A. Elder - Quais as acções do PSI20 que mais se mexem?
22 mensagens
|Página 1 de 1
Desculpa Jonhy, esqueci-me de te responder mas o Quico já explicou.
Posso é tentar dar um exemplo de CFD do Dax por exemplo.
Neste momento o mercado está fechado mas na Go Bulling o CFD do Dax tem o ask cotado a 6.612.
1 CFD é equivalente a 6.612 EUR ou seja cada tick vale 1 euro.
Agora imagina que o teu sistema te diz para entrares a 6.612 e tens um stop de 200 pontos ou seja 6.412.
Tu estás disposto a arriscar 2.000 euros.
Logo 2.000 euros a dividir por 200 pontos (= 200 euros) são 10 contratos.
Deves comprar 10 contratos.
Vais na prática estar a controlar (e tens o risco) de 66.120 euros mas a margem que tens de deixar é de apenas 3.308 EUR.
A alavancagem não é problema nenhum se for bem usada e permite, como o Quico disse, empatar menos capital, o que pode libertar fundo para outros negócios / oportunidades.
Têm é ser usada com a consciência do risco que se está a controlar.
Espero que esteja claro mas se quiseres algum exemplo mais especifico diz. Há corretoras como a Go Bulling que têm demos e podes fazer lá estas experiências.
Posso é tentar dar um exemplo de CFD do Dax por exemplo.
Neste momento o mercado está fechado mas na Go Bulling o CFD do Dax tem o ask cotado a 6.612.
1 CFD é equivalente a 6.612 EUR ou seja cada tick vale 1 euro.
Agora imagina que o teu sistema te diz para entrares a 6.612 e tens um stop de 200 pontos ou seja 6.412.
Tu estás disposto a arriscar 2.000 euros.
Logo 2.000 euros a dividir por 200 pontos (= 200 euros) são 10 contratos.
Deves comprar 10 contratos.
Vais na prática estar a controlar (e tens o risco) de 66.120 euros mas a margem que tens de deixar é de apenas 3.308 EUR.
A alavancagem não é problema nenhum se for bem usada e permite, como o Quico disse, empatar menos capital, o que pode libertar fundo para outros negócios / oportunidades.
Têm é ser usada com a consciência do risco que se está a controlar.
Espero que esteja claro mas se quiseres algum exemplo mais especifico diz. Há corretoras como a Go Bulling que têm demos e podes fazer lá estas experiências.
JonhyRico Escreveu:Bom dia amigos.
Tenho mais uma dúvida para vos colocar relativa ao A. Elder. Tem a ver com as regras dos 2% e 6%.
Em cada trade apenas posso "arriscar" 2% do meu capital. Se tiver 100.000€ e pretender abrir uma posição com uma acção poderei utilizar cerca de 2.000€ (esquecendo as comissões para simplificar a questão). A minha dúvida é: e com produtos alavancados? Se em vez de pretender abrir a minha posição com uma acção, pretender fazê-lo com um CFD quanto poderia utilizar? Seria o mesmo valor?
Um abraço e obrigado.
Há duas questões no teu post.
Tu não podes utilizar 2.000 euros. Tu podes é arriscar 2.000 euros (isto é uma confusão comum).
Exemplo: Microsoft a 25$.
Entras com um stop 2$.
Tens 100.000$ e queres arriscar 2% do capital, ou seja estás disposto a perder 2.000$ no negócio.
2.000$ / 2$ (stop) = 1.000 acções.
Vais comprar 1.000 acções x 25$ = 25.000$ ou seja vais utilizar 25.000$ do teu capital com um risco de 2.000$.
Claro que o risco é superior se não conseguires sair nos 23$ (exemplo: gaps de abertura).
Quanto à alavancagem é exactamente o mesmo (seja pela utilização da margem, seja pelos $/tick, $/pip, etc).
Mas se quiseres colocar um exemplo concreto o pessoal ajuda-te.
Ainda não li esse livro do Elder, apesar de o ter na minha pilha de pendentes...
No entanto, creio que ele (e muitos outros) apenas diz que só se deve arriscar, no máximo, 2% do capital num determinado trade e não que se deve alocar 2% do capital a um trade.
São coisas muito diferentes. Alocar 2% de um trade significa, no exemplo com 100.000€ de carteira, alocar 2000€ por trade, o que implicaria precisar de 50 posições para estar completamente investido. Ora, 50 posições abertas não são propriamente fáceis de gerir... Já arriscar 2% do capital num trade pode-se fazer alocando, por exemplo, 20.000€ a um trade, com um stop de 10% (em que no máximo - admitindo que não há gaps substanciais - se perdem os tais 2000€)...
No entanto, creio que ele (e muitos outros) apenas diz que só se deve arriscar, no máximo, 2% do capital num determinado trade e não que se deve alocar 2% do capital a um trade.
São coisas muito diferentes. Alocar 2% de um trade significa, no exemplo com 100.000€ de carteira, alocar 2000€ por trade, o que implicaria precisar de 50 posições para estar completamente investido. Ora, 50 posições abertas não são propriamente fáceis de gerir... Já arriscar 2% do capital num trade pode-se fazer alocando, por exemplo, 20.000€ a um trade, com um stop de 10% (em que no máximo - admitindo que não há gaps substanciais - se perdem os tais 2000€)...
- Registado: 8/11/2002 12:16
Bom dia amigos.
Tenho mais uma dúvida para vos colocar relativa ao A. Elder. Tem a ver com as regras dos 2% e 6%.
Em cada trade apenas posso "arriscar" 2% do meu capital. Se tiver 100.000€ e pretender abrir uma posição com uma acção poderei utilizar cerca de 2.000€ (esquecendo as comissões para simplificar a questão). A minha dúvida é: e com produtos alavancados? Se em vez de pretender abrir a minha posição com uma acção, pretender fazê-lo com um CFD quanto poderia utilizar? Seria o mesmo valor?
Um abraço e obrigado.
Um abraço e obrigado.
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...
Google: O treino do Toy
Bem, a propósito desta última mensagem existe um tópico com uns vídeos muito educativos...
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=763022&highlight=&sid=f10f9be0f08da21b78ef8bdd26abae1e&js_link=1
...cuja mensagem era: Never average down
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=763022&highlight=&sid=f10f9be0f08da21b78ef8bdd26abae1e&js_link=1
...cuja mensagem era: Never average down
Nada do que eu escrevo deve ser visto como recomendação de investimento, é apenas a minha opinião pessoal.
"O começo é a parte mais importante do trabalho." - Platão.
A minha modesta opinião é de que o PSI-20, para quem está longo, mesmo com estas crises a mistura, continua a ser o lugar mais, seguro do Planeta para se estar.
Prova disso é o caso, por exemplo da SONAE, cheguei a entrar a 1,30, depois vieram por ali a abaixo em 2008 e 2009, equilibrei preços na casa dos 0,60, 0,70centimos(a pensar que não caia mais), depois cairam ainda mais até aos 0,40, nessa altura até as pernas tremiam, mas ganhei coragem e reforçei quase com um camião delas.
Certo é que neste momento o meu preço médio, é de 0,58 centimos, ou seja estou sentadinho em cima dela.
Agora é claro digo que o PSI; é bom para quem investe a longo prazo(5 a 6/7 anos).
Pois se esta acção estivesse no NASDAQ, ou simplesmente teria de fazer um split para se manter viva, e isso quando acontece, existem perdas tremendas normalmente.
Bons negocios

Prova disso é o caso, por exemplo da SONAE, cheguei a entrar a 1,30, depois vieram por ali a abaixo em 2008 e 2009, equilibrei preços na casa dos 0,60, 0,70centimos(a pensar que não caia mais), depois cairam ainda mais até aos 0,40, nessa altura até as pernas tremiam, mas ganhei coragem e reforçei quase com um camião delas.
Certo é que neste momento o meu preço médio, é de 0,58 centimos, ou seja estou sentadinho em cima dela.
Agora é claro digo que o PSI; é bom para quem investe a longo prazo(5 a 6/7 anos).
Pois se esta acção estivesse no NASDAQ, ou simplesmente teria de fazer um split para se manter viva, e isso quando acontece, existem perdas tremendas normalmente.
Bons negocios
Aqui vai um excerto de um livro do Elder, para ver se ele explica melhor do que eu:
When the EMA and MACD-Histogram rise at the same time, the market is in gear to the upside and the bar turns green. When both fall, bears are in control and the bar is red. When the two indicators point in opposite directions the bar is blue.
The Impulse system works best as a censorship method. When the Impulse is green, you may buy or stand aside but absolutely no shorting is permitted. When the Impulse is red, you may go short or stand aside but buying is prohibited.
I wait for the Impulse system to go “off green”
before shorting and “off red” before buying.
When the EMA and MACD-Histogram rise at the same time, the market is in gear to the upside and the bar turns green. When both fall, bears are in control and the bar is red. When the two indicators point in opposite directions the bar is blue.
The Impulse system works best as a censorship method. When the Impulse is green, you may buy or stand aside but absolutely no shorting is permitted. When the Impulse is red, you may go short or stand aside but buying is prohibited.
I wait for the Impulse system to go “off green”
before shorting and “off red” before buying.
- Anexos
-
- Grelha IS.jpg (28.68 KiB) Visualizado 2065 vezes
Nada do que eu escrevo deve ser visto como recomendação de investimento, é apenas a minha opinião pessoal.
Pois. Estou a aplicar o triple screen (na minha conta virtual) precisamente com a Galp neste momento porque parece enquadrar-se com as coisas que o Elder explica.
No entanto, na primeira entrada espetei-me logo. Isto porque utilizei o método o Safezone Stop (fiz aquela tabelazinha toda bonitinha como ele sugere) mas enganei-me ao escolher o Stop. Escolhi o "Protected" e não o "Stop Loss" normal. Se tivesse escolhido o stop da coluna certa ainda estaria dentro e a galopar em direcção ao topo do canal.
Porque dizem que o triple screen é dificil de aplicar?
Abraço.
No entanto, na primeira entrada espetei-me logo. Isto porque utilizei o método o Safezone Stop (fiz aquela tabelazinha toda bonitinha como ele sugere) mas enganei-me ao escolher o Stop. Escolhi o "Protected" e não o "Stop Loss" normal. Se tivesse escolhido o stop da coluna certa ainda estaria dentro e a galopar em direcção ao topo do canal.
Porque dizem que o triple screen é dificil de aplicar?
Abraço.
Elias Escreveu:rsacramento podes pf explicar as cores?
em paralelo com o braga de matos o elder foi a minha primeira leitura de bolsa
o que mais me fascinou e ainda hoje procuro seguir religiosamente é o princípio dos 3 Ms: mind (disciplina), method e money management
quanto ao triple screen, o m4 já disse o essencial
a ideia é ter vários filtros para as entradas: negociar com a tendência e aproveitar os swings
as cores são semáforos
mas na prática muito raramente encontras uma situação como esta da galp: azul no semanal, verde no diário e a meio do canal
repito: o que retirei mesmo de bom do elder foram os 3 Ms
As cores funcionam como um método de "censura". Se está vermelho apenas podemos shortar ou ficar de fora, verde apenas podemos entrar longos ou ficar de fora.
Azul é neutro (podemos fazer as três possibilidades). Devemos ter em conta o gráfico diário e o semanal...
O triple screen funciona melhor em acções que se mexam bem, aconselho-te as acções do CAC como alternativa às do PSI. Para saberes quais do PSI se mexem melhor, basta olhares para os gráficos...
Azul é neutro (podemos fazer as três possibilidades). Devemos ter em conta o gráfico diário e o semanal...
O triple screen funciona melhor em acções que se mexam bem, aconselho-te as acções do CAC como alternativa às do PSI. Para saberes quais do PSI se mexem melhor, basta olhares para os gráficos...
JonhyRico Escreveu:Preciso de sugestões de acções que se "mexam" bem.
Alguem pode dar uma ajuda?
o que te têm dito é que deves ser tu a "pescar"

e também que o triple screen não dá lucro...
já agora uma "graça" com a galp:
- Anexos
-
- galp semanal.png (11.32 KiB) Visualizado 2398 vezes
-
- galp.png (18.76 KiB) Visualizado 2353 vezes
-
- zoom.png (11.54 KiB) Visualizado 2357 vezes
menos é mais
Não tem "edge"? Como assim? Desculpa LTCM, mas estás a falar com um maçarico nestas coisas...
20 papeis é bem acima do número recomendado por ele no livro... Daí eu ter perguntado.
Será legitimo assumir que as cotadas com maior beta serão as que melhor cumprirão os "requisitos"?
20 papeis é bem acima do número recomendado por ele no livro... Daí eu ter perguntado.
Será legitimo assumir que as cotadas com maior beta serão as que melhor cumprirão os "requisitos"?
Re: Quais as acções do PSI20 que mais se mexem?
JonhyRico Escreveu:Quais são as acções do PSI20 com mais variação de preços?
Estou a ler o livro "Come Into My Trading Room" do A. Elder e ele refere que devemos (para o método dele, claro está) escolher as acções que se mexam bem proporcionando canais de trading mais largos. Por outras palavras, a distãncia média da EMA ao canal ou envelope é maior. É nessas que estou interessado.
Queria fazer umas experiências com a minha conta demo relativamente ao método dele e gostava de saber quais as acções que preenchem os requisitos que ele refere no nosso PSI.
Obrigado.
Esquecendo o facto de esse método do Elder não ter qualquer “edge”, qual é a dificuldade em o testar num universo de 20 activos?
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
A. Elder - Quais as acções do PSI20 que mais se mexem?
Quais são as acções do PSI20 com mais variação de preços?
Estou a ler o livro "Come Into My Trading Room" do A. Elder e ele refere que devemos (para o método dele, claro está) escolher as acções que se mexam bem proporcionando canais de trading mais largos. Por outras palavras, a distãncia média da EMA ao canal ou envelope é maior. É nessas que estou interessado.
Queria fazer umas experiências com a minha conta demo relativamente ao método dele e gostava de saber quais as acções que preenchem os requisitos que ele refere no nosso PSI.
Obrigado.
Obrigado.
Editado pela última vez por JonhyRico em 29/10/2010 11:00, num total de 1 vez.
22 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot] e 121 visitantes