Huif Escreveu:Outra grande dificuldade é que ao contrário de outras actividades, não existe um curso que ensine a ser-se bem sucedido nesta área… uma pessoa pode tirar economia, finanças, mesmo enveredar por mestrados em mercado financeiros, ser analista financeiro etc. e mesmo assim não conseguir perceber minimamente o que está por detrás realmente deste mundo. Em suma uma pessoa tem de ser humilde e acima de tudo respeitar o mercado. E aprender sempre.
Isto é bem verdade, aliás eu concluí este ano o primeiro ano do mestrado em finanças e devo dizer que quase tudo o que damos é teoria, o que estou a tentar aprender na prática tem sido por mim mesmo, com a ajuda do caldeirão e de um colega mais velho que já anda nisto há uns anos.
Aplico a grande maioria das estratégias num simulador de bolsa onde posso errar sem que isso me cause transtornos, são muito poucos os investimentos que transporto para o mercado real.
O que os cursos fazem é ajudar-nos na parte teórica, tenho bons manuais que são boas bases mas daí a vir para o mercado e ter sucesso vai um longo passo.
Uma das queixas que frequentemente apresentamos durante o curso foi a excessiva componente teórica, que se tivéssemos que gerir uma carteira de um cliente, por exemplo, não seríamos capazes de o fazer isto embora tivéssemos pelo menos 2 cadeiras relacionadas com isso.
Penso que os cursos estão muito mais estruturados numa vertente onde posteriormente sigas investigação do que propriamente prepararem-te para estares por dentro e aprenderes primeiro o funcionamento prático destes.
Uma das coisas que fiquei com a ideia durante uma das cadeiras que tive, de análise financeira, foi que a Análise Técnica de nada valia pois se baseava apenas na repetição de ciclos, lembro-me que nos slides apenas teve direito a um slide e 5 minutos de atenção, hoje vejo que, principalmente pelo que tenho procurado aprender no caldeirão, não será tanto assim.