mais_um Escreveu:Só na tua cabeça, ninguém está a comparar divida em função do pib, mas sim a evolução da divida em valores absolutos, foi isso que foi pedido, foi isso que foi comentado pela 1ª vez pelo Krupper, não a evolução da divida em função do PIB.
Se ninguém está a comparar, devia...
Nem o valor do dinheiro é o mesmo nem a capacidade para pagar é a mesma se ignoramos a inflação (que também está relacionada com a taxa de juros) e o PIB (que está relacionado com a receita, nomeadamente via impostos).
É enganador olhar para valores absolutos, isso sim. Ainda para mais em prazos tão alargados como décadas (se ainda estivessemos a falar de um ano para o outro e com taxas de juros baixas e inflação baixas).
mais_um Escreveu:Independentemente do valor do PIB, o Estado português deve aquele dinheiro e aquela divida foi feita pelo Estado e tem que pagar os juros, independentemente do PIB.
O valor que o Estado deve hoje é o valor que o Estado deve hoje.
O valor que o Estado devia no passado era o valor que o Estado devia no passado.
Para os
comparares entre si (ou mesmo taxas de crescimento) e teres qualquer tipo de leitura com singificado, terás que entrar com outros dados pois o valor absoluto só por si não nos diz nada. Qual é a taxa de juro em cada período, a inflação ou a capacidade de reunir receita (da economia) para pagar a dívida e/ou os juros?
Mais_um Escreveu:O teu grafico está correcto para quem quiser analisar a divida em função do PIB, algo que não estava a ser analisado ou discutido no topico até tu apareceres e misturares alhos com bugalhos.
Eu não misturei coisíssima nenhuma.
Eu clarifiquei o que é que os números significavam nas respectivas conjunturas (em traços muito gerais) e introduzi um valor que tem significado. O valor nominal absoluto, desprovido de tudo o resto, não nos serve de nada. Basicamente, não tem significado nenhum porque, desprovido de tudo o resto, nem temos a verdadeira noção da sua grandeza, do que é que ele realmente representa para o país
à data.
Como disse, se mais atrás no tópico ainda ninguém tinha feito o que eu fiz, devia...