Nahoot Escreveu:Pera lá que já me estas a desgraçar
Estas-me a dizer que o preço do combustível não tem necessariamente a ver com o preço do petróleo? (ignorando as questões da fiscalidade, custos fixos, etc..)
Os preços seguem uma relação bastante próxima ao crude (especialmente se olhares para os preços à saída da refinaria pois como já te expliquei, o preço base antes de impostos no posto de abastecimento leva já mais componentes do preço que vão acrescentar divergências, conforme já expliquei atrás).
Mas, mesmo que olhes para os preços à saída da refinaria, os dois derivados gasolina e gasóleo não seguem exactamente a curva de preço do petróleo. São derivados do petróleo, não são petróleo bruto. Do petróleo (que é mt bem aproveitadinho) produz-se uma infinidade de coisas desde borracha a combustíveis, passando por diluentes e etc. Cada produto tem a sua própria procura e está sujeita ao seu próprio mercado, nenhum desdes produtos tem um preço que é uma cópia exacta do preço do petróleo e não há aqui nada realmente difícil de compreender/aceitar se olhares para isto com "olhos de ver".
Resumindo, long story short, as curvas de preço são próximas e estão relacionadas mas não são exactamente as mesmas nem era suposto serem!
Nahoot Escreveu:Assim é um bocado difícil justificar seja lá o que for...
Existem vários mercados internacionais e o preço é negociado o tempo todo: o mercado europeu é o ARA - Amesterdão, Roterdão e Antuérpia - e existem outros por esse mundo fora. Não há aqui nenhuma coisa obscura ou estranha, falar de petróleo é como falar de ouro, prata, trigo ou a commodity que quiseres e é tão "difícil" justificar uma como outra.
Nahoot Escreveu:Como já tinha dito antes, eu não ando aqui numa demanda contra as gasolineiras.
E eu só te estou a tentar ajudar com o pouquinho que sei sobre o assunto (que admitamos, apesar de ser pouco, é imensamente mais do que sabe o cidadão comum sobre a matéria que passa o tempo a refilar sobre algo de que não percebe puto).
Eu não te estou a criticar. Pelo contrário. A tua atitude é bastante saudável e já demonstra um interesse em perceber as coisas que 99% dos portugueses não tem...
Nahoot Escreveu: Alias, até é o contrário. Tu convenceste-me com o outro tópico, e eu aproveitei bem as tuas previsões para encher o depósito depois das descidas ou antes das subidas.

No entanto, como sabes, há pessoas difíceis de convencer e, com os preços actuais, o tema está a voltar à baila.
A generalidade das pessoas jamais entenderá e será convencida. Primeiro, porque como está bom dever isto é demasiado complexo para as pessoas que estão fora do tema e não têm nem a motivação nem a vocação para tentar perceber isto melhor. Segundo porque passam o tempo a ser intoxicadas por informação equívoca e por vezes até bastante mal intencionada de terceiras entidades que se aproveitam de um tema "popular" para servir os seus próprios interesses (nada como dizer ao "povo" aquilo que o "povo" quer ouvir).
Nahoot Escreveu:Eu estava à procura de uma maneira de explicar os preços mais simples do que: "vai ao caldeirão ler um tópico de mais de 100 páginas"
Não há propriamente uma forma simples de explicar os preços.
Mas deixa tentar resumir o mais possível...
Tens o preço à saída da refinaria (que segue de forma bastante próxima o petróleo), soma-lhe uma margem que é mais ou menos fixa e que abrange os custos de armazenagem, distribuição e retalho e que ainda terá de acumular um lucro líquido (neste ponto tens o preço base antes de impostos), soma-lhe o ISP (imposto fixo com aumentos de onde a onde, há alguns anos que não é mexido porém) e por fim o IVA.
As actualizações são feitas numa base semanal (normalmente uma vez, por vezes duas ou nenhuma até se não se justificar) com base na média semanal da semana anterior na respectiva matéria-prima.
Voilá, é este essencialmente o processo de formação do preço. E se fizermos esta decomposição do preço, não resta muito por explicar (considerar ainda que ao longo do tempo o preço de tabela não segue exactamente o preço médio de venda dado que vão existindo diferentes promoções/descontos ao longo do tempo [os descontos hoje são mais significativos do que eram em 2008, o que faz parecer o preço de venda mais caro do que realmente é]).
E pronto, isto é um resumo sintético que se quiseres podes indicar a alguém que não queira ler 100 páginas....
Nahoot Escreveu:Andei a procurar isso no outro tópico e não encontrei. (já são mais de 100 páginas...)
Ainda tens por ai alguma referencia a isso?
Está lá algures para o meio. Na altura coloquei um podcast da Platts que discutia precisamente isso...
Nahoot Escreveu:Vais-me desculpar mas reservo-me o direito de duvidar um bocado dessa afirmação.
Googla e encontras mts referências ao assunto.
Aqui tem uma notícia relativa à GALP (Agosto de 2008) que aborda isso:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=326810Como disse acima, não se passou apenas com a GALP, foi um fenómeno internacional (entre outras coisas, em 2008 a procura de combustíveis nos Estados Unidos foi inferior ao esperado [de notar que os Estados Unidos praticamente só consomem gasolina - "nada" de gasóleo - e são o maior consumidor mundial dela]).
Nahoot Escreveu:Tenho pena de não ter arranjado os preços antes de 2008, mas, se bem me lembro, tanto o petroleo como o combustivel estava bem abaixo dos preços após a escalada... Queres dizer que durante anos as refinarias andaram a perder dinheiro só para nós andarmos de carro? Então são a santa casa e nós não sabiamos?

Eu não disse nada disto e aqui já estás a divagar sem analisar nada. Estás a voltar às generalidades:
"se bem me lembro, tanto o petroleo como o combustivel estava bem abaixo dos preços após a escalada" são generalidades e não são análise nenhuma, estas coisas não se analisam de memória... tu já mal te lembras do que almoçaste nos vários dias da semana passada e queres analisar os combustíveis de memória com anos de atraso?
Ai que já estás a descarrilar de novo...
PS: espero que não leves a mal nada do que eu escrevi e que entendas que estou a escrever isto semi-descontraído.