FMI apela a solução mais abrangente para o Euro

FMI apela a solução mais abrangente para o Euro
07 Dezembro 2010 | 18:30
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt
Dominique Strauss-Kahn apelou hoje aos líderes europeus para chegaram a uma solução mais abrangente para combater a crise da Zona Euro, sublinhando que a resposta dos responsáveis europeus tem sido "fragmentada" e não adequada.
Citado pelo Finantial Times, o secretário-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma não acreditar que o Euro esteja em risco. No entanto, alerta, tem que haver um “plano mais abrangente” para restabelecer as Finanças da região e acalmar os receios dos investidores.
“A Zona Euro tem que providenciar uma solução mais abrangente para os seus problemas”, afirmou hoje o responsável em Atenas onde se encontrou com os responsáveis gregos para rever os seus esforços de reestruturação económica.
Strauss-Kahn acrescentou que “a abordagem fragmentada de um país depois do outro, não é uma boa” solução.
Os ministros das Finanças da Zona Euro, ontem reunidos, não tomaram qualquer nova decisão , tendo aproveitado para reforçar o apoio às políticas orçamentais seguidas por Portugal, que apresentam "progressos consideráveis".
Os ministros das Finanças da Zona Euro discutiram a possibilidade de aumentar o valor do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), bem como a proposta de Itália e do Luxemburgo de a Zona Euro criar uma agência para emitir dívida conjunta para os países do euro.
A possibilidade de alargar o Fundo Europeu de Estabilização Financeira foi proposta pelo FMI.
Finalmente alguém com um excelente discurso, coerente a ajuizado.