Vantagens do Leasing Imobiliário vs. Crédito Habitação
- Ausência de imposto de selo sobre abertura de crédito (0,6% do montante do empréstimo) e juros (4% sobre os juros) o que num empréstimo de 100 mil euros representa 600 euros inicialmente e cerca de 7 euros/mês.
- Como a propriedade do imóvel é do Banco, a execução em caso de incumprimento é mais fácil, pelo que é natural que o Banco esteja disposto a conceder condições um pouco mais vantajosas, nomeadamente ao nível da percentagem máxima de financiamento que actualmente no crédito habitação só chega a 100% em casos excepcionais e no leasing imobiliário é mais frequente.
- Possibilidade
teórica de inclusão do IMT e despesas de escritura no montante financiar, ou seja, possibilidade de financiamento superior a 100%.
Desvantagens do Leasing Imobiliário vs. Crédito Habitação
- Impossibilidade de solicitar a isenção de IMI durante os primeiros anos no caso de imóveis para habitação própria e permanente.
- Em caso de incumprimento por parte do Cliente a execução do contrato é muito mais fácil e rápida da parte do Banco.
- Em caso de incumprimento e execução, ao contrário do Crédito à Habitação, os bancos não estão obrigados a devolver ao cliente o remanescente do produto da venda do imóvel, após a dedução dos montantes em dívida e encargos com a execução. Ou seja, perde-se o home equity.
Se desejar pode consultar aqui as ofertas actuais no
Crédito Habitação