
Ah! Por momentos, e pela definição, li o endividamento em vez de a evolução tecnológica.
Ambos são propulsores da economia. Desde os anos 80 que o que faz crescer os EUA foi a explosão do sector financeiro, que cresce a partir do endividamento. Por isso sim, é o endividamento (principalmente do sector financeiro e das famílias) o grande propulsor da economia norte-americana actualmente.
os problemas actuais do capitalismo derivaram do massivo endividamento do Estado e do descontrolo financeiro na emissão de moeda e manipulação das taxas de juro por parte do Estado
se o Estado não tivesse descontrolado estas variáveis os excessos do sector financeiro nunca teriam assumido a dimensão que assumiram; teríamos tido nas últimas décadas um crescimento menor mas sustentado e sem os brutais desequilíbrios que agora terão de ser, mais cedo ou mais tarde, violentamente assumidos pelos que ainda cá andam
A política monetária é usada com os objectivos de manter uma taxa de inflação baixa e estável, crescimento económico constante, baixo desemprego e e a estabilidade dos mercados financeiros.
Uma política monetária de baixas taxas de juro/emissão de moeda incentiva o crédito e o endividamento. Mas a política monetária é usada conforme a situação económica. Se o crédito a privados está fraco, o consumo está fraco e a economia está prestes a entrar em recessão ou já está em recessão, o FED baixa a taxa de juro de referência e aumenta a oferta de moeda para incentivar o crédito das empresas e dos consumidores e assim incentivar o crescimento económico e reduzir o desemprego. A política monetária que o FED toma é baseada no estado da economia - se foi muito liberal foi porque foram necessários para manter a economia "saudável". O FED não foi a causa, mas sim a consequência da tendência de estagnação.
A política orçamental é parecido: impostos baixos e muita despesa provocam o crescimento económico. Também uma consequência e não uma causa.
Nao compares o Japão...
O Japao simplesmente teve uma super bolha como nunca antes vista. As empresas era normal negociarem a 300/400 PER ... a bolha dos anos 20 nos EUA foi uma ninharia comparada com a do Japão, que foi uma loucura autentica. Obviamente uma bolha daquelas dimensões terá mercados a terem underperformance durante anos a fio. É proporcional... mas isso tudo será ultrapassado como é sempre.
Se essa bolha enorme surgiu foi porque o capital necessitava de algo onde ser investido. Quando os lucros esperados de novos investimentos reais (um dos factores do investimento) não são suficientes, o capital tem de ser investido nos mercados financeiros em vez de ser investido na economia real. Uma economia em estagnação há 20 anos como há do Japão devido a uma bolha como dizes, mostra o quanto a economia estava baseada no sector financeiro, em vez de estar baseada na "parte" real. Há economistas que defendem que o sector financeiro é o culpado pelos problemas na economia. Mas quando se vê o capital que as empresas têm em dinheiro ou em obrigações do tesouro vê-se que os CEOs não querem investir na economia real. A especulação então é um dos únicos sítios para onde o capital pode ir, e daí o crescimento do sector financeiro, que é apenas uma consequência dos problemas na economia.