Iberia, não afectando as condições de trabalho dos actuais pilotos.