
rmachado Escreveu:
(Elias... não vale a pena vires dizer o contrário pois já chegamos a conclusão que se juntares o factor tempo a coisa já não pende para o transporte público...)
A forma de ultrapassar isto é maior frequência dos transportes, embora tal acarrete mais custos.
Em Paris por exemplo, o metro sai de 2 em 2 minutos em hora de ponta enquanto que cá sai de 4m 30s em 4m 30 s.
Fora das horas de ponta a diferença ainda é mais gritante.
Quanto aos autocarros, se impedissem os carros de entrar nas cidades e houvesse mais faixas de bus (que até podem ser por hora), certamente que os autocarros ficariam mais rápidos.
Não me chocava nada por exemplo que na A8, na ponte 25 de Abril ou no IC19 reservassem uma faixa inteira, das 6 às 10 apenas para bus.
Como o número de pessoas é baixo a frequência é baixa (para minimizar prejuízo). Como a frequência é baixa as pessoas acham que é lento e demora-se muito tempo. É um ciclo vicioso.
E isto quanto a mim é o factor mais importante. A sério. Eu em Paris no metro aquilo quase me parece um comboio continuo. A percepção que se tem é que não se espera quase nada. É rapidíssimo.