
pdcarrico Escreveu:yabadoo Escreveu:Não concordo. Se achas que o valor é subjectivo e eu aí concordo contigo, então o preço é o resultado dessa divergencia sobre o valor dum bem entre um comprador e vendedor,ou seja, no caso do vendedor, dá mais valor ao dinheiro que vai receber que ao bem que possui e inversamente no caso do comprador. Num mercado livre, para o mesmo momento, para o mesmo produto, podem haver vários preços, consoante as percepções de valor que cada um dos intervinientes atribuem aos produtos.
Isto é válido, na minha opinião, para pão, carros, ou acções da PT.
Não sei se entendi muito bem onde discordas de mim.
Se houver dois preços distintos para um mesmo momento, temos uma possibilidade de fazer arbitragem e ganhar, sem risco, a diferença. É um cenário que acontece, mas em mercados com liquidez e tendencialmente perfeitos, torna-se difícil e tende a ser corrigido.
Ora se não existem dois preços para um mesmo momento (inexistindo a possibilidade de arbitragem) só pode haver negócio se a utilidade do dinheiro é maior que a da acção para um interveniente (que vende a acção) e a utilidade da acção é maior que a do dinheiro - interveniente que a compra.
Da mesma forma e usando o exemplo do BCP. O participante A acha pelo método dos Cash-flows descontados que a acção valerá 1,00 euro e por isso compra, mas outro participante, ciente de um risco específico e de uma fragilidade na procura entende que o valor justo é 0,30. Mas o preço (que faz o primeiro comprar e o segundo vender) é o preço de mercado - os tais 0,60. mas o valor é um para cada um de nós, ou então podemos não ter uma noção de valor e aí nem negociamos.
O meu princípio de negociação (como provavelmente é o de todos) é justamente esse - o de comparar valor com preço. Sendo que a nossa expectativa de evolução futura do preço, tem em conta o valor que entendemos que vale a acção (e não o que ela custa). Agora porque é que vendemos perdendo ou com um stop - porque a nossa percepção de valor nesse caso mudou, talvez porque o preço tenha mudado ou talvez por outras razões. Cada um terá as suas.
Sim, creio que estamos de acordo. Estava a entender coisa diferente dos teus posts anteriores. Obrigado pelos esclarecimentos