Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Contra os Sindicatos, MArchar, Marchar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Contra os Sindicatos, MArchar, Marchar

por mmartins888 » 13/12/2013 14:01

Acho que os sindicatos são muito importantes, na medida em que devem defender e expor os direitos e obrigaçoes dos funcionários.

Contudo, acho que com o passar do tempo surgem várias aberrações nos sindicatos, nomeadamente:
- lutam por algo que lhes dê votos em vez de lutarem por algo sério e que proteja os funcionários
(p.ex. o sindicato dos professores defende apenas o interesse daqueles que estão nos quadros, e os contados dos contratados continuam a ser tratados como lixo, mesmo apos 10 ou 15 anos de contratos)
- fazem barulho apenas por fazer em vez de procurarem soluções consensuais
- sobem hierarquicamente (para serem calados) sem fazerem nenhum trabalho real e util a empresa
- mantêm-se vários anos como dirigentes sindicais quando esse lugar deveria ser rotativo para que tivessem a verdadeira experiencia dos problemas dos trabalhadores

Registado: 29/11/2007 10:42

por pmpcpinto » 13/12/2013 13:53

Não acredito que hoje em dia tenham assim tanto poder. Tiveram quando conseguiram as anormalidades que conseguiram e que contribuiram para chegarmos onde chegámos.

No entanto, não sou contra os sindicatos, apenas me chateia um bocadinho andar a pagar-lhes o ordenado. Bem, se estivesse no lugar deles se calhar não pensava assim.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por goodmoney » 13/12/2013 13:43

pmpcpinto Escreveu:
crybaby Escreveu:Sou de direita, estou muitas vezes contra algumas medidas dos sindicatos e da esquerda mais radical... mas no dia em que estes deixem de existir, vale tudo... :roll:

Deixe lá que o dinheiro dos seus impostos paga gente muito pior que essa.

Mas os sindicatos conseguem alguma coisa para os trabalhadores? Conseguiam quando havia, ou se pensava que havia muito dinheiro, hoje em dia são um instrumento dos partidos para atingir o governo.

Volto a insistir, gostava que as contas da UGT e CGTP dos últimos 30 anos fossem auditadas e publicitadas.

Pedro

Se não houvesse sindicatos, estavámos já nas 45 ou 50 horas tranquilamente e o ordenado mínimo nos 350 ou 400...

Não menosprezes ainda assim o poder das manifestações e dos sindicatos, que vão mantendo algum equilibrio no sistema.

Registado: 9/11/2012 16:27

por pmpcpinto » 13/12/2013 13:36

crybaby Escreveu:Sou de direita, estou muitas vezes contra algumas medidas dos sindicatos e da esquerda mais radical... mas no dia em que estes deixem de existir, vale tudo... :roll:

Mas os sindicatos conseguem alguma coisa para os trabalhadores? Conseguiam quando havia, ou se pensava que havia muito dinheiro, hoje em dia são um instrumento dos partidos para atingir o governo.

Volto a insistir, gostava que as contas da UGT e CGTP dos últimos 30 anos fossem auditadas e publicitadas.

Pedro

por goodmoney » 13/12/2013 13:30

Mas é natural que num fórum de bolsa os sindicatos sejam alvos a abater, acções a descer por causa de malta que trabalha 160 horas por mês para ganhar 400 euros querer chegar aos 500 é uma vergonha...

por goodmoney » 13/12/2013 13:27

Sou de direita, estou muitas vezes contra algumas medidas dos sindicatos e da esquerda mais radical... mas no dia em que estes deixem de existir, vale tudo... :roll:

por pmpcpinto » 13/12/2013 13:22

Porque é que o dinheiro dos meus impostos tem que pagar esta gente?

http://expresso.sapo.pt/quem-e-mario-nogueira=f814448

Pedro

por pingu123 » 13/12/2013 13:17

Na minha modesta opinião, existem 2 grandes problemas com os sindicatos:
1 - Estão mais preocupados com a agenda política do PCP do que com os direitos dos trabalhadores. Basta ouvir algum sindicalista (sobretudo os ligados à CGTP) em alguma entrevista: dizem sempre "estamos aqui para acabar com este governo e as suas políticas", quando o discurso deveria ser "estamos aqui para reivindicar este ou aquele direito para a nossa classe". Isto acontece quer seja em protestos da carris, quer seja dos professores, etc.
2 - Existem empresas onde os sindicatos têm mais poder do que os conselhos de administração. Neste caso, a tendência é levar a empresa à insolvência. O caso atual que melhor ilustra este facto, embora não seja o único, é o dos estaleiros de Viana do Castelo. Sempre que havia trabalho, lá vinham as greves a reivindicar tudo e mais alguma coisa... Atrasos nas entregas e procura de outros prestadores de serviços por parte dos clientes fizeram o resto.

Em suma: os sindicatos devem existir para defenderem os direitos dos trabalhadores. Mas, como todas as outras coisas, quando entram em excessos só prejudicam.

Registado: 29/11/2007 11:59

por diogo33 » 13/12/2013 13:08

Caros amigos . Está tudo louco . Abaixo os sindicatos ??? Todos os trabalhadores por conta de outrem deviam ser sindicalizados . Todos os patrões deviam pertencer a respectiva associação . Assim é que era .

Registado: 16/8/2013 22:40

por pmpcpinto » 13/12/2013 12:49

Os sindicatos ainda existem, porque existe o patrão Estado que obriga os contribuintes a sustentã-los.

Se os sindicatos vivessem das quotizações, já tinham todos fechado as portas. Mesmo assim, penso que seria importante que a UGT e a CGTP publicassem e explicassem as suas contas.

Pedro

por altrio » 13/12/2013 12:33

Foi divulgado agora um estudo do Banco de Portugal sobre os sindicatos. Aqui está um excerto do Resumo:

Em Portugal, à semelhança da generalidade dos países desenvolvidos, tem-se assistido a uma forte erosão da representação sindical, estimando-se que a taxa de sindicalização seja, em 2010, de cerca de 11 por cento. A presença sindical é mais significativa nas empresas de maior dimensão, em empresas de capital público e em setores de atividade protegidos da concorrência. Os trabalhadores sindicalizados beneficiam de um muito significativo prémio sindical. Em empresas com fortes níveis de sindicalização, este prémio atinge valores superiores a 30 por cento, quando é estabelecida a comparação com trabalhadores não sindicalizados com as mesmas características observadas e que operam nos mesmos setores de atividade e regiões.

O estudo completo está aqui:

http://www.bportugal.pt/pt-PT/EstudosEc ... 1317_p.pdf
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por Automech » 21/1/2011 15:30

A-330 Escreveu:Aliás, se não tem coragem para reivindicar em grupo, acha que vai ter para reivindicar sozinho?? E depois claro , os culpados são os sindicatos.Ele não vai dizer que é um cobardolas, não é? Tem que por a culpa em alguem.

Não A-330. É pena que não consigas ver que as pessoas não se queiram juntar a um bando de radicais, com discurso comunista mais do que ultrapassado que não evoluiu um chavo nos últimos 35 anos.

Uma coisa é gostar de ir à bola e festejar. Outra é ir ver o jogo no meio dos fanáticos das claques com comportamento condenáveis.

A-330 Escreveu:Por isso é que as condições de trabalho estão mais precárias e há gente a receber a recibos verdes por anos a fio.

Outro mito. Os recibos verdes existem porque, entre outras, a legislação laboral, que os sindicatos defendem com unhas e dentes é extremamente inflexível.

Quem defende o contrário é porque nunca teve de fazer uma reestruturação ou dispensar alguém que simplesmente deixou de produzir.

Não tenho dúvidas nenhumas em afirmar que em muitos aspectos os sindicatos são até o pior inimigo dos trabalhadores.

Registado: 4/6/2010 12:12

por A330-300 » 21/1/2011 14:05

AutoMech Escreveu:A-330, a razão por essa aparente falta de reivindicação individual e colectiva do português está relacionada com o facto dessas acções de protesto estarem maioritariamente ligadas as organizações sindicais.

E já te dei a minha opinião, mas volto a referi-la, que os sindicatos têm um discurso que parou há 35 anos atrás.

Portanto, se o povo é realmente manso, uns dos principais responsáveis (não o único, claro) são precisamente os sindicatos com os quais a maioria já não se identifica.

E os patrões, claro que agradecem.

Vc diz no seu primeiro parágrafo "a razão por essa aparente falta de reivindicação individual e colectiva do português"
Ou seja , voçê está dar-me razão.O português é manso.Xoninhas.E inventa desculpas para a sua falta de coragem. Vc diz : falta de reivindicação individual e coletiva.Ou seja , não reivindica nem sozinho , nem acompanhado.

Aliás, se não tem coragem para reivindicar em grupo, acha que vai ter para reivindicar sozinho?? E depois claro , os culpados são os sindicatos.Ele não vai dizer que é um cobardolas, não é? Tem que por a culpa em alguem.

Por isso é que as condições de trabalho estão mais precárias e há gente a receber a recibos verdes por anos a fio.

O tuga segundo voçê , "já não se identifica com os sindicatos" . Pois , por isso agora tem que se identificar com recibos verdes a perder de vista e condições de trabalho de porcaria.Tudo nesta vida tem consequencias.

Amigo, há certas coisas na vida que requerem que sejamos homenzinhos.Há que tomar decisões.
E sabe de uma coisa que a vida já me mostrou? As decisões mais fáceis quase nunca são as melhores.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Lion_Heart » 21/1/2011 12:07

O unico local onde as manifestações deram algo apesar de infelizmente terem coemçado com uma imolação foi a Tunisia.

No entanto mantenho que uma revolta , revolução ou algo do genero tem sempre que ter sangue derramado.

As coisas só mudam quando alguem sente medo , nestes casos os governantes, enquanto isso nao acontece sentem-se invenciveis.

Medo de que? Ora bom todos nos tememos algo : fazer asneira no emprego, ser despedido , a nossa empresa ir a falencia, sermos responsabilizados por um erro, etc.

Ora os politicos nao sao responsaveis por nada , nao tem medo de nada , sao inimputaveis. Enquanto isto nao mudar as coisas nao mudam
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por barnabe619 » 21/1/2011 10:45

A-330 Escreveu:Automech,

Agora aqui, somos um país de Xoninhas...acho que foi o único país da Europa que não contestou as medidas impostas pelo governo..Dia 24 de Novembro foram lá uns poucos pra rua.Acho que até os tiveram que reunir todos para pareçerem muitos numa tomada de imagem para a televisão..
A330

Olha o caso da Grécia, o governo impos medidas e houve greve, greve e mais greve ...
Mas no final o que mudou ? Os juros da divida deles subiram e as previsões de turismo baixaram (pessoas com medo de ir para la).
Quando não há dinheiro não vale a pena as pessoas manifestarem, deveriam é trabalhar mais para criar riqueza. Fazer greve e manifestações nesta situação só serve para desestabilizar ainda mais o pais.

Registado: 16/12/2009 20:21

por Automech » 21/1/2011 9:15

A-330, a razão por essa aparente falta de reivindicação individual e colectiva do português está relacionada com o facto dessas acções de protesto estarem maioritariamente ligadas as organizações sindicais.

E já te dei a minha opinião, mas volto a referi-la, que os sindicatos têm um discurso que parou há 35 anos atrás.

Portanto, se o povo é realmente manso, uns dos principais responsáveis (não o único, claro) são precisamente os sindicatos com os quais a maioria já não se identifica.

E os patrões, claro que agradecem.

por A330-300 » 21/1/2011 3:55

artista Escreveu: Não conheço bem a coisa mas sei que só sindicatos de professores há uma carrada deles, nunca percebi bem para que é que têm de haver tantos?!

Pareçe-me pouco inteligente também.Mais valia um ou dois fortes.Agilizaria muitas coisas e dava mais força à classe.

Mas sabe como é, uma dos defeitos do ser humano é ter a mania que pode sempre fazer melhor do que o outro.Somado à ambição pelo poder...

È o resultado.

A330

por A330-300 » 21/1/2011 3:36

Automech,

Toda esta crise que temos não foi causada pelos sindicatos.
Toda esta crise que temos foi causada diretamente pelo governo que temos e indiretamente pela mentalidade daquele mesmo povo que não reclama , não critica , não contesta , não questiona, não faz barulho , que não faz nem por si(reivindicações sindicais) , quanto mais pelos outros (reivindicações públicas).

Se isto não fosse um rebanho de ovelhas e houvesse o hábito da contestação -necessária até quando tudo está bem , para senão melhorar pelo menos evitar que piorem- , não teríamos a corja de incompetentes e corruptos que temos , as empresas não estariam de joelhos e os sindicatos seriam uma ótima mais valia.
Mas o tuga é tão subserviente , tão medroso que quer até acabar com tudo o que lhe faça tomar uma atitude.

Eu nunca disse aqui que os sindicatos devem apertar as empresas até que estas quebrem. E outra vez mais cito a Autoeuropa,exemplo mais mediático. Os sindicatos cederam , a empresa cedeu e todos estão felizes e contentes por lá.
Mas foi preciso um sindicato, uma comissão de trabalhadores que pegaram na causa e disseram ao sindicato o que queriam, e gente com eles no sítio para forçar a negociação.E posteriormente ao acordo.

Eu sei muito bem que hoje em dia não há muitas empresas que possam ser apertadas , mas até nesses momentos o sindicato é bom , ao não permitir que nos tirem o que já temos.

Não é por coincidência que em países evoluídos, em que os trabalhadores tem força sindical ,sejam também aqueles países onde as pessoas vão mais para as ruas questionar e ou contestar medidas impostas pelo governo que não lhes pareçe bem.
Vão para as ruas fazer uso do seu direito democrático e dizer aos governates , não queremos assim , queremos assado.

Agora aqui, somos um país de Xoninhas...acho que foi o único país da Europa que não contestou as medidas impostas pelo governo..Dia 24 de Novembro foram lá uns poucos pra rua.Acho que até os tiveram que reunir todos para pareçerem muitos numa tomada de imagem para a televisão..

Esta gente , até olha com ar enjoado e critica quando alguém faz uma greve.Não sei se por inveja da coragem dos outros.Ou por estarem financeiramente muitíssimo acima daqueles pobres infelizes que estão ali a perturbar o seu silencio.Alguns xoninhas até dizem que as greves deviam ser aos fins de semana.Imagine-se. Qualquer dia ainda dizem que deve ser aos fins de semana é À NOITE, de madrugada explique-se bem , que é para o Xoninhas não chegar atrasado ao encontro com os amigalhaços na discoteca.As pessoas não tem noção do ridículo.

Com esta mentalidade a tendência de Portugal é mesmo cada vez mais ser o quintal da Europa.Isso se a Europa não nos tirar do Euro , o que significaria que nem para quintal servíamos.

A330
Editado pela última vez por A330-300 em 21/1/2011 3:59, num total de 1 vez.

por Automech » 21/1/2011 2:04

A-330 Escreveu:Os patrões nunca tem dinheiro para aumentos , mas depois , quando faltam trabalhadores , aceitam pagar mais e eles apareçem.

Para quem anda na bolsa é curioso este teu comentário.

Recomenda-se a leitura de Lei da oferta e da procura.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_oferta_e_da_procura

Mas já agora, para veres que nem todos os patrões são como tu, podes ler este artigo do qual retiro uma pequena citação:

Em Portugal, ao longo de vários anos, os salários "médios" evoluíram mais depressa do que a produtividade. Tal evolução foi possível num contexto em que o sector produtivo se voltou para a produção de bens menos expostos à concorrência externa (na gíria, os "não transaccionáveis"), ao mesmo tempo que a economia se afastava do seu equilíbrio de longo prazo. É importante notar que a subida dos salários médios em Portugal traduziu, em larga medida, efeitos ao nível da composição do emprego: isto é, à medida que o emprego se moveu da indústria para os serviços, o salário médio aumentou porque os salários nos serviços são em média mais elevados do que na indústria. Na indústria, a necessidade de aumentar os salários na mesma proporção resultou em despedimentos e na falência de empresas com menor produtividade, mas os salários mantiveram-se, em média, mais baixos do que nos serviços.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=450491

A-330 Escreveu:E o curioso é que as empresas continuam a ganhar dinheiro , a produzir , enfim , a apresentar bons resultados.Não é estranho?? Para mim é.

Como andas fora devem-te faltar os jornais portugueses para ler. Mas aqui estão alguns resumos:

Referente a 2010:
Falências de empresas aumentam em 2010
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1592800

Referente a 2009:
Falências aumentaram 49% e criação de empresas caiu 15% em 2009
http://fraque.com/index.php?option=com_ ... &Itemid=59

Referente a 2008:
Insolvências e falências de empresas dispararam 67 por cento no ano passado
http://economia.publico.pt/Noticia/inso ... do_1358176

por artista_ » 21/1/2011 1:29

A-330 Escreveu:Os patrões nunca tem dinheiro para aumentos , mas depois , quando faltam trabalhadores , aceitam pagar mais e eles apareçem.
E o curioso é que as empresas continuam a ganhar dinheiro , a produzir , enfim , a apresentar bons resultados.Não é estranho?? Para mim é.

Não sei se já ouviste falar de empresas que têm falido? nos últimos anos têm sido algumas... provavelmente também não tens conhecimento do grande número de empresas que dão prejuízos regulares, ou daquelas que não vão à falência porque são nacionalizadas ou ajudadas financeiramente!?

Gostaria de deixar claro que não defendo que os sindicatos não sejam úteis, muito menos que não devam sequer existir... mas daí a defendê-los com "unhas e dentes" vai uma grande distância! Não conheço bem a coisa mas sei que só sindicatos de professores há uma carrada deles, nunca percebi bem para que é que têm de haver tantos?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por A330-300 » 21/1/2011 0:27

AutoMech Escreveu:
A-330 Escreveu:Entenda-se que quando falo de aumentos , não falo da reposição da inflação(Os tais 2 a 3 %). Falo de aumentos reais.
Aliás os tugas devem ser bem generosos quando se fala de aumentos.... Até tem dos salários mais altos da Europa....

Eu até te explicava alguma coisa sobre o conceito de produtividade mas era tempo perdido...

A-330 Escreveu:Para que tenha idéia , em MARROCOS , AFRICA , um colega meu de profissão ganha À volta de 85% mais do que o melhor salário em Portugal. Infelizmente vc não é nosso patrão.

Sim, em Africa e nas plataformas de petróleo do mar do Norte também. Também te explicava o conceito de procura e oferta de emprego, mas era igualmente tempo perdido.

A-330 Escreveu:Oh meu amigo..acorde para a vida...

A dormir deves estar tu que não percebes que o que fizeste é o mesmo que faz (e bem) o Cristiano Ronaldo quando foi para fora. Ligar isso com os sindicatos é simplesmente hilariante.

Por acaso até sei o que é a lei de mercado , professor.

Os patrões nunca tem dinheiro para aumentos , mas depois , quando faltam trabalhadores , aceitam pagar mais e eles apareçem.
E o curioso é que as empresas continuam a ganhar dinheiro , a produzir , enfim , a apresentar bons resultados.Não é estranho?? Para mim é.

Quanto a ir para fora , fui na época um bocado contra a vontade , afinal este é o meu país.Hoje gosto muito da vida que levo. Mas tive que ir , porque estava cansado de dar a cara e depois olhar para trás e ver que os camelos tinham fugido.

A330

por mais_um » 20/1/2011 23:27

artista Escreveu:
A-330 Escreveu:Na verdade ganho mais do que o dobro do que os meus colegas de profissão mais bem pagos em Portugal.

Cristiano Ronaldo!!??? :shock: :roll: :-k

Não, piloto. Se na Tap os mais bem pagos ganham mais de 10000€ iliquidos, significa que no minimo ganha mais de 20000€/mês.

Olá a todos,

Tenho 39 anos , sou Piloto de linha aérea , apesar de ser quase estreante neste forum já o acompanho há uns 4 anos.Nunca participei porque acho que sinceramente tenho mais a ouvir do que a dizer.

Já investi diretamente em ações , já fiz burradas ,já ganhei dinheiro.Nos últimos 3 anos tenho investido sempre em fundos e uma ou outra pitada aqui ou ali em algum título que me pareça boa oportunidade.Tenho conseguido rentabilidades líquidas de 9 a 11% , o que me deixa satisfeito.Mesmo investindo praticamente só em fundos sou considerado um investidor agressivo , não só pelo tipo de fundos , mas também porque invisto em fundos de ações quase todo o meu capital.

Venho ao caldeirão diariamente e acompanho os mercados ,de preferencia abertura e fecho diariamente mesmo quando os fusos não ajudam.

Estou fora de Portugal a maior parte do tempo , mas insisto em dizer que moro em Portugal.Ali em Queijas.

Abraço a todos. Alguns considero velhos conheçidos.

A-330

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#727619

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por artista_ » 20/1/2011 23:06

A-330 Escreveu:Na verdade ganho mais do que o dobro do que os meus colegas de profissão mais bem pagos em Portugal.

Cristiano Ronaldo!!??? :shock: :roll: :-k
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Pata-Hari » 20/1/2011 22:44

A330, não, aumento. Sempre foi aumentada certamente mais do que eu.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por greeneon » 20/1/2011 18:51

Sindicatos...Há pouco tive problemas com funcionários sindicalizados.
Apanhamos o funcionário a roubar e foi logo despedido...No dia seguinte aparece o sindicato...
Tretas e mais tretas..tudo para tribunal, como temos um bom assessor Laboral fizemos toda a treta e burocracia desta lei..Inquirições,ouvir testemunhas...e por ai fora.Quando se chega a tribunal o juiz até se riu da defesa...pagamos apenas os direitos e foram muitos para o que nos roubou..mas ok.
Um dia a tarde aparece o tal líder sindical a pedir para falar com os funcionários e eu acedi..mas como uma condição ou antes de se iniciar o trabalho laboral ou no fim dessa laboração..antes das 7h ou depois das 21.30m.

Ainda estou a espera da reunião..tretas de sindicatos tirando os dos funcionários públicos.

P.S-Já agora sabem da fabrica com 80 funcionários que ficou a laborar com intervenção positiva dos sindicatos..eu sei e mais tarde posso dizer, e não foi pela cgtp nem ugt.

Registado: 20/1/2011 13:03

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, latbal, macau5m, MPAM, OCTAMA, Pmart 1 e 377 visitantes