
Fenicio Escreveu:Reparei em 2 pontos citados pelo Ulisses neste texto e com os quais concordo a 100%:
1. A prática de se comprar acções a pensar única e exclusivamente no dividendo (a correcção na primeira sessão ex-dividendo acaba quase sempre por anular qualquer ganho);
2. Comprar acções em queda com o objectivo de se baixar o preço médio, ou a famosa e perigosa prática de se tentar apanhar facas em queda livre (3/4 do caminho andado em direcção à bancarrota).
Sobre o segundo ponto, acho que vale a pena comentar o facto de existirem muitos investidores que a praticam com algum sucesso, mas é importante salientar que na sua maioria tratam-se de investidores de topo, com muitos anos de experiência e que sabem exactamente aquilo que estão a fazer.
Há uma grande diferença entre estes 2 cenários:
1. comprar uma acção numa má altura em decorrência de uma má análise, mantê-la com unhas e dentes e comprá-la cada vez mais barato para diminuir o preço médio da aquisição;
2. comprar uma acção a um preço abaixo do "preço justo" (os métodos para a definição do "preço justo" variam enormemente de investidor para investidor, mas considero os métodos do Buffet bastante coerentes e relativamente fáceis de serem percebidos e seguidos) e, se mesmo assim ela continuar a cair, continuar a comprá-la pois o investidor tem a certeza de que o preço actual desta acção está abaixo do seu real valor e que mais tarde ou mais cedo ela voltará a subir.
O primeiro cenário é a desgraça de qualquer investidor, seja ele grande ou pequeno. O segundo cenário, se seguido com coerência, responsabilidade e disciplina, pode levar a grandes ganhos no longo prazo.