Mais um artigo quentinho do meu blog:
http://marketapprentice.wordpress.com/2011/01/04/systematic-trading-strategy-o-que-e-e-quais-as-vantagens/
Façam o favor de comentar
-------------------------------------
Aproveitando que estou a ler o The Evaluation and Optimization of Trading – Pardo vou aproveitando para fazer e partilhar uns apontamentos que considero interessantes.
Systematic Trading Strategy - Actuar metodicamente de acordo com um plano pré-fixo que foi desenhado para atingir um retorno positivo estando longo ou curto nos mercados.
Vantagens:
Verificação: Um conjunto de regras de trading podem ser traduzidas num formato compreensível para um computador e o sistema de trading pode ser testado no decorrer de vários anos e em vários tipos de mercado (acções, obrigações, futuros, opções,...), logo poderemos testar o sistema sobre variadíssimas situações. Após um ciclo completo de testes podemos determinar a probabilidade de reproduzir retorno em real-time consistentes com a simulação histórica. Podemos então afirmar que temos uma base racional para termos confiança no sistema,
Quantificação: Após um ciclo de testes temos acesso a uma análise numérica de alta qualidade que nos permite fazer comparações entre vários sistemas ou mesmo definir um "benchmark" do que esperamos atingir em real-time. Esta análise numérica é chamada de "performance profile" e é uma colecção de estatísticas de performance, uma avaliação de retornos e de risco os quais estão intimamente correlacionados. Como podemos testar o sistema em várias condições podemos também ter vários benchmarks dependendo das condições que o mercado apresentar. A quantificação do risco e do retorno de uma estratégia de trading providencia a base matemática para a correcta capitalização da estratégia em real-time.
Objectividade: Não é afectado por opiniões ou emoções descontroladas, o sistema é totalmente externo à própria mente do trader, ao seu medo, euforia, falta de confiança ou ganância. Deixa de haver situações como desesperadamente não deixar os proveitos correr ou o oposto, deixar a trade correr com a esperança que vai subir. Um sistema não mecânico irá ser influenciado sempre pelas emoções tornando-se inconsistente a ser avaliado cientificamente. Após a formulação de um sistema, o próprio sistema ganha uma vida própria independente do trader.
consistência: É a aplicação das mesmas regras de trading (entradas, saídas, capitalização, gestão de risco, ...) para qualquer e todas as trades produzidas pela estratégia. A execução dessa estratégia será relativamente consistente com a simulação histórica. A interferência do trader sobrepondo a estratégia do sistema de trading irá introduzir variáveis novas e não testadas no sistema, iremos então entrar em mundus incognitus. Nunca saberemos se o próximo trade resultará em retorno ou proveito, mas através de um sistema de trading bem testado poderemos ter a certeza que estatísticamente teremos X de probabilidade de ter proveito com um retorno possível de Y e um risco de Z. Ao não seguir a estratégia também estaremos a distabilizar todo o sistema testado.
Extensível: Dado suficiente capital e capacidade computacional podemos aplicar uma estratégia a diferentes mercados e activos em que a estratégia tenha sido comprovada eficiente. Podemos até fazer o contrário, podemos aplicar diferentes estratégias dependendo da situação do mercado e diferentes períodos (por exemplo podemos estar 2 vezes posicionados longo num activo devido a um trigger intraday e um trigger semanal).