Angela Merkel ameaçou que a Alemanha pode sair do euro, durante um jantar de uma cimeira da União Europeia a 28 de Outubro. Segundo o jornal 'The Guardian', a chanceler alemã terá ameaçado abandonar a moeda única durante uma discussão com o primeiro-ministro grego, George Papandreou.
Na cimeira em Bruxelas dominada pela crise do euro e o debate sobre o resgate da Irlanda, Merkel envolveu-se numa discussão com o primeiro-ministro grego, de acordo com os participantes do jantar.
O principal objectivo de Merkel era conseguir um acordo sobre a reabertura do Tratado de Lisboa a fim de estabelecer um sistema permanente de financiamento de fundo de salvamento e perdas de investidores para lidar com a crise da Grécia e Irlanda que estavam a ameaçar Portugal e Espanha. Os países que fossem socorridos perderiam o direito de voto nos conselhos da União Europeia.
Esta proposta levou Papandreou a acusar Merkel de apresentar propostas anti-democráticas. Merkel retorquiu que “se este é o tipo de clube em que o euro se está a tornar, talvez a Alemanha deva sair”
O porta-voz da chanceler, Steffen Seibert, afirmou esta sexta-feira não ser plausível. A chanceler vê o euro como uma parte central do projecto europeu, quer segurar e defendê-lo e o governo não está a pensar abandoná-lo”, acrescentando que “a Alemanha está incondicionalmente” comprometida com o euro.
Fonte:
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... ir-do-euro