Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Estratégias e técnicas de manipulação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mapaman » 26/9/2010 18:25

Camarada!

venho aqui apresentar-lhe um site que o vai fazer perder o sono tanta é o assunto para desbravar.

http://www.realidadeoculta.com/index2010.html

hasta
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

por romeu59 » 26/9/2010 14:49

http://www.observatoriodaimprensa.com.b ... =488OPP001

Retirado de : Propaganda, o governo invisível

Por Miguel Reale Júnior em 3/6/2008
Reproduzido do Estado de S.Paulo, 21/5/2008; título orginal "O governo invisível", intertítulos do OI

Faz 80 anos era publicado o manual clássico da propaganda moderna, o livro de Edward Bernays, sobrinho de Freud, intitulado Propaganda. Sem meias palavras, Bernays relata a arte da manipulação das massas, que denomina cinicamente de fábrica de consentimentos.

De 1928 para cá, a força da propaganda, graças aos novos meios de comunicação, cresceu vertiginosamente. Comprovou-se, conforme dizia Bernays, que grande parcela da sociedade é governada por pessoas que desconhece, mas que modelam os espíritos, forjam gostos, excitam idéias, alavancam ídolos. Na verdade, uma minoria dirige a maioria na direção de seus interesses, a ponto de Bernays afirmar que a propaganda constitui o poder executivo de um governo invisível.

A publicidade é um meio de promover vendas em massa e constitui a arte, a técnica e o método de cooptar clientela para determinado produto. O objetivo é manipular o destinatário no induzimento ao consumo.

O mercado é o novo Demiurgo, cujo único mandamento é o êxito comercial só alcançável por via da propaganda que molda o modo de viver. Esta lógica comercial do sucesso pode ditar, sem limites, o processo decisório da programação televisiva e da criação publicitária.

Assim, a propaganda, arma de dominação do governo invisível, não pode deixar de estar sob controle num Estado democrático, no qual se devem conjugar a liberdade de expressão e a proteção à pessoa humana.
 
Mensagens: 101
Registado: 15/6/2010 19:45
Localização: 21

por fnabais.ferro » 25/9/2010 21:33

Ulrich Escreveu:Viva,
desde sempre que, e até nos animais(não Humanos), que as várias espécies se agrupam tendo um líder como factor aglomerador.


Lendo muito na diagonal (não há muita pachorra para esta lenga lenga :P) aproveito a deixa do Ulrich para deixar aqui este vídeo ;)

Não sei se já passou aqui no CdB mas está muito porreiro. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

<object width="640" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/fW8amMCVAJQ?fs=1&hl=pt_PT"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/fW8amMCVAJQ?fs=1&hl=pt_PT" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="385"></embed></object>

Abraço,
Life is short, ride hard!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 872
Registado: 31/1/2008 11:08
Localização: Luanda / Margem Sul Lx

por atomez » 25/9/2010 18:18

Essa prosa é de Noam Chomsky e é mais que batida...

So what?

Chomsky e as 10 Estratégias de Manipulação Midiática
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por MarcoAntonio » 25/9/2010 16:36

Sim, eu sei o que querias dizer (e estou de acordo). Não me precisas de explicar...

Só estou a completar o quadro!
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 40985
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por Ulrich » 25/9/2010 16:34

MarcoAntonio Escreveu:
Ulrich Escreveu:Hoje em dia existe um acesso fenomenal à informação, as pessoas devem usar isso a seu favor, quem não o fizer torna-se um mero peão.


Hoje em dia existe também uma ferramenta fenomenal para a desinformação e pessoas há que se dedicam à causa de desinformar, mistificar e idiotizar ainda mais as massas...


Cartas em cadeia, hoaxes, misquotes, pseudo-ciência, estórias da carochinha completamente inventadas ou absurdamente adulteradas são um "mimo" que corre o mundo lançadas por "pessoas vulgares" a todo o tempo e hora!


Claro Marco, o facto de dizer: "usar a seu favor" implica uma perspectiva informada/crítica/fundamentada no sentido de as pessoas se defenderem.

Abraços
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 510
Registado: 8/11/2008 15:54
Localização: Aveiro

por Quico » 25/9/2010 16:33

Caro romeu59:

Que se passa?! Acordaste um destes dias e tiveste uma epifania? Descobriste que há no mundo muita coisa mal explicadas? Bem vindo ao clube! Também não me convence a teoria do aquecimento global... e depois? Já estamos carecas (eu , pelo menos) de discutir isso aqui...

Já agora, vejo que também descobriste que há gente que, como se já não chegassem as coisas que estão mal explicadas, se divertem ou satisfazem os seus egos mal resolvidos a inventar explicações alternativas e conspirações para tudo e mais alguma coisa. So what!? Temos que gramar com isso tudo?

Que te deu para andar aqui a postar ad nauseum todas as teorias da conspiração que te passam pelo browser? Não achas que, andando por cá um grupo considerável de gente inteligente e informada, já não estamos todos a par, mais coisa menos coisa, dessas histórias. Vem vejo que só descobriste este fórum no outro dia, mas - por favor! - que queres provar? Achas que nascemos ontem e chegaste agora para nos iluminar?!

Já para não falar toda a tralha de quilómetros (há vezes em que o copy/past deveria ser proibido... :lol: ) que resolves chapar aqui. Achas que alguém com um mínimo de sanidade mental e coisas mais interessantes para fazer tem pachorra para ler um décimo de algum dos teus posts?

Pelo amor de Deus! Uma ou outra vez, OK, mas a partir de determinada altura um "bombardeio" deste tipo de temas - ainda por cima requentados - num fórum destes começa a parecer insulto... pelo menos à nossa inteligência.

Enfim! :roll:


P.S. - Concordando e vastas vezes discordando com a opinião do Marco António, gabo-lhe a paciência . Eu realmente não podia ser administrador de uma coisa destas! :mrgreen:
Editado pela última vez por Quico em 25/9/2010 16:36, num total de 1 vez.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

por MarcoAntonio » 25/9/2010 16:16

Ulrich Escreveu:Hoje em dia existe um acesso fenomenal à informação, as pessoas devem usar isso a seu favor, quem não o fizer torna-se um mero peão.


Hoje em dia existe também uma ferramenta fenomenal para a desinformação e pessoas há que se dedicam à causa de desinformar, mistificar e idiotizar ainda mais as massas...


Cartas em cadeia, hoaxes, misquotes, pseudo-ciência, estórias da carochinha completamente inventadas ou absurdamente adulteradas são um "mimo" que corre o mundo lançadas por "pessoas vulgares" a todo o tempo e hora!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 40985
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por Ulrich » 25/9/2010 16:14

Viva,
desde sempre que, e até nos animais(não Humanos), que as várias espécies se agrupam tendo um líder como factor aglomerador.

Regra geral as pessoas gostam que mandem nelas,porque lhes tiram a difícil tarefa de pensar numa estratégia(desde tarefas básicas às mais complexas)e consequentemente assumir as consequências da mesma.

A população em geral gosta de sentir o "amparo de um manto" que lhe dê segurança emocional.

Eu não vejo estas técnicas como boas nem más, são apenas sinais dos tempos, já que em tempos a gestão das massas era feita à força.

Um ponto é fundamental: a História demonstra, ao longos de muitos séculos, que em última instância prevalece sempre a vontade das massas.

Neste sentido, as pessoas desresponsabilizam-se(e na maioria dos casos sabem-no muito bem) por isso não assumem de maneira corajosa uma luta mais forte contra a opressão social.

Hoje em dia existe um acesso fenomenal à informação, as pessoas devem usar isso a seu favor, quem não o fizer torna-se um mero peão.

Abraços
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 510
Registado: 8/11/2008 15:54
Localização: Aveiro

por MarcoAntonio » 25/9/2010 16:00

Entretanto, romeu59, vou ter que te pedir que te contenhas nos tópicos. Não é aceitável que transformes o Caldeirão de Bolsa no Caldeirão das Teorias da Conspiração do Romeu59...

Sugiro que abras um tópico e coloques tudo no mesmo tópico, porque no final vai dar tudo no mesmo e não é, por respeito ao forum, aceitável que tu enchas o forum de tópicos deste tipo.

Caso contrário, se continuares a fazer nascer tópicos como cogumelos, terei de bloquear ou eliminar os tópicos...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 40985
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por MarcoAntonio » 25/9/2010 15:57

Uma técnica de manipulação básica: quote mining.

O pessoal cai que nem pato...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 40985
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por tonirai » 25/9/2010 15:31

Por momentos, pensei que o tópico fosse sobre "Estratégias e técnicas de manipulação... de mercados";

Depois abri, e vi que não tinha nada a ver... hummmm... creio que falta a expressão "Off-topic" na frente do título!

Por falar nisso... é impressão minha, ou este fim-de-semana está a ser uma invasão de Off-topics cá na casa?
Alguém desligou a firewall? O Antivírus está desactualizado? :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

Re: Estratégias e técnicas de manipulação

por e-finance » 25/9/2010 15:26

romeu59 Escreveu:1- A estratégia da diversão

Elemento primordial do controle social, a estratégia da diversão consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e da mutações decididas pelas elites políticas e económicas, graças a um dilúvio contínuo de distracções e informações insignificantes.

A estratégia da diversão é igualmente indispensável para impedir o público de se interessar pelos conhecimentos essenciais, nos domínios da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.

"Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por assuntos sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar, voltado para a manjedoura com os outros animais" (extraído de "Armas silenciosas para guerras tranquilas" )

7- Manter o público na ignorância e no disparate

Actuar de modo a que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para o seu controle e a sua escravidão.

"A qualidade da educação dada às classes inferiores deve ser da espécie mais pobre, de tal modo que o fosso da ignorância que isola as classes inferiores das classes superiores seja e permaneça incompreensível pelas classes inferiores". (cf. "Armas silenciosas para guerra tranquilas" )

8- Encorajar o público a comprazer-se na mediocridade

Encorajar o público a considerar "fixe" o facto de ser idiota, vulgar e inculto...


Estas são as mais aplicadas por cá.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 666
Registado: 20/8/2010 21:23

Estratégias e técnicas de manipulação

por romeu59 » 25/9/2010 14:53

Para reflectir ...

Estratégias de manipulação

Estratégias e técnicas para a manipulação da opinião pública e da sociedade

por Sylvain Timsit

1- A estratégia da diversão

Elemento primordial do controle social, a estratégia da diversão consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e da mutações decididas pelas elites políticas e económicas, graças a um dilúvio contínuo de distracções e informações insignificantes.

A estratégia da diversão é igualmente indispensável para impedir o público de se interessar pelos conhecimentos essenciais, nos domínios da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.

"Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por assuntos sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar, voltado para a manjedoura com os outros animais" (extraído de "Armas silenciosas para guerras tranquilas" )

2- Criar problemas, depois oferecer soluções

Este método também é denominado "problema-reacção-solução". Primeiro cria-se um problema, uma "situação" destinada a suscitar uma certa reacção do público, a fim de que seja ele próprio a exigir as medidas que se deseja fazê-lo aceitar. Exemplo: deixar desenvolver-se a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público passe a reivindicar leis securitárias em detrimento da liberdade. Ou ainda: criar uma crise económica para fazer como um mal necessário o recuo dos direitos sociais e desmantelamento dos serviços públicos.

3- A estratégia do esbatimento

Para fazer aceitar uma medida inaceitável, basta aplicá-la progressivamente, de forma gradual, ao longo de 10 anos. Foi deste modo que condições sócio-económicas radicalmente novas foram impostas durante os anos 1980 e 1990. Desemprego maciço, precariedade, flexibilidade, deslocalizações, salários que já não asseguram um rendimento decente, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se houvessem sido aplicadas brutalmente.

4- A estratégia do diferimento

Outro modo de fazer aceitar uma decisão impopular é apresentá-la como "dolorosa mas necessária", obtendo o acordo do público no presente para uma aplicação no futuro. É sempre mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro porque a dor não será sofrida de repente. A seguir, porque o público tem sempre a tendência de esperar ingenuamente que "tudo irá melhor amanhã" e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Finalmente, porque isto dá tempo ao público para se habituar à ideia da mudança e aceitá-la com resignação quando chegar o momento.

Exemplo recente: a passagem ao Euro e a perda da soberania monetária e económica foram aceites pelos países europeus em 1994-95 para uma aplicação em 2001. Outro exemplo: os acordos multilaterais do FTAA (Free Trade Agreement of the Americas) que os EUA impuseram em 2001 aos países do continente americano ainda reticentes, concedendo uma aplicação diferida para 2005.

5- Dirigir-se ao público como se fossem crianças pequenas

A maior parte das publicidades destinadas ao grande público utilizam um discurso, argumentos, personagens e um tom particularmente infantilizadores, muitas vezes próximos do debilitante, como se o espectador fosse uma criança pequena ou um débil mental. Exemplo típico: a campanha da TV francesa pela passagem ao Euro ("os dias euro"). Quanto mais se procura enganar o espectador, mais se adopta um tom infantilizante. Por que?

"Se se dirige a uma pessoa como ela tivesse 12 anos de idade, então, devido à sugestibilidade, ela terá, com uma certa probabilidade, uma resposta ou uma reacção tão destituída de sentido crítico como aquela de uma pessoa de 12 anos". (cf. "Armas silenciosas para guerra tranquilas" )

6- Apelar antes ao emocional do que à reflexão

Apelar ao emocional é uma técnica clássica para curtocircuitar a análise racional e, portanto, o sentido crítico dos indivíduos. Além disso, a utilização do registo emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para ali implantar ideias, desejos, medos, pulsões ou comportamentos...

7- Manter o público na ignorância e no disparate

Actuar de modo a que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para o seu controle e a sua escravidão.

"A qualidade da educação dada às classes inferiores deve ser da espécie mais pobre, de tal modo que o fosso da ignorância que isola as classes inferiores das classes superiores seja e permaneça incompreensível pelas classes inferiores". (cf. "Armas silenciosas para guerra tranquilas" )

8- Encorajar o público a comprazer-se na mediocridade

Encorajar o público a considerar "fixe" o facto de ser idiota, vulgar e inculto...

9- Substituir a revolta pela culpabilidade

Fazer crer ao indivíduo que ele é o único responsável pela sua infelicidade, devido à insuficiência da sua inteligência, das suas capacidades ou dos seus esforços. Assim, ao invés de se revoltar contra o sistema económico, o indivíduo se auto-desvaloriza e auto-culpabiliza, o que engendra um estado depressivo que tem como um dos efeitos a inibição da acção. E sem acção, não há revolução!...

10- Conhecer os indivíduos melhor do que eles se conhecem a si próprios

No decurso dos últimos 50 anos, os progressos fulgurantes da ciência cavaram um fosso crescente entre os conhecimentos do público e aqueles possuídos e utilizados pelas elites dirigentes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o "sistema" chegou a um conhecimento avançado do ser humano, tanto física como psicologicamente. O sistema chegou a conhecer melhor o indivíduo médio do que este se conhece a si próprio. Isto significa que na maioria dos casos o sistema detém um maior controle e um maior poder sobre os indivíduos do que os próprios indivíduos.

© syti.net, 2002

O original encontra-se em http://perso.wanadoo.fr/metasystems/Manipulations.html .

Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .
 
Mensagens: 101
Registado: 15/6/2010 19:45
Localização: 21


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: kknd2, PacoNasssa, Phil2014, rg7803 e 126 visitantes