Página 1 de 1

Uma década perdida nas acções nacionais

MensagemEnviado: 28/12/2010 9:53
por Elias
Uma década perdida nas acções nacionais
28 Dezembro 2010 | 00:01
Paulo Moutinho - paulomoutinho@negocios.pt
André Veríssimo - averissimo@negocios.pt

As acções, dizem os livros, são um investimento que dá retornos positivos no longo prazo. Quem investiu na Bolsa de Lisboa na alvorada da década tem razões para discordar: nos últimos dez anos perdeu dinheiro.

A praça portuguesa vai terminar o ano com perdas em redor dos 8%. Uma desvalorização que acentua o mau desempenho na primeira década deste novo milénio. Em 10 anos, o PSI-20 acumula uma perda de 25%.

A banca foi o sector mais castigado, com o BCP a perder 85% do valor. Pelo contrário, a Jerónimo Martins, destaca-se como a empresa que mais valorizou na Península Ibérica.

Não foi uma década perdida apenas para a Bolsa de Lisboa. Os EUA e a maior parte dos mercados europeus registam perdas. Já as acções dos emergentes proporcionaram retornos ímpares.