"Cometeria um crime?"
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Fundadores da Martifer multados em 40 mil euros por 'inside trading'
Cristina Barreto
17/11/10 17:40
economico.pt
Empresa detida por Carlos Martins e Jorge Martins foi multada pela CMVM por uso de informação privilegiada em relação à Martifer.
O regulador informa hoje em comunicado que aplicou à I'M SGPS, sociedade detida por Carlos Martins e Jorge Martins, ‘chairman' e CEO da Martifer, uma coima de 40 mil euros por "violação do dever de não utilização de informação privilegiada".
O regulador explica que a empresa em causa utilizou, entre 14 e 21 de Janeiro de 2008, a informação privilegiada que tinha, em virtude do exercício de funções dos seus accionistas e gestores no conselho de administração da Martifer, na compra de acções desta empresa, sabendo que a divulgação da referida informação seria susceptível de provocar uma subida no valor desses títulos.
A utilização de informação privilegiada constitui uma contra-ordenação muito grave e é punível com uma coima de entre 25 mil e 2,5 milhões de euros, segundo a CMVM.
O conselho do regulador decidiu aplicar à I'M SGPS uma coima única de 40 mil euros, valor que não foi contestada.
Esta notícia causou-me surpresa.
Então inside trading já não é crime e passou a ser uma mera contra-ordenação?
Erro do jornalista ou alteração da lei?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:habanero04 Escreveu:Aliás, como pequeno investidor nem pensaria duas vezes, não só pelo montante envolvido, mas também pelo que o Ulisses diz no artigo de ser muito dificil de provar este crime.
Tocaste num aspecto interessante: a questão do montante.
Há estudos que mostram que a maioria das pessoas considera aceitável roubar (ou de alguma forma apropriar-se de algo que não lhe pertence), DESDE QUE não seja uma quantia muito grande. E não estamos a falar apenas de dinheiro.
O melhor exemplo que conheço é o da caneta no escritório. Quem é que nunca levou uma caneta do escritório para casa, dando-lhe um destino que nada tem a ver com a actividade da empresa ou instituição que financiou a compra dessa caneta? Acredito que muitos de nós já passaram por esta situação e já se apropriaram de uma caneta "da empresa" (ou da escola, ou do instituto, etc) nalgum momento da sua vida. E provavelmente a maioria acha isso normal e aceitável, não ficando com qualquer peso na consciência.
Mas se em vez de uma caneta falarmos de levar para casa uma caixa de 100 canetas, a reacção deixará de ser "é normal e aceitável" para passar a ser de reprovação.
O acto em si é exactamente idêntico, a única coisa que muda é a quantidade.
Elias, ocorre-me o seguinte: em matéria económica será mais o oposto ?
Ou seja, alguém cometer um crime apenas se for muito vantajoso (e não se for pequeno).
Por exemplo, assaltar um banco por 2.000 euros, com 10% de probabilidade de ser apanhado, não parece muito atractivo.
Mas roubar um banco por 500 milhões de euros, também com 10% de probabilidade, já parece melhor

Aqui é o contrário da esferográfica.
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
Correcto . Mas dirias que quem passa os Sinais vermelhos está a violar grosseiramente as regras da circulação rodoviária ? Logo, a configurar um Crime punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa ?
Eu diria que sim e sêi que tu tambem o dirás , pelo que , afinal pelo menos uma das coisas que o LionHeart disse , pode ser considerado Crime .
Um abraço ,
The Mechanic
ps - hehehe...isto sou eu a discutir uma coisa pela qual não tenho o minimo interesse ,mas tambem não tenho nada mais interessante pra fazer agora . Afinal, o Sporting é só às 20h e algo me diz que tenho de ir bater na mulher hoje...
Eu diria que sim e sêi que tu tambem o dirás , pelo que , afinal pelo menos uma das coisas que o LionHeart disse , pode ser considerado Crime .
Um abraço ,
The Mechanic
ps - hehehe...isto sou eu a discutir uma coisa pela qual não tenho o minimo interesse ,mas tambem não tenho nada mais interessante pra fazer agora . Afinal, o Sporting é só às 20h e algo me diz que tenho de ir bater na mulher hoje...
- Aristoteles
- Aristoteles
Olhem que não...
Um abraço ,
The Mechanic
Decreto-Lei nº 48/95 de 15-03-1995
-----------------------------------------------------
CÓDIGO PENAL
LIVRO II - Parte especial
TÍTULO IV - Dos crimes contra a vida em sociedade
CAPÍTULO IV - Dos crimes contra a segurança das comunicações
----------
Artigo 291.º - Condução perigosa de veículo rodoviário
1 - Quem conduzir veículo, com ou sem motor, em via pública ou equiparada:
a) Não estando em condições de o fazer com segurança, por se encontrar em estado de embriaguez ou sob influência de álcool, estupefacientes, substâncias psicotrópicas ou produtos com efeito análogo, ou por deficiência física ou psíquica ou fadiga excessiva; ou
b) Violando grosseiramente as regras da circulação rodoviária; e criar deste modo perigo para a vida ou para a integridade física de outrem, ou para bens patrimoniais alheios de valor elevado, é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa.
2 - Se o perigo referido no número anterior for criado por negligência, o agente é punido com pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa até 240 dias.
3 - Se a conduta referida no n.º 1 for praticada por negligência, o agente é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.
Artigo 292.º - Condução de veículo em estado de embriaguez
Quem, pelo menos por negligência, conduzir veículo, com ou sem motor, em via pública ou equiparada, com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l, é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal.
Um abraço ,
The Mechanic
- Aristoteles
- Aristoteles
mais_um Escreveu:Elias Escreveu:Sim, mas daí até serem crimes vai um grande passo... crimes dão cadeia.
Não necessariamente. Por exemplo, o crime de desobediência simples é punido com uma pena de multa até 120 dias.
Sim, tens razão. O que eu quis dizer é que só os crimes é que dão cadeia. Mas mesmo os que não dão cadeia, dão cadastro criminal (coisa que não acontece com as contra-ordenações).
Elias Escreveu:Sim, mas daí até serem crimes vai um grande passo... crimes dão cadeia.
Não necessariamente. Por exemplo, o crime de desobediência simples é punido com uma pena de multa até 120 dias.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
The Mechanic Escreveu:As duas primeiras são crime , está-me a parecer ( o amigo Zguibz é que devia estar aqui agora, pra esclarecer ) . Se há Leis de Transito e há infracção , há crime .
Negativo. Há contra-ordenação e há coima. Multa é apenas para crimes.
Explicando: quando cometes um crime és multado, quando se trata de uma contra-ordenação és coimado.
Significa isto que quem é apanhado em excesso de velocidade e diz "fui multado" está a autopromover-se a criminoso

Crime, em termos jurídicos, é toda conduta típica, antijuridíca - ou ilícita - e culpável, praticada por um ser humano.
Em um sentido vulgar, crime é um ato que viola uma norma moral.
Num sentido formal, crime é uma violação da lei penal incriminadora.
No conceito material, crime é uma ação ou omissão que se proíbe e se procura evitar, ameaçando-a com pena, porque constitui ofensa (dano ou perigo) a um bem jurídico individual ou coletivo.
Como conceito analítico, crime é a ação ou omissão típica, ilícita e culpável.
Para muitos adeptos da conceito analítico, crime é ação ou omissão típica e ilícita, sendo a culpabilidade um pressuposto da pena e a periculosidade um pressuposto da medida de segurança.
Para a Teologia, o crime é o Pecado, que significa transgressão da Lei, e desobediência a vontade e a palavra de Deus, sendo o crime um ato voluntário humano que tem como consequência final a morte e perda da salvação da alma.
Quem respeita o sinal vermelho? Quer sejam peões ou automobilistas?
Quem não estaciona em rotundas, segunda filas e etc?
Quem não deita papeis para o chão , cospe e etc?
Quem não fura filas e por ai fora?
Quase Tudo isto é crime mas ninguém liga.
Nada do que referiste acima é crime.
As duas primeiras são crime , está-me a parecer ( o amigo Zguibz é que devia estar aqui agora, pra esclarecer ) . Se há Leis de Transito e há infracção , há crime .
Crime , não são só assassinios , roubo à mão armada e outra infracções que dêem cadeia .
Crime, em termos jurídicos, é toda conduta típica, antijuridíca - ou ilícita - e culpável, praticada por um ser humano.
Se eu chamar uma e outra vez "Ladrão" a um qualquer Deputado , por ex. , posso chegar a ser preso por Crime de Injuria . E não matei ninguem. E se calhar, nem disse mentira nenhuma....
Um abraço ,
The Mechanic
- Aristoteles
- Aristoteles
É claro que nunca na vida cometeria um crime desses! Isso seria ilegal e vai totalmente contra a minha ética pessoal e profissional, está completamente fora de questão.
E mesmo que pensasse o contrário a resposta seria a mesma.
E mesmo que pensasse o contrário a resposta seria a mesma.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Quem respeita o sinal vermelho? Quer sejam peões ou automobilistas?
São infracções e quase todas puniveis por lei com coimas e suspensões.
Sim, mas daí até serem crimes vai um grande passo... crimes dão cadeia.
Mais uma vez depende do País onde estas, diz la qual o tuga preso por inside trading? Coisa que existe ai aos montes.
Ou o politico preso por corrupção?
Quando se quebram regras basicas da sociedade sem punição , para chegar ao topo e fazer o mesmo é muito facil.
Não vás por aí, vai ser pior para ti...

O Elias não te vai dar hipotese.
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Quem respeita o sinal vermelho? Quer sejam peões ou automobilistas?
Mais uma vez depende do País onde estas, diz la qual o tuga preso por inside trading? Coisa que existe ai aos montes.
Ou o politico preso por corrupção?
Quando se quebram regras basicas da sociedade sem punição , para chegar ao topo e fazer o mesmo é muito facil.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Quem respeita o sinal vermelho? Quer sejam peões ou automobilistas?
Eu disse que tu eras lixado... vez, vez.
Eu já sabia que lhe ias dar no "lombo".

Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Quem respeita o sinal vermelho? Quer sejam peões ou automobilistas?
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Quem respeita o sinal vermelho? Quer sejam peões ou automobilistas?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
pocoyo Escreveu:Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Quem respeita o sinal vermelho? Quer sejam peões ou automobilistas?
Tu és lixado.

Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Quem respeita o sinal vermelho? Quer sejam peões ou automobilistas?
Tu és lixado.

Lion_Heart Escreveu:Quem respeita o sinal vermelho? Quer sejam peões ou automobilistas?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: malakas, MR32, navaldoc, OCTAMA, Olhar Leonino, PMP69, Shimazaki_2, silva_39 e 172 visitantes