Krupper Escreveu:Fenicio Escreveu:Pastel Escreveu:alvim Escreveu:Uma alternativa um pouco mais arriscada, poderá ser aproveitar a alta do euro, e comprar algo nas americas, e esperar a queda do euro e/ou a valorizaçao da acçao.
Se comprares uma acçao USD com o euro a 1,40, e ele cair para 1,30, já estas a ganhar quase 10% !!!! E so com a oscilaçao da moeda.
E se o Euro valorizar para 1,50 como já há quem diga ? Já estás a perder quase 10% e só com a oscilação da moeda.
alvim, isto é duplicar o risco! Para além do risco da acção em si, ainda levas com o risco cambial. Trata-se de uma abordagem tremendamente arriscada e não aconselhada a ninguém.
O que os investidores costumam fazer é um procedimento de "hedging" que implica a compra do par "euro-dólar" na mesma quantidade da sua respectiva carteira de acções em dólares. Desta forma consegues anular o risco que a variação cambial tem na sua carteira.
Fenicio, aproveito a deixa para colocar uma dúvida que tenho quando se fala em criar um hedge nesses casos. Estando nós a criar um hedge (entrar no par euro-dolar) para anular os riscos do trade "original", também não estamos a anular os nossos lucros? Imagina que entras numa acção e ao mesmo tempo entras no par euro-dolar, se na acção tiveres um ganho de 10% e o euro desvalorizar tb 10%, na realidade nao estas a ganhar nada, certo? E só ganharás qd os teus dois investimentos seguirem o mesmo "caminho"...
Não sei se me fiz entender...

Desde que mantenhas a tua exposição ao par euro-dólar em sincronia com a tua posição em acções cotadas em dólar, este risco não existe.
Vou tentar explicar através de um exemplo simples:
. Compraste 1.000 acções no valor nominal de 10 dólares = 10.000 dólares.
. Imagina que neste dia o par euro-dólar estava a € 1,30, portanto, abriste uma posição neste par no valor de € 7.692,00 ( = $ 10.000).
. Se na semana seguinte as tuas acções em dólares valorizaram 10%, terás neste momento uma carteira no valor de $ 11.000, portanto, terás que ter também o equivalente a esta quantia no par euro-dólar para anular qualquer tipo de variação cambial (terás que comprar / vender o par euro-dólar para manter este equilíbrio).
Não é tarefa fácil manter isto tudo bem sincronizado, mas se fosse simples não teria piada.
Podes fazê-lo de "x" em "x" dias, 1 vez por semana, etc.