Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-Topic >> Aplicação do VAT em compras no estrangeir

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Tridion » 29/10/2010 14:18

A ideia que eu tenho de uma das facturas que recebi(a qual não tenho aqui para confirmar) é que o NIF era português e a morada da Amazon.co.uk em Portugal era algures no Saldanha.

Registado: 13/5/2010 17:53

por Automech » 29/10/2010 9:49

Tridion Escreveu:Isto acontece, julgo eu, porque a Amazon.co.uk tem uma empresa em Portugal para as transacções no nosso País, por isso pagamos o nosso IVA... o que até é bem simpático porque podemos estar a importar mas sempre deixamos cá os nossos impostos! :lol:

Fui buscar uma das ultimas facturas ainda é mais estanho. Apesar de vendida pela Amazon.co.uk, o artigo vem facturado em nome de Amazon EU sarl sediada no Luxemburgo.

Mas o VAT number é de facto PT980... pelo que parece, de facto, um número de contribuinte Português.

Salvo erro os começados por 9 eram as sucursais em Portugal de empresas estrangeiras (ou seja, empresas que têm cá uma sucursal mas que não criaram sociedade por quotas).

Se passar alguém por aqui entendido em matéria fiscal era interessante esclarecer isto.

Registado: 4/6/2010 12:12

por carf2007 » 29/10/2010 9:45

Tenta talvez ver pelo nº de contribuinte da factura, se é um nº de portugal ou UK
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Nico » 29/10/2010 9:34

Tridion Escreveu:Isto acontece, julgo eu, porque a Amazon.co.uk tem uma empresa em Portugal para as transacções no nosso País, por isso pagamos o nosso IVA... o que até é bem simpático porque podemos estar a importar mas sempre deixamos cá os nossos impostos! :lol:

Se assim for, tudo bem... Nada contra.

Acho que o difícil é saber onde confimar isso e perceber até que ponto é que o imposto realmente fica cá, pois eu não deixo de pagar GBP a um site do UK...

Registado: 23/4/2007 13:05

por Tridion » 29/10/2010 9:13

Isto acontece, julgo eu, porque a Amazon.co.uk tem uma empresa em Portugal para as transacções no nosso País, por isso pagamos o nosso IVA... o que até é bem simpático porque podemos estar a importar mas sempre deixamos cá os nossos impostos! :lol:

Registado: 13/5/2010 17:53

por Automech » 29/10/2010 8:02

Sim, esse procedimento da Amazon é habitual. Acrescentam a diferença entre o IVA deles e o nosso.

Quanto à lógica também me levanta dúvidas porque já comprei variadíssimas coisas pela net noutros sites Ingleses e Alemães e nunca me foi aplicado um preço diferente do que é indicado. A Amazon UK é a única onde isso me aconteceu.

Registado: 4/6/2010 12:12

Off-Topic >> Aplicação do VAT em compras no estrangeir

por Nico » 29/10/2010 7:56

Muito sucintamente,

Vou comprar um produto na amazon.
O preço é £22,65.
Adiciono ao carrinho, levo a compra até ao fim e o preço sobe para £23.32.

Questiono a amazon porquê e eis a resposta:

I have checked your order #XXX-XXXXXXX-XXXXXXX and I would like to inform you that in accordance with the laws governing members of the European Union, Amazon.co.uk is obliged to register and charge for VAT on all orders delivered to destinations in member countries of the EU. The price listed on our website for all the items except books are inclusive of 17.50 % VAT rate within UK delivery. The price listed for books are 0% VAT rate for UK delivery. However, if your delivery address is "Portugal", particular VAT charges are applied to your order. During the checkout process, the UK VAT rate will be removed and "Portugal" VAT rate will be applied. This is why there is price difference on your order. For your reference, I have provided the detailed cost for the item "XXXXXXX" Item price without UK VAT (17.50%) = 19.28 GBP Item price including "Portugal" Vat rate = 23.32 GBP

Ora, eu percebi o que eles me dizem.
Não sei é se têm razão para o fazer...
Onde poderei confirmar isto?

Caso o possam fazer, cobram o VAT (nosso IVA) a 21% porque a entrega é feita em Portugal e 21% é a nossa taxa de IVA, mas sendo o VAT/IVA um imposto, quem é que fica com ele?
UK?
Portugal?

Se eu fizesse a mesma compra na Virgin em Londres, perguntar-me-iam se eu ia levar o produto para Portugal e aplicavam-me 21%? Claro que não...

Daí isto me estar a fazer alguma confusão...

Já alguém passou por isto?

Registado: 23/4/2007 13:05

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot] e 105 visitantes