Elias Escreveu:A questão é: se as pessoas (ou pelo menos a maioria) acham que não há problema em estacionar em cima do passeio, que autoridade tenho eu ou tens tu para lhes dizer que isso não é correcto?
Eu não sei se é a maioria Elias mas adiante.
Presume-se que o estado legisla no que entende ser importante regulamentar. E pelos vistos proibir estacionar em cima dos passeios é uma delas.
Existe, por isso uma norma, via legislação. Mas que não é cumprida em muitos casos.
Porquê ? Porque o risco de ser apanhado é baixo. Mesmo que seja apanhado o valor também é baixo. E ainda há outra possibilidade daquilo se vir a perder num qualquer recurso para o IMTT ou prescrever num tribunal, ser amnistiado, etc.
Tudo somado as pessoas acham que vale a pena continuar a arriscar.
Agora põe as coisas noutros termos. A coima por estacionar em cima dos passeios passa para um exagero de 2.000 euros. E autuam-se dois ou três vitimas a titulo de exemplo, com as televisões atrás.
Tudo o resto é igual, mas acredito que o nível de incumprimento diminuísse. É uma questão de percepção do risco.
Elias Escreveu:Tu podes mudar a lei de um dia para o outro, mas não consegues mudar as mentalidades.
O objectivo aqui é mudar os comportamentos que a prazo podem (ou não) mudar as mentalidades.
Hoje se tirassem a coima do cinto de segurança acredito que muita gente continuasse a usar o cinto porque interiorizaram o maior sentimento de segurança.
Mas muito provavelmente não teriam chegado a este ponto, apenas com acções de sensibilização, se não fossem forçadas via coima.