Crustas, vou ser algo directo: eu acho curioso que te mostres de "pé-atrás" em relação à iniciativa e "desconfies" de como funciona e contudo nota-se perfeitamente no teu post que tu não fizeste nenhuma pesquisa relevante para descobrir mais sobre a mesma.
O Arredonda
não é uma iniciativa da Worten.
O Arredonda é um projecto e marca registada da Associação Link e a Worten é uma empresa/marca que se
associou ao projecto (a primeira a fazê-lo).
Como ele funciona ao certo, se pesquisares encontrarás alguma informação, entrevistas/reportagens a explicar, etc. Tens aqui um exemplo mas há mais:
http://www.rhonline.pt/Listagens/Defaul ... IDI=&IDM=4
Reportagens:
http://www.associacaolink.pt/Detail.asp ... parentId=2
Aqui fica tb alguma info sobre a acção em 2009 e para onde foi o dinheiro:
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL
Arredonda
“Este Natal, para ajudar basta arredondar” é o lema do projecto Arredonda, que esteve em vigor de 23 de Novembro a 30 de Dezembro de 2009, em todas as lojas Worten.
Com mais de 750 mil arredondamentos feitos pelos clientes, num total de 265 mil euros, o Arredonda cumpriu os seus objectivos, oferecendo nove carrinhas à Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental.
Com uma mecânica bastante simples, em que bastava ao cliente arredondar o preço dos artigos que comprava numa loja Worten, o projecto Arredonda tem, na sua génese, uma vertente de responsabilidade social, à qual a Worten não pôde ficar indiferente.
A Worten foi, pois, a primeira marca a promover o Arredonda em Portugal, através do qual conseguiu, através da Humanitas, atenuar as carências de várias instituições que dão apoio às pessoas com deficiência mental.
Assim sendo, foram oferecidas, ao todo, nove carrinhas adaptadas, às seguintes instituições:
• CEDEMA – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Mentais Adultos (Lisboa)
• APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Braga
• APPACDM, Santarém
• APPACDM, Lisboa
• APPACDM, Porto
• IRIS – Instituto de Reabilitação e Integração Social, Braga
• APPACDM, Sabrosa
• APPACDM, Mirandela
• MADI – Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual, Vila do Conde
Sobre como funciona a nível contabilistico, pessoalmente não faço ideia mas de certa forma é curioso também porque eu até acho que é aconselhável que se consiga tirar algum proveito fiscal/contabilistico de desenvolver a iniciativa (que, naturalmente, deverá ser sempre marginal). O que é contra-producente e não tem interesse nenhum é ocorrer o oposto pois só fará com que as empresas se retraiam a aderir à iniciativa...