Re: As oito recomendações da OCDE para mudar Portugal

MarcoAntonio Escreveu:
3) CORTE NOS BENEFÍCIOS E DEDUÇÕES FISCAIS
Para a OCDE "o Governo deveria ir mais longe no corte das despesas fiscais" já que em Portugal utiliza-se em demasia as deduções e benefícios fiscais que normalmente até "beneficiam mais os contribuintes com rendimentos mais elevados". No documento também se lê que "o sistema fiscal português é caracterizado por muitas despesas fiscais, que estreitam a base contributiva e por isso obrigam a taxas de impostos mais elevadas do que seria necessário".
Um ponto interessante que coloca a questão numa perspectiva internacional. Existe a ideia de que em Porugal se pagam muitos impostos, uma ideia que já tenho tentado combater aqui no forum por sinal...
Como já disse, Marco, duvido dessas estatisticas.
Igualmente gostaria de ver um estudo em que mostrasse a carga fical por classe e que a comparasse às outras classes europeias (i.e., ver p.e. qual a carga fiscal sobre alg que recebe o ordenado minimo, 1-2 ordenados, 2-3 ordenados, etc).
Além disso, tem de se ter em conta isenções em termos de saúde, apoios sociais, bolsas de estudo, etc (o que tornaria o estudo quase impossivel).
Tu próprio apontas o RSI vs SMN, em que na prática, os que recebem RSI ficam com mais €€ do que aqueles que recebem o SMN, sendo que os que recebem mais (efectivamente), contribuam menos do que os que trabalham.
Logo, imho, pode haver quem se queixe da carga fiscal excessiva, pelo menos em relação aos seus rendimentos, visto que, se não me engano (e espero que me corrijas se estiver enganado), a carga fiscal será feita a dividir (média) pela população total do país (per capita).
cumps,