Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bitcoin - A Moeda do Futuro?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Bitcoin

por ricardmag » 6/7/2021 18:12

MPCapital Escreveu:Para além das recompensas em BTC, os mineradores são remunerados em fees por transação


Deves estar a par mas só para esclarecer os demais, essas fees por transação são opcionais, ou seja, pode ser zero.
Não sei como fazes transferências de bitcoin mas se instalares um nó bitcoin na tua máquina nas opções de envio tens opção de colocar um valor para a fee.
Os mineradores dão prioridade a estas transações porque lhes dá mais algum lucro além das recompensas por minerar o bloco.

No futuro mudar de PoW para PoS pode ser uma solução mas do que conheço da comunidade bitcoin não sei se será bem aceite.
Acho mais viável "obrigar" a haver uma fee para que a transação seja processada.
Até que acabe a mineração de bitcoin ainda falta mais de um seculo e até lá as coisas podem mudar muito.
Eu até acho que esse processo de fee obrigatória pode chegar antes porque a cada halving (+/- 4 anos) a recompensa cai para metade,
e se o preço não subir pode acontecer que o negócio de mineração fique inviável antes de ser esgotada toda a oferta.

---------------------


Anchorage, o novo unicórnio a falar português? "Queremos é abrir as cripto moedas ao mundo"

"Estamos na base da revolução que as criptomoedas podem trazer aos negócios".
Português Diogo Mónica cofundou e lidera a Anchorage, o 1º banco de cripto regulado dos EUA,
depois de ter ajudado a expandir com Jack Dorsey (CEO e cofundador do Twitter e um dos seus mentores)
a gigante de pagamentos Square. Tudo começou com um desafio de criptomoedas que rendeu 300 mil dólares


Os 'novos' milhões levantados vão servir para "escalar rapidamente para dar conta da procura enorme
de empresas e instituições financeiras tradicionais para terem bens digitais".


Os dois serviços com maior crescimento na empresa que só trabalha com o mercado corporativo nesta altura
"são os que estão a mudar o mundo e a mostrar a importância das criptomoedas"


https://www.dinheirovivo.pt/empresas/tecnologia/anchorage-o-novo-unicornio-a-falar-portugues-queremos-e-abrir-as-criptomoedas-ao-mundo-13901571.html
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin

por MPCapital » 6/7/2021 12:16

jgut Escreveu:Bom dia
Eu, só há uma coisa que ainda não entendi... Como vai ser possível obter lucro, por parte dos mineradores, quando a produção estiver quase concluída ou mesmo concluída, uma vez que os custos energéticos são gigantescos e podem as transações ficar tbem estagnadas?
Abraço


No atual protocolo/software, a última emissão de novas BTC dentro do teto de 21M só ocorre em 2140. Para além das recompensas em BTC, os mineradores são remunerados em fees por transação.

Se por alguma razão o negócio de mineração/proof of work BTC se tornasse insustentável, seriam realizadas alterações ao protocolo pela comunidade via mecanismo de consenso, o mesmo já utilizado ao longo do tempo para diversas alterações e que continuará a ser usado para várias alterações que aparentam estar em pipeline
 
Mensagens: 200
Registado: 27/2/2019 8:54

Re: Bitcoin

por jgut » 6/7/2021 11:27

Bom dia
Eu, só há uma coisa que ainda não entendi... Como vai ser possível obter lucro, por parte dos mineradores, quando a produção estiver quase concluída ou mesmo concluída, uma vez que os custos energéticos são gigantescos e podem as transações ficar tbem estagnadas?
Abraço
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Bitcoin

por NirSup » 6/7/2021 11:23

As árvores morrem de pé

As árvores morrem de pé. Os bancos centrais do mundo inteiro estudam a melhor forma de secar tudo à volta das criptomoedas. E irão agir, concertadamente, nesse propósito.
Poderiam, se quisessem, cortá-las rente, mas isso poderia ser contraproducente.
As criptomoedas, tal como as árvores, irão morrer de pé, quando mais nada crescer ao seu redor.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Bitcoin

por rbrandaopereira » 6/7/2021 11:00

Só para abrir alguns olhos: Mais facilmente desaparece de bolsa alguma empresa do nasdaq, do que a bitcoin. :lol:
Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 702
Registado: 21/10/2015 14:52

Re: Bitcoin

por MVP » 6/7/2021 9:42

Spfgg Escreveu:Ainda respondi a alguns comentários do Nirvana na página anterior, mas honestamente o nível de criticismo é tão básico e já desactualizado, que acho que se as pessoas estão minimamente interessadas no assunto (mesmo que dum posto de vista negativo) deviam estudá-lo mais a fundo.

De resto, boa sorte com o pessimismo e info-exclusão.


:clap:
Anexos
Screenshot (33).png
Screenshot (33).png (17.88 KiB) Visualizado 6665 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1123
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por ricardmag » 1/7/2021 19:36

"E o burro sou eu ?"

4,000 German Funds Can Now Start Investing In Crypto

The lawyer quoted estimates by Sven Hildebrandt, CEO of German firm Distributed Ledger Consulting (DLC), who sees a potential inflow of EUR 350bn (USD 415bn) to crypto assets.

https://cryptonews.com/news/starting-today-4-000-german-funds-can-start-investing-in-cry-10894.htm

dc6a3e4916.jpg
dc6a3e4916.jpg (64.02 KiB) Visualizado 12001 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin

por Spfgg » 1/7/2021 15:13

Ainda respondi a alguns comentários do Nirvana na página anterior, mas honestamente o nível de criticismo é tão básico e já desactualizado, que acho que se as pessoas estão minimamente interessadas no assunto (mesmo que dum posto de vista negativo) deviam estudá-lo mais a fundo.

De resto, boa sorte com o pessimismo e info-exclusão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Bitcoin

por rbrandaopereira » 1/7/2021 14:52

Sempre ouvi dizer.... Quando se começa a levar com críticas, é porque se está no caminho certo.
Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 702
Registado: 21/10/2015 14:52

Re: Bitcoin - a moeda do futuro?

por ricardmag » 1/7/2021 13:05

Mais um convertido

George Soros é autorizado a investir em Bitcoin com seu fundo
https://www.criptofacil.com/george-soros-e-autorizado-a-investir-em-bitcoin-com-seu-fundo/

soros.jpg
soros.jpg (58.1 KiB) Visualizado 12063 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin

por MVP » 1/7/2021 13:00

manuelfaf Escreveu:Boas, eu até compreenderia se no momento de entrega dessa moeda digital ocorresse um destruição / inutilização completa da moeda tradicional (quero mesmo dizer, cortar, queimar, fazer confettis, etc). Ai sim, ocorreria uma substituição real e completa de uma moeda por outra.
Em relação à "moeda" que eu criar, somente irei imitir 1000 unidades da mesma, não haverá qualquer mineração, fees, comissionistas, nada de nada. São aquelas 1000 e mais nenhuma. Poderão ser lançadas inicialmente a 1000 eur cada. E não haverá mais nenhuma emitida até ao fim da humanidade.
Cumprimentos e bons negócios



Caro Manuel,

A questão aqui é precisamente que não será por iniciativa ou colaboração do sistema atual que se teria um novo tipo de sistema monetário que fosse contra os interesses instalados. A impressão de moeda favorece os governos, os bancos centrais, os bancos e muitas outras instituições e não será de contar com o apoio deles, mas sim franca oposição. Isto é por isso uma forma de resistencia se quiser, uma nova visão para o sistema monetário que permanece num "nicho" mas que creio se tornará mais e mais popular assim que se entenda de uma vez por todas que o sistema monetário atual não tem nada que o garanta igualmente. E não, o fundo de garantias e depositos não é uma garantia. Falo de garantias fisicas, como existia o ouro.

Arrisco-me a dizer que foi pela oposição feroz de alguns governos a crypto moedas que comecei a perceber o eventual potencial das mesmas. Se fossem realmente irrelevantes e sem valor eles não estariam "preocupados".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1123
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Bitcoin

por NirSup » 1/7/2021 12:54

Vamos lá a uma aula de história

Quando D. Afonso Henriques avançou na conquista das terras, dominadas pelos mouros mas que hoje são dos lusitanos, uma das primeiras prerrogativas a que se achou com direito foi o poder de cunhar moeda.
Há uma relação intrínseca entre a moeda, a economia e o poder político. Sendo que a emissão/cunhagem de moeda é o maior símbolo de poder de alguém ou de uma instituição sobre um território e as suas gentes.
D. Afonso Henriques conquistou o poder de cunhar moeda a ferro e fogo (quer dizer, naquela altura era mais à força bruta das espadas).
Pensar que os estados soberanos vão abrir mão deste poder (o poder de cunhar moeda), símbolo mor do controlo de um território, da sua economia e das suas populações, é como acreditar na história do Pai Natal.
Tenho para mim que esta cena das criptomoedas vai acabar mal.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Bitcoin

por manuelfaf » 1/7/2021 9:55

Boas, eu até compreenderia se no momento de entrega dessa moeda digital ocorresse um destruição / inutilização completa da moeda tradicional (quero mesmo dizer, cortar, queimar, fazer confettis, etc). Ai sim, ocorreria uma substituição real e completa de uma moeda por outra.
Em relação à "moeda" que eu criar, somente irei imitir 1000 unidades da mesma, não haverá qualquer mineração, fees, comissionistas, nada de nada. São aquelas 1000 e mais nenhuma. Poderão ser lançadas inicialmente a 1000 eur cada. E não haverá mais nenhuma emitida até ao fim da humanidade.
Cumprimentos e bons negócios

p3droPT Escreveu:
manuelfaf Escreveu:É que nem historicamente tem nenhum ativo físico como contraparte.


Qual é o ativo fisico que serve como contraparte às moedas atuais? O gold standard ja foi abandonado há muito.
Aí sim, criptomoedas não fariam sentido porque estavamos perante uma nota que tinha um valor de troca. A celebre frase "I promise to pay the bearer on demand the sum of 'five' pounds" (de ouro) já de nada vale.

Mais curioso para mim é os cepticos se preocuparem tanto com o valor de bitcoin quando têm notas na carteira que do ano passado para este desvalorizaram quanto? Se existirem as tais 1000 "notas" e passarem a 2000, e a 5000 e a 10000, voces nada podem fazer e ficam com uma fatia cada vez mais pequena do bolo.

https://tradingeconomics.com/euro-area/money-supply-m2

Bitcoin não são assim notas impressas em casa. É uma moeda digital que pelo seu limite a 21 milhões de unidades permite que, tendo uma determinada %, essa seja constante e não dependente da boa vontade politica em manter esse valor e não de imprimir mais uma carrada para gastos publicos.

No final de contas vejo isto como apenas mais um tema na ja longa lista de disputas geracionais em que ninguém vai convencer ninguém. Parte de cada um, das convições de cada um e na confiança que cada um tem no sistema como ele está atualmente. Apenas me surpreende dado que deveriam ser as gerações mais velhas, por terem vivido isso, a reconhecer os perigos de inflação e a valorizar pelo menos em teoria algo que resolve isso.
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Bitcoin

por MVP » 30/6/2021 23:41

manuelfaf Escreveu:É que nem historicamente tem nenhum ativo físico como contraparte.


Qual é o ativo fisico que serve como contraparte às moedas atuais? O gold standard ja foi abandonado há muito.
Aí sim, criptomoedas não fariam sentido porque estavamos perante uma nota que tinha um valor de troca. A celebre frase "I promise to pay the bearer on demand the sum of 'five' pounds" (de ouro) já de nada vale.

Mais curioso para mim é os cepticos se preocuparem tanto com o valor de bitcoin quando têm notas na carteira que do ano passado para este desvalorizaram quanto? Se existirem as tais 1000 "notas" e passarem a 2000, e a 5000 e a 10000, voces nada podem fazer e ficam com uma fatia cada vez mais pequena do bolo.

https://tradingeconomics.com/euro-area/money-supply-m2

Bitcoin não são assim notas impressas em casa. É uma moeda digital que pelo seu limite a 21 milhões de unidades permite que, tendo uma determinada %, essa seja constante e não dependente da boa vontade politica em manter esse valor e não de imprimir mais uma carrada para gastos publicos.

No final de contas vejo isto como apenas mais um tema na ja longa lista de disputas geracionais em que ninguém vai convencer ninguém. Parte de cada um, das convições de cada um e na confiança que cada um tem no sistema como ele está atualmente. Apenas me surpreende dado que deveriam ser as gerações mais velhas, por terem vivido isso, a reconhecer os perigos de inflação e a valorizar pelo menos em teoria algo que resolve isso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1123
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Bitcoin

por NirSup » 30/6/2021 20:52

Do Nada ao Tudo

Deus do nada criou o mundo. O homem uma moeda.
Mas como se pode chegar do nada a alguma coisa, se o nada não é coisa alguma?
:wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Bitcoin

por ricardmag » 30/6/2021 20:45

Pastores e carneiros há muitos e para todos os gostos.
Só falta saber quem é o carneirinho de quem ... :lol:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin

por PC05 » 30/6/2021 20:36

ricardmag Escreveu:
PC05 Escreveu:The Bit Short: Inside Crypto’s Doomsday Machine




Apenas um pastor a alimentar um ponzi para garantir o seu......
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Bitcoin

por ricardmag » 30/6/2021 20:18

PC05 Escreveu:The Bit Short: Inside Crypto’s Doomsday Machine


"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin

por ricardmag » 30/6/2021 20:16

manuelfaf Escreveu:Boa tarde, sem querer ofender ninguém, continuo sem entender a bitcoin e outras criptomoedas, continuo a considerar como sendo moedas feitas em casa. Algumas têm um limite de "impressão", muito bem. Mas se eu imprimir uma nova "moeda" na minha impressora e limitar a mesma a 1000 notas, que o governo não toca, que não têm inflação, etc, etc, qual a razão para darem valor a essa nova moeda que eu criei? É que nem historicamente tem nenhum ativo físico como contraparte. E é o que acontece com as criptomoedas, mesmo com a possibilidade de serem finitas, não têm qualquer contraparte, simplesmente aparecem. e pede-se dinheiro tradicional em troca. Ironicamente, o melhor seria existirem 7,8 mil milhões de criptomoedas, cada um faz a sua em casa e utiliza como moeda de troca. Criar moedas caseiras e dizer que são valiosas, não é a minha praia, não entendo a sua contraparte, não entendo o seu valor (a não ser que, se alguém paga, tem esse valor nesse momento).
Cumprimentos e bons negócios.


Grosso modo é a procura e oferta e a confiança que as pessoas lhe atribuem.

Vê este vídeo que explica mais detalhadamente e de uma forma simples o valor da bitcoin.

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin

por PC05 » 30/6/2021 20:11

De que lado está o lixo? para mim cryptocurrency=lixo!

The Bit Short: Inside Crypto’s Doomsday Machine

https://crypto-anonymous-2021.medium.co ... dcf78a64d3
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Bitcoin

por MarcoAntonio » 30/6/2021 20:08

Gerar criptomoedas não é equivalente/semelhante a imprimir notas em casa. Podemos discutir o racional (por exemplo, o problema dos custos energéticos) mas comparar a imprimir notas em casa não faz sentido por uma série de razões. Não é a mesma coisa nem pouco mais ou menos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38362
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Bitcoin

por manuelfaf » 30/6/2021 19:54

Boa tarde, sem querer ofender ninguém, continuo sem entender a bitcoin e outras criptomoedas, continuo a considerar como sendo moedas feitas em casa. Algumas têm um limite de "impressão", muito bem. Mas se eu imprimir uma nova "moeda" na minha impressora e limitar a mesma a 1000 notas, que o governo não toca, que não têm inflação, etc, etc, qual a razão para darem valor a essa nova moeda que eu criei? É que nem historicamente tem nenhum ativo físico como contraparte. E é o que acontece com as criptomoedas, mesmo com a possibilidade de serem finitas, não têm qualquer contraparte, simplesmente aparecem. e pede-se dinheiro tradicional em troca. Ironicamente, o melhor seria existirem 7,8 mil milhões de criptomoedas, cada um faz a sua em casa e utiliza como moeda de troca. Criar moedas caseiras e dizer que são valiosas, não é a minha praia, não entendo a sua contraparte, não entendo o seu valor (a não ser que, se alguém paga, tem esse valor nesse momento).
Cumprimentos e bons negócios.
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Bitcoin

por MarcoAntonio » 30/6/2021 18:43

MPCapital Escreveu:De qual Nassim Taleb é que está a falar? Do que escreveu o prefácio do "The Bitcoin Standard: The Decentralized Alternative to Central Banking", e elogiou BTC: "an excellent idea. It fulfills the needs of the complex system … because it has no owner, no authority that can decide on its fate. It is owned by the crowd, its users. And it now has a track record of several years, enough for it to be an animal in its own righ"


O prefácio não termina aí, na verdade, termina assim:

Finally, Bitcoin will go through hiccups. It may fail, but then it will be easily reinvented as we now know how it works. In its present state, it may not be convenient for transactions, not good enough to buy your decaffeinated espresso macchiato at your local virtue-signaling coffee chain. It may be too volatile to be a currency for now. But it is the first organic currency.

But its mere existence is an insurance policy that will remind governments that the last object the establishment could control, namely, the currency, is no longer their monopoly. This gives us, the crowd, an insurance policy against an Orwellian future.

O que ele está a "elogiar" nesse prefácio, é a mudança de paradigma e não o estado actual das criptomoedas. É um pouco mais nuanced do que o teu post poderá deixar entender...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38362
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Bitcoin

por ricardmag » 30/6/2021 18:25

p3droPT Escreveu:Nem 8 nem 80.
:clap:

As baleias devem andar loucas ...

$22.1 Billion Hedge Fund Point72 Hiring "Head of Crypto"
Point72 Asset Management, the hedge fund founded by billionaire Steven Cohen, is searching for a “head of crypto,” according to a report by The Street that cites people with knowledge of the matter.

https://u.today/221-billion-hedge-fund-point72-hiring-head-of-crypto

Payments Giant NCR Bringing Bitcoin Trading to 650 U.S. Banks and Their 24 Million Customers
Payments giant NCR and New York Digital Investment Group (NYDIG) are collaborating to allow 650 U.S.banks to offer bitcoin trading to their 24 million customers through their mobile applications.

https://news.bitcoin.com/ncr-bitcoin-trading-650-us-banks-24-million-customers/
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Bitcoin

por MVP » 30/6/2021 18:16

Zuckerman Escreveu:
MPCapital Escreveu:
Lixo, o conteúdo partilhado é lixo, já não há paciência para desmontar o disparate, quem tiver interesse pode ler o desmontar dos disparates neste fórum, neste e noutros tópicos relacionados, para além de conteúdo infinito na internet.


Se não vai ao encontro dos nossos interesses é lixo, é uma grande mentira e um grande disparate.

Pessoalmente sou muito cético em relação às criptomoedas, mas há gente bem mais inteligente do que eu com bons argumentos a favor e contra.
Procuro ouvir os dois lados, apenas por curiosidade e sem interesse em investir (ou especular), mas a verdade é que, na minha perspetiva, os argumentos contra as novas moedas digitais são bem mais consistentes.
Recentemente, num paper muito polémico, o Nassin Taleb, que de burro e idiota não tem nada, diz que há grandes probabilidades de a bitcoin valer 0. Mas vale o que vale...
Boa sorte a quem está dentro


Eu até estou curto desde ontem em Bitcoin, por isso não é uma questão de interesses e é uma pena achar-se que é meramente uma questão de interesses. Aliás até acho que Bitcoin vai bem mais abaixo, mas vale o que vale.

No entanto, tal como referido por outro forista, a resistencia a criptomoedas e sua possivel aplicabilidade tem sido questionada e debatida ao ponto do achincalhe e é esse o meu ponto. Muitos dos tais gurus que dizem que vale zero não apresentam argumentos alem do "valor intrinseco", mas esse argumento de pouco vale a partir do momento que um banco central imprime o que quiser das mesmas notas que eu trabalhei para ganhar. Qual é o valor intrinseco também? No caso de muitos desses gurus, banqueiros e governos, aí tens razão, se não vai ao encontro do interesse deles é lixo.

Claro que grande parte das subidas foram especulativas por FOMO de muitos investidores mais jovens. Não quer isso dizer que muitos projetos não possam ser verdadeiramente disruptivos (Existem cerca de 10k criptomoedas atualmente) e que não exista verdadeiro valor no ecossistema de crypto. Nem 8 nem 80.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1123
Registado: 27/6/2010 23:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caldeirum, Ferreiratrade e 218 visitantes