
Enviado:
25/9/2010 0:42
por Mcmad
Quantos meses em atraso sao necessarios para serem consideradas dividas susceptives de serem crime?
Re: Dívidas abaixo de 7.500 euros à Segurança Social são cri

Enviado:
24/9/2010 10:16
por LTCM
Elias Escreveu: Além da controvérsia que gerou na própria Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) pelas receitas que deixariam de entrar nos cofres do Estado e depois de serem definidas metas consideradas pelos funcionários como ambiciosas para a cobrança coerciva.
Alguém me pode explicar esta última parte?
Dívidas abaixo de 7.500 euros à Segurança Social são crime

Enviado:
24/9/2010 9:15
por Elias
Dívidas abaixo de 7.500 euros à Segurança Social são crime
Paula Cravina de Sousa
24/09/10 00:05
economico.pt
Supremo Tribunal esclarece polémica e descriminaliza apenas as dívidas fiscais.
As empresas que não entregam ao Estado os descontos para a Segurança Social que fazem aos seus trabalhadores vão ter de responder criminalmente perante lei, mesmo que o montante seja inferior a 7.500 euros.
A decisão decorre de um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) ontem publicado em Diário da República que veio dar resposta à polémica instalada depois de uma alteração à lei feita no Orçamento do Estado para 2009 (OE/09). Na prática, o Governo descriminalizou as dívidas fiscais por abuso de confiança até 7.500 euros. Isto é, os montantes que as empresas retêm na fonte de IRS, IRC e IVA e depois não entregam ao Estado só são considerados crime se forem superiores àquele valor.
A partir daí gerou-se a polémica sobre se a norma se aplicaria às dívidas até àquele montante à Segurança Social, crime que também está previsto no Regime Geral das Infracções Tributárias (RGIT). Além da controvérsia que gerou na própria Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) pelas receitas que deixariam de entrar nos cofres do Estado e depois de serem definidas metas consideradas pelos funcionários como ambiciosas para a cobrança coerciva.