Indicadores Técnicos como base de decisão?
LTCM Escreveu:
Nada porque o John Murphy nunca na vida negociou, porque tenho grandes reservas sobre o tipo de AT que ele vende e porque livros como o dele existem às dezenas.
Mas tu, ainda que uses AF, presumo que usarás algum tipo de timing na entrada.
Não te socorres da AT para isso ? E se sim, que tipo de AT ? Que livro(s) é que consideras ilustram esse timing que usas ?
(lembro-me que há um outro tópico onde tu fizeste referencia a isso mas estou farto de procurar e não encontro - até fazias referencia a 2 ou 3 nomes da 'nova AT' ou algo assim).
AutoMech Escreveu: Eu tenho o trading systems & methods. Conheces as duas versões ? Se sim, há alguma coisa de novo que valha a pena ? (Já agora o Kaufman transacciona ?)
Só tenho o NEW.
O Kaufman é capaz de ter alguma experiência em trading
AutoMech Escreveu:Porque não vale mesmo nada ou porque não reconheces qualquer validade à AT ?
Nada porque o John Murphy nunca na vida negociou, porque tenho grandes reservas sobre o tipo de AT que ele vende e porque livros como o dele existem às dezenas.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
The “crowd” or major market participants that have the ability to move these markets are monitoring these levels in order to assess the possibility of price turning or following through
By using support and resistance levels we monitor that which everyone can see, exploiting opportunity in order flows based on underlying crowd psychology, underpinned by these events.
http://www.nobrainertrades.com/2010/12/ ... nical.html
Análise técnica, análise fundamental, sentimento e psicologia de mercado são, do meu ponto de vista, condições essenciais na formação de um trader.
No entanto, tão ou mais importante são as regras de money management, que eu resumiria da seguinte forma:
- arriscar uma percentagem máxima fixa do capital disponível em cada momento (p.e.2%)
- quando estamos certos aumentar a posição (sempre controlando o risco) e reduzi-la quando estamos errados.
cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
canguru Escreveu:AutoMech Escreveu:LTCM Escreveu:Naturalmente não estou à espera que acreditem em mim.
O problema não é acreditar. O problema é perceber. Tu andas muitas derivadas à frente.
Há mais do que uma maneira de ter sucesso em bolsa.![]()
Há quem faça excelente timming the market, um belÍssimo stock picking e outros (como o LTCM) que estão mais focados num exímio asset mix.
Sem dúvida Canguru. A questão é que eu, à semelhança de muita gente, comecei pela parte de sistemas e gráficos (e não me queixo) mas nunca juntei ao "portfólio de conhecimentos" a parte fundamental.
Ando agora a interessar-me e vou aproveitando os posts do LTCM. Mas não é fácil porque toca em muita coisa (sobretudo estatística) a que há 20 anos atrás não dei a devida atenção...

AutoMech Escreveu:LTCM Escreveu:Naturalmente não estou à espera que acreditem em mim.
O problema não é acreditar. O problema é perceber. Tu andas muitas derivadas à frente.
Há mais do que uma maneira de ter sucesso em bolsa.

Há quem faça excelente timming the market, um belÍssimo stock picking e outros (como o LTCM) que estão mais focados num exímio asset mix.
LTCM Escreveu:New Trading Systems and Methods (Wiley Trading)
Perry J. Kaufman
Eu tenho o trading systems & methods. Conheces as duas versões ? Se sim, há alguma coisa de novo que valha a pena ? (Já agora o Kaufman transacciona ?)
LTCM Escreveu:
Descidas abruptas implicam aumentos da volatilidade, um aumento da volatilidade implica, no meu caso, um maior número de sessões nos indicadores e um consequente aumento da amplitude dos stops.
Hummmm.... vou ter de pensar nisto porque não é intuitivo. Depois chateio-te.
LTCM Escreveu:Naturalmente não estou à espera que acreditem em mim.

AutoMech Escreveu:LTCM Escreveu:[
Não vejo nenhuma vantagem em contrariar uma tendência secular de subida;
Mesmo vendo tendências de descida que duram vários anos ? Cada um tem o seu método mas não é um contra senso não aproveitar ?LTCM Escreveu:Ter de usar indicadores com períodos superiores e cujos respectivos stops ficam a distâncias muito grandes.
Mas sendo as quedas, não raras vezes, mais violentas não é ao contrário (indicadores com menos períodos) ?
Estar curto é mais difícil e menos rentável. Portanto eu opto por estar longo ou fora.
Claro que o perfil do investidor não é indiferente à estratégia que se vai utilizar, no meu caso existe um desconforto ao fazer operações curtas.
Descidas abruptas implicam aumentos da volatilidade, um aumento da volatilidade implica, no meu caso, um maior número de sessões nos indicadores e um consequente aumento da amplitude dos stops.
Para resistir durante décadas no mercado, para a generalidade dos investidores /traders, não shortar é um “edge”.
Naturalmente não estou à espera que acreditem em mim.

LTCM Escreveu:[
Mesmo vendo tendências de descida que duram vários anos ? Cada um tem o seu método mas não é um contra senso não aproveitar ?
LTCM Escreveu:Ter de usar indicadores com períodos superiores e cujos respectivos stops ficam a distâncias muito grandes.
Mas sendo as quedas, não raras vezes, mais violentas não é ao contrário (indicadores com menos períodos) ?
ETranquilo Escreveu:o "Technical Analysis of the Financial Markets: A Comprehensive Guide to Trading Methods and Applications" do John Murphy valerá a pena? (este não comprei)
IMHO Não vale nada. Zero.
ETranquilo Escreveu:
O que procuro é um bom livro (tipo bíblia) que aborde: trading systems, technical analysis, position sizing/money management/asset management, risk
reward ratio management, entry and exit strategies, ...).
Se puderes ajudar ...
New Trading Systems and Methods (Wiley Trading)
Perry J. Kaufman
The Elements of Successful Trading: Developing Your Comprehensive Strategy Through Psychology, Money Management, and Trading Methods
Robert P. Rotella
LTCM Escreveu:ETranquilo Escreveu:Tiago,
Isso eu ainda percebi, julguei que a resposta fosse mais especifica ...
Bom, uma coisa mais concreta:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... osing+bell
É o resumo de um dos melhores livros sobre trading, com entrevistas a gente que efetivamente negoceia. Traders de topo.
LTCM,
Obrigado, era coisa deste calibre que procurava, mas 'infelizmente' este já o tenho em cima da mesa para ler muito em breve.
o "Technical Analysis of the Financial Markets: A Comprehensive Guide to Trading Methods and Applications" do John Murphy valerá a pena? (este não comprei)
O que procuro é um bom livro (tipo bíblia) que aborde: trading systems, technical analysis, position sizing/money management/asset management, risk
reward ratio management, entry and exit strategies, ...).
Se puderes ajudar ...
A Bolsa ou a Vida ? A Vida porque a Bolsa faz-me falta.
AutoMech Escreveu: Qual a razão para a ausência de shorts no sistema que segue tendências ?
O potencial de ganhos de um “short” é limitado;
As perdas derivadas de um “short” podem ser ilimitadas;
Ter de usar indicadores com períodos superiores e cujos respectivos stops ficam a distâncias muito grandes.
(…)
T1ag0 Escreveu:LTCM Escreveu:ETranquilo Escreveu:Tiago,
É o resumo de um dos melhores livros sobre trading, com entrevistas a gente que efetivamente negoceia. Traders de topo.
LTCM és um investidor que toma as suas decisões maioritariamente pelos fundamentais ou aspecto técnico?
De forma sumária, existem vários detalhes que não vale a pena introduzir, vou tentar dar uma ideia daquilo que utilizo na gestão da Carteira, não quero que pense que tenho mau feitio – Já basta o Ulisses a dar-me nas orelhas.
A carteira está dividida em 3 partes.
Parte Maioritária: Capital alocado por percentagens a diferentes classes de activos (Acções, Obrigações, Imobiliário e matérias-primas;
Cada classe de activos está dividida em subclasses por exemplo: Acções, mercados emergentes, grandes, pequenas, valor, crescimento;
A escolha da subclasse e das subsubclasses é feita de acordo com um ranking de momentum ajustado pela volatilidade
De acordo com a fórmula de alocação no final de cada período, 3/6/12/18 meses, conforme as valorizações e desvalorizações, volta-se a alocar o capital nas percentagens adequadas ao perfil de risco estabelecido.
Parte secundária: Capital alocado a um sistema seguidor de tendências, que não compra os fundos nem vende os topos, procura apenas apanhar uma parte da tendência dominante, nunca entra em posições curtas, e nada o impede de baixar os preços médios.
Parte residual (5%): (Overlay) Parte insignificante do capital para operações de muito curto prazo, de minutos a 2 dias, contra a tendência dominante no pressuposto que os desvios (grandes e velozes), retornam sempre há sua média de longo prazo, é uma estratégia de apanhador de facas aguçadas.
E isto é o GTAA; para os pequeninos.
Nota: A carteira perde num Bull Market para o Benchmark, mas cai muito menos no Bear market, com uma redução significativa do risco e consequente preservação do capital.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... y&start=25
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=overlay
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=overlay
Eu acho que é muito difícil negociar em daytrade com base em indicadores, pois são muito mais propícios a erros do que se forem usados para médio-longo prazo, mas mesmo assim tenho estado a aprender com as análises do zecatreca, Bull Bull e não só ao S&P500.
- Registado: 30/8/2007 19:05
LTCM Escreveu:ETranquilo Escreveu:Tiago,
LTCM és um investidor que toma as suas decisões maioritariamente pelos fundamentais ou aspecto técnico?
- Registado: 29/3/2010 17:06
ETranquilo Escreveu:Tiago,

rsacramento Escreveu:Redvil Escreveu:
No entanto, essa AT parece funcionar. Por funcionar é que as pessoas a seguem. E ao seguirem estão a fortalecer e influenciar essa mesma AT. Parece a história do ovo e da galinha.
não te esqueças que as pessoas são os pequenos investidores, os quais não têm força para fazer mover o mercado
Boa.
Faz sentido...
1 ab
Redvil Escreveu:
No entanto, essa AT parece funcionar. Por funcionar é que as pessoas a seguem. E ao seguirem estão a fortalecer e influenciar essa mesma AT. Parece a história do ovo e da galinha.
não te esqueças que as pessoas são os pequenos investidores, os quais não têm força para fazer mover o mercado

canguru Escreveu:Redvil Escreveu:Este post vai provavelmente para o album das bujardas, mas aqui vai:
Se muita gente analisar as acções de modo semelhante, utilizando suportes e resistências e identificando-os(as) nos(nas) mesmos valores, esse comportamento não levaria as as acções a subir nos suportes e descer nas resistências?
Se por um lado, isso daria razão à leitura técnica, a verdade é que empresa "valeria" (produzir, ter rentabilidade) o mesmo que antes desses movimentos.
Palavra de maçarico...
Repara que nem todos os players podem entrar ou vender posições da mesma maneira que um pequeno investidor.
O que pretendo dizer é que, em termos puristas, me parece ilógico o comportamento das resistências e suportes. O que deveria representar o valor da acção seria a "qualidade" de empresa (rendibilidade, potencial etc).
Assim como me mete muita confusão estas subidas e descidas de, por exemplo, acções como a ALTRI e ZON num espaço tão curto de tempo, sendo as empresas as mesmas durante esse período.
Em último caso é a oferta e procura a funcionar...
Como dizia, com piada, alguém que já proscrito - há os dos jatinhos particulares e há os patinhos.
Já estou com a cabeça a andar à roda...
Redvil Escreveu:Este post vai provavelmente para o album das bujardas, mas aqui vai:
Se muita gente analisar as acções de modo semelhante, utilizando suportes e resistências e identificando-os(as) nos(nas) mesmos valores, esse comportamento não levaria as as acções a subir nos suportes e descer nas resistências?
Se por um lado, isso daria razão à leitura técnica, a verdade é que empresa "valeria" (produzir, ter rentabilidade) o mesmo que antes desses movimentos.
Palavra de maçarico...
Repara que nem todos os players podem entrar ou vender posições da mesma maneira que um pequeno investidor.
Redvil, é verdade que, muitas vezes, a AT acaba por ser uma "self-fulfilling prophecy" pois, nos suportes e resistências mais evidentes, acabam por aparecer compradores/vendedores. O problema é que, quando isso acontece apenas devido a esse fenómeno o movimento é tão curto que acaba por quase não render e acaba depois por ser contrariado.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Redvil Escreveu:Este post vai provavelmente para o album das bujardas, mas aqui vai:
Palavra de maçarico...
Penso que por isso mesmo é que a os padrões técnicos existem.
Muitos investidores tomam a mesma decisão perante um conjunto de indicadores ou padrões gráficos.
É quase como o código da estrada mas na bolsa hà mais "acidentes" uns positivos, outros negativos resultando num processo de soma nula, sendo que os maiores volumes de capital normalmente magnetizam o capital dos pequenos investidores.
- Registado: 29/11/2007 11:02
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google Adsense [Bot], HFCA, iniciado1, karaya75, latbal, m-m, malakas, Manchini888, nickforum, OCTAMA, peterteam2, PXYC, trilhos2006, yggy e 183 visitantes