
scotch Escreveu:Todos nós já testemunhamos histórias de alguém que prefere ficar no desemprego, ou que passa mais tempo desempregado do que a trabalhar,etc.Chamamos-lhes preguiçosos, parasitas da sociedade!
O que acontece é que estas pessoas necessitam de uma pequena quantidade de recursos (...)
Eu penso que está aqui uma tremenda confusão: um parasita da sociedade não é aquele que precisa de poucos recursos mas o que utiliza os recursos dos outros!
O que as pessoas recriminam é aqueles que trabalham pouco ou nada e vivem do que os outros produzem, o que não tem justificação numa qualquer teoria económica do esforço mínimo.
Aos que trabalham pouco mas vivem do fruto do seu trabalho, preguiçosos ainda alguns poderão chamar mas a generalidade das pessoas estou em crer que está pouco preocupada com isso. Cada um organiza e ambiciona para si o estilo de vida que bem entender e por norma isso não é um problema para os outros (descontando os que estão dependentes dessas pessoas).
Agora, quando se fala de parasitismo, está-se a falar de algo diferente (e que pode ocorrer em diversos planos): alguém que tem "rendimentos" apesar de não dar em troca à sociedade o suficiente para o que recebe (seja lá porque meio for que esteja a receber).
scotch Escreveu:(capital financeiro)para satisfazerem as necessidades(qualidade de vida),logo adaptam a quantidade de trabalho aos recursos que precisam para satisfazer as necessidades.
Ou seja, não devemos encarar estas pessoas como preguiçosos ou parasitas, mas sim com pessoas racionais que satisfazem as necessidades com o menor esforço.
Como disse atrás, estás a confundir (ou a tratar de forma indiscriminada) duas coisas diferentes: pessoas preguiçosas e pessoas parasitas não são a mesma coisa (podendo naturalmente ocorrer que uma pessoa é preguiçosa e parasita em simultâneo).
As pessoas satisfazerem as suas necessidades com pouco esforço não é um problema desde que satisfaçam as suas necessidades com os seus esforços (ou façam o esforço suficiente para as suas necessidades e para os recursos que utilizam, como queiras colocar).
O problema surge quando as pessoas satisfazem as suas necessidades à custa dos esforços dos outros e é aí que surge o parasitismo (parasitismo em exacto significa viver à custa de outrém). O que não podes misturar com o resto de forma indiscriminada como estás a fazer até aqui...