Primvs Escreveu:Fenicio Escreveu:Primvs Escreveu:Fenicio Escreveu:Primvs Escreveu:Se achas que ter duvidas da veracidade dessa pratica na China é despropositado...nao posso dizer mais nada.
So me lembro do ditado "Nem tudo o que luz é ouro...!"
Não confundas as coisas, Primus. O que eu achei despropositado foi o teu comentário à uma notícia publicada hoje na comunicação social.
O teu comentário deu a entender que aquele era um caso isolado, talvez até mesmo uma situação de perseguição política pontual. Portanto, para refutar o teu comentário, limitei-me a citar uma série de outras notícias, divulgadas ao longo dos últimos anos, na tentativa de demonstrar que não se tratava de um caso único e isolado, mas sim de uma prática comum na China e que vem se intensificando nos últimos anos, a saber: o combate violento e tremendamente opressivo à corrupção.
Limitei-me a citar fontes e factos, mas estás a desmentí-los ao dizer que é impossível averiguar com exactidão o que se passa na China. Ora, se é assim, como é que podes dizer que não é verdade?
1-nem tudo o que vem na comunicação social é corecto ou é verdade
2-Os chineses podem sistematicamente tomar essas atitudes.Nao disse que nao aconteciam
3-O que eu ponho em causa (e posso po-lo) é se esses julgamentos sao intrinsecamente consubstanciados em situações veridicas e nao serem fachadas para outro tipo de situaçoes
4-a china tem 1 biliao de pessoas. De certeza que haverá vários casos de corrupçao que serão e outros que não serão.
5-Tens formas de saber que os julgamentos nao sao fachadas para outras situações?Nao posso ter duvidas?
AInda mais de um pais e regime politico que tem presos politicos?
O Sá Carneiro morreu num acidente de avião. Tanto posso ter dúvidas que foi assasinado, como posso ter dúvidas que tenha sido um acidente.
Esses julgamentos chineses podem até ser reais e andarem numa caça lixada ao homem que mete ao bolso, mas isso não é matemática. Não é 1+1=2!
Se calhar as "bruxas" que o Torquemada mandou queimar, afinal faziam feitiços e artes negras!
Podes ter as dúvidas que quiseres, Primus. Isso é lá contigo e com mais ninguém! O que há é um limite muito ténue entre um indivíduo com dúvidas fundamentadas e um indivíduo cujo principal passatempo é andar à cata de teorias conspiratórias.
Basicamente, a diferença entre um e outro é que o primeiro baseia as suas dúvidas em factos, por exemplo: uma fonte consultada num sítio pode contradizer outras fontes, o que pode representar por si só uma boa base para o levantar de uma dúvida baseada em factos. Já o segundo baseia as suas dúvidas no "ouvi falar que...", ou "naquele documentário muito fixe que passou ontem na televisão...", etc.
De volta à China, aquele regime não se parece com nada do que conhecemos. O que se passa lá nunca se passará em Portugal, daí acreditar (até prova concreta em contrário) que de facto estão a fazer os possíveis (e os impossíveis, de um ponto de vista meramente ocidental) para combater a corrupção, simplesmente "pq eles podem".
Está neste pequeno detalhe ("pq eles podem") a grande diferença entre combater a corrupção com luvas de seda ou com luvas de boxe (ou com machados bem afiados, no caso da China

).
So uma pergunta:tu consegues provar que em todos os casos de corrupçao lá na China, os julgados eram mesmo corruptos?Que nao houve outras coisas por detras?Nao ha espaço para duvidas?
La porque saiu uma noticia no Publico! O tal jornal que em Agosto esteve envolvido numa confusão com o PR e assesores do Socrates. Digo-te mais uma vez: nem tudo o que luz é ouro!Nem tudo o que vem nos jornais é verdade!
Eu trabalho numa Insituição bancaria que veio referenciada no Jornal mais lido em Portugal que estava envolvido num desfalque do BPN de 100 milhoes de euros e que tambem tinha preujizo de milhoes e tal nao podia estar mais longe da verdade...por isso, nem tudo o que lês pode ser verdade!
Lá pelo Publico, esse orgão de comunicação do homem choné

, ter dito uma coisa, pode até nem corresponder à verdade dos factos!
Homem Choné.

Tás tão engraxadinho hoje, Primus.
Tá bem, o pacto é "nada de links do Público", certo? Então, bora lá:
NY Times serve? Notícia de 2007, para que vejas que o combate chinês à corrupção não é de hoje:
SHANGHAI, July 6 — For the second time in three months, a former high-ranking official at China’s top food and drug watchdog agency has been sentenced to death for corruption and approving counterfeit drugs, the state-run news media said on Friday. (...)
http://www.nytimes.com/2007/07/07/busin ... 7drug.html
Associated Press, Setembro de 2010:
http://news.yahoo.com/s/ap/20100909/ap_ ... t_official
Uma notícia ainda mais antiga (2000), na qual destaco o seguinte trecho:
(...)War against corruption
Li and Cheng's sentences are seen as a warning that the government is serious about its fight against corruption.
President Jiang Zemin has announced a full-scale war against corruption in the Communist Party.
Thousands of officials accused of abuses have been fired, fined, imprisoned, expelled from the party and in some cases executed.
In Guangxi alone, there has already been one execution and a number of arrests.
A vice-chairman of the provincial government, Li Chenglong, was convicted and executed in April for corruption.
Xu Bingsong, also a vice-chairman of the provincial government, was given a life sentence last summer for his role in a $66,000 corruption scandal.(...)
http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/872398.stm
Não vale a pena meter aqui todos os links. Já que não acreditas nos jornais portugueses, podes pesquisar no Google por palavras-chave do tipo "china corruption death". Vais encontrar muitas reportagens sobre o tema.
Ah... e não te preocupes pois com essas palavras-chave não vais acabar no famigerado Publico.

O jornal do Homem Choné, não é?
