Paul deAlex Escreveu:Fenicio,
Reparei no teu post num acompannhamento extremo do mercado com um nokia n97 e um ipad utilizado até nas refeições.
Pergunto-te se achas essencial esse acometimento tão profundo para ter sucesso.
Já agora, se quiseres responder, também te perguntava o seguinte:
- plataforma(s) que negoceias;
- instrumentos que negoceias;
- horizonte temporal que utilizas (curto prazo? day trading?)
- Que rendibilidade anual estabeleces como objectivo na tua conta de trading? 5%, 10%, 100%?
Olá Paul,
Antes de tudo é preciso contextualizar as coisas. Por definição, e como eu referi no meu post, eu sou um verdadeiro fanático por gadgets e produtos electrónicos em geral.
Tenho cá em casa produtos electrónicos comprados há mais de 15 anos e que ainda estão impecáveis. Tenho mesmo um computador MSX comprado no Brasil em 1986 (ou 1987, já não me recordo bem) e que ainda funciona na perfeição (manuais incluídos).
Portanto, como adoro estar cercado por novas tecnológicas, acabei por unir o útil (a bolsa) ao agradável (os meus gadgets), o que resultou na utilização deles nas minhas negociações em bolsa.
Quando estou fora do escritório o N97 serve para acusar a recepção de novos e-mails (o iPad ainda não é multitask e não acusa a chegada de novos mails), com o iPad estou sempre sintonizado com as notícias e posso, se necessário, aceder via TeamViewer ao meu PC.
Quanto às tuas outras perguntas, eu costumo negociar de tudo um pouco (à excepção do Forex e de outros produtos que exigem um capital e/ou uma alavancagem elevada), desde acções "normais", passando por CFDs, ETFs, obrigações, fundos e, vez por outro, alguns warrants (mas apenas em situações muito especiais).
E não faço day trading! Já fiz mas não vou voltar a fazer. O meu horizonte temporal é curto e, regra geral, raramente mantenho uma posição aberta por mais do que 4 ou 5 meses (a minha média dos últimos 5 anos é de 9 semanas e meia).
Isso da rendibilidade anual há muito o que se diga.

Nos últimos 7 / 8 anos, período no qual tenho encarado a bolsa como mais do que um mero passatempo, já registei uma perda anual! Como é óbvio, na altura para mim foi um choque mas hoje, se isto voltar a acontecer, será encarado com muito mais naturalidade já que a bolsa é assim mesmo!
Tenho por objectivo daqui há 2 / 3 anos conseguir fechar estes últimos 10 anos com uma rendibilidade anual a rondar os 12% / 15%. Pode parecer pouco para os "master gurus" que andam por aqui, mas estou a contabilizar também os primeiros anos de trading a sério que, no meu caso, foram de aprendizado (a tal rendibilidade anual negativa verificou-se justamente nesta fase inicial do meu trabalho como trader).
Infelizmente não te posso adiantar mais detalhes acerca desse assunto pois, como o próprio Ulisses referiu, tudo o que não é auditado vale o que vale!
