Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Irlanda está a negociar pedido de ajuda a Bruxelas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Berlim pressiona Irlanda a pedir resgate até terça-feira

por PMACS » 14/11/2010 19:38

A Alemanha quer que a Irlanda peça ajuda à União Europeia (UE) e ao FMI antes da reunião do Eurogrupo de 16 de Novembro.

É que o Governo alemão pretende acalmar os mercados e, ao mesmo tempo, ver aprovada a sua proposta de colocar os detentores de dívida pública a partilharem os custos de um eventual resgate financeiro a países do euro, no âmbito do mecanismo permanente de auxílio financeiro aos Estados-membros da região, cujo projecto deverá estar concluído até meados de Dezembro, explicou um responsável germânico, citado pela Bloomberg.

A proposta do Governo alemão, que esteve na agenda do último Conselho Europeu, no final de Outubro, não é consensual entre os líderes europeus. Merkel chegou mesmo a entrar em choque, em público, com o presidente do Banco Central Europeu. Jean-Claude Trichet considera que a proposta alemã pode afastar os investidores do mercado da dívida europeia, em especial dos países periféricos. E os factos dão-lhe razão. É que desde que foi conhecida a proposta germânica, apoiada também pela França, os juros da dívida pública a 10 anos da Irlanda e de Portugal iniciaram uma escalada, batendo máximos sucessivos.

"Um pedido de ajuda irlandês iria tirar pressão à discussão do mecanismo [permanente de auxílio financeiro aos países da zona euro] neste momento", afirmou Carsten Brzeski, economista sénior do ING. "Mas logo que isso esteja decidido iremos apenas ter uma nova especulação sobre o que significa para todos os países que usem o fundo até 2013", acrescentou.

Apesar da pressão de Berlim para que a Irlanda peça acesso ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), o ministro das Finanças irlandês, Brian Lenihan, garantiu hoje ao ‘Sunday Times' que irá resistir a qualquer esforço na reunião dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) para que o Tigre Celta recorra a ajuda externa.

UE e FMI prontos para socorrer a Irlanda

O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, referiu na sexta-feira que "se a Irlanda precisar de ajuda, será ajudada", mas descartou que o país já tenha solicitado auxílio, numa retórica a fazer lembrar as semanas que antecederam o resgate grego.

Na mesma linha, o director-geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn, afirmou ontem, no Japão, que a instituição não recebeu qualquer pedido de resgate, mostrando-se igualmente disponível para ajudar o Governo de Dublin caso este venha a solicitar apoio financeiro.

A intensificação dos rumores sobre a necessidade de a Irlanda recorrer a ajuda externa surgiu na sexta-feira, depois de a Reuters ter noticiado, citando duas fontes, que "as conversações estão a decorrer e o dinheiro do FEEF será usado". Respondeu a Irlanda: "Especulações".

Também a BBC garantiu este sábado que a Irlanda está em "conversações preliminares" com funcionários da UE para preparar uma eventual operação de resgate. As negociações foram, contudo, desmentidas à televisão britânica pelo porta-voz da embaixada da Irlanda em Londres. "Confirmei junto do Ministério das Finanças que não há conversações para solicitar uma ajuda de emergência com fundos da União Europeia", disse.

Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/berli ... 04289.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1045
Registado: 30/9/2009 12:27
Localização: Savana Alentejana

Irlanda está a negociar pedido de ajuda a Bruxelas

por PMACS » 12/11/2010 17:26

A agência Reuters está a avançar que já decorrem conversações para que seja accionado um mecanismo de ajuda a Dublin.

Confrontado com esta notícia, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, afirmou não haver "até agora" um pedido oficial de ajuda da parte de Dublin, garantindo contudo que "se a Irlanda precisa de ajuda, será ajudada".

A notícia avançada pela Reuters tem por base duas fontes anónimas de Bruxelas. "Decorrem conversações e o dinheiro do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira será usado. Não haverá ‘haircuts' nem reestruturação [da dívida] de qualquer tipo", avançou uma das fontes. "É muito provável que a Irlanda accione o programa", acrescentou.

No mesmo sentido, outra fonte de Bruxelas citada pela agência avançou que "estão em curso negociações entre Irlanda e a UE para que o Fundo Europeu seja accionado num montante não especificado".

O eventual recurso à Irlanda ao mecanismo de ajuda europeu criado para salvar a Grécia estava, desde os últimos dias, a ser antecipado pelo mercado, já que os juros da dívida pública do país a 10 anos subiram abruptamente para valores próximos de 9%. A esse nível, sublinharam vários operadores, seria impossível a Irlanda financiar-se no mercado em 2011 sem a almofada de Bruxelas e do FMI.

Na reacção, os juros cobrados pelos investidores para comprarem obrigações irlandesas a 10 anos desciam mais de 70 pontos base para cotar em 7,937%. Nas maturidades mais curtas a descida é ainda mais expressiva: as ‘yields' dos títulos a dois anos afundam 120 pontos base para 6,48%. Parte deste ‘alívio' é no entanto justificado pela clarificação por parte do G20 que o plano franco-alemão - que prevê a responsabilização dos credores em caso de incumprimento -, só entrará em vigor a partir de 2013.

Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/reute ... 04211.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1045
Registado: 30/9/2009 12:27
Localização: Savana Alentejana


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Luzemburg, malakas, MR32, navaldoc, OCTAMA, Olhar Leonino, PMP69, Shimazaki_2, silva_39 e 191 visitantes