MarcoAntonio Escreveu:Lê tudo o que eu escrevi. Tu não estás meramente à mercê da fiscalização. Existem outros mecanismos (o da educação é apenas um, talvez o mais genérico e importante mas ainda podia acrescentar outro mecanismo que é a implementação de obstáculos ao não cumprimento da lei, o que pode ter diversas variantes e pode inclusivamente passar por tornar o não cumprimento da lei desvantajoso de formas artificiais que não a punição directa).
Exemplo prático: é proibido entrar a pé em determinada zona (lei).
O que é que se pode fazer para que as pessoas cumpram a lei, para além de definir uma punição?
Primeiro que tudo: explicar porque é que é proibido (as pessoas podem entender ou não, acreditar ou não);
Segundo: colocar uma vedação, para que entrar a pé nessa zona seja difícil.
Terceiro: colocar um segurança que possa servir de mecanismos de detecção (fiscalização) e consequente punição.
Ainda há uma quarta opção à qual eu muitas vezes sou favorável, dada a nossa tendência para cumprirmos apenas as regras que nos interessa, e que é estabelecer penalizações de tal forma elevadas que leve as pessoas a pensarem duas vezes antes de infringirem as regras.
Penso até que em determinadas situações é a melhor forma de construir o sentido cívico.
O caso do cinto de segurança é talvez o mais visivel. Por muito que se explicasse as vantagens, duvido que alguma vez o nível de aceitação fosse muito elevado. Ao colocar uma multa, 'forçámos' esse comportamento. Mas mais. Eu estou convencido que hoje, se retirassem a multa, o colocar do cinto manter-se-ia numa % muito maior do que aquela que inicialmente se conseguiria se apenas se explicasse as vantagens.
E a mesma lógica deveria ser aplicada em variados aspectos da nossa vida. A titulo de exemplo, no ano passado, num bairro de Londres, vi letreiros nos postes de iluminação a informar que a multa por deixar dejectos dos cães na rua são sujeitos a multa de 1.000 libras. Cá a multa é irrisória, tanto quanto sei, o que faz com que compense ignorar a lei.
Isto já se está a desviar do tema inicial mas é um assunto também interessante.