Página 1 de 2

MensagemEnviado: 9/12/2010 8:50
por tonirai
Meus amigos, acho que isso é um "não-assunto".
Obviamente que um português a residir na UE (ou resto da Europa) adquire um telemóvel e plano tarifário do país onde está.

Todos os que conheço o fazem... e não são poucos!
Podem é até ter mais que um... em que um deles tem um plano próprio mais barato para ligar para cá (alguns desses planos até são mais económicos que os que quem cá está tem para ligar para outras redes... por exemplo, à volta de 0.20€/min).

Alguns (sobretudo aqueles que vêm cá com frequência) conservam os seus telemóveis e tarifários portugueses de origem, apenas para quando cá voltam o usarem (hoje em dia, facilmente o carregam pela net, de modo a manter o nº activo).

MensagemEnviado: 9/12/2010 0:42
por Elias
Jiboia Cega Escreveu:Imagina que queres telefonar para Portugal. Ligares da rede fixa é realmente um pouco mais barato, mas não tanto se ligares para um telemóvel português. E lembra-te que nem toda a gente tem (ou pode ter) rede fixa e acesso à internet para as restantes opções.


Para quem tem residência no estrangeiro, é claramente mais compensador ter um telemóvel da rede do país onde reside, quer para fazer chamadas nacionais, quer para ligar para Portugal (há planos tarifários especialmente desenhados para essas situações). Morar no estrangeiro e manter o telemóvel português para ligar para Portugal é uma opção que racionalmente não tem qualquer fundamento, pois implica custos acrescidos sem qualquer benefício - em minha opinião uma tal opção só pode ser tomada por desconhecimento da oferta ou por mero capricho.

MensagemEnviado: 9/12/2010 0:24
por Jiboia Cega
Imagina que queres telefonar para Portugal. Ligares da rede fixa é realmente um pouco mais barato, mas não tanto se ligares para um telemóvel português. E lembra-te que nem toda a gente tem (ou pode ter) rede fixa e acesso à internet para as restantes opções.

MensagemEnviado: 9/12/2010 0:11
por Elias
Jiboia, isso é evidente.

Mas objectivamente (e racionalmente) não há razão para estar a usar um número português em roaming. Há opções muito mais económicas, a saber:

- usar um telemóvel com um cartão de um operador do país onde reside
- usar a rede fixa
- usar o Skype

Por isso escrevi (e mantenho): "esses não viajam a Portugal todas as semanas e têm telemóveis das redes dos países onde residem, logo o custo do roaming não é um problema para eles"

Nota: não confundir "roaming" com "chamadas internacionais" :wink:

MensagemEnviado: 9/12/2010 0:08
por Jiboia Cega
Sim à primeira.
Chamadas para Portugal.

Resumindo, um português que more fora de Portugal, para ligar para Portugal com o seu número português, gasta muitíssimo mais que se estiver a fazê-lo de e para Portugal 8-)

MensagemEnviado: 8/12/2010 23:59
por Elias
Não percebi nada. Ou melhor vamos a ver se percebi:

Jiboia Cega Escreveu:Um português que mora na UE mas fora de Portugal, se mantiver a mesma quantidade de chamadas que faz estando em Portugal, tem custos insuportáveis.


Referes-te a chamadas para Portugal?

Jiboia Cega Escreveu:Quem mora fora certamente tem um número do país onde vive mas isso não embaratece a depesa final.


Mais uma vez: estás a falar de ligar para Portugal? Ou estás a falar de chamadas feitas para números do país de residência?

MensagemEnviado: 8/12/2010 23:53
por Jiboia Cega
Um português que mora na UE mas fora de Portugal, se mantiver a mesma quantidade de chamadas que faz estando em Portugal, tem custos insuportáveis. Quem mora fora certamente tem um número do país onde vive mas isso não embaratece a depesa final.

MensagemEnviado: 8/12/2010 23:46
por Elias
Jiboia Cega Escreveu:
Elias Escreveu:Opá mas esses não viajam a Portugal todas as semanas e têm telemóveis das redes dos países onde residem, logo o custo do roaming não é um problema para eles :P


Ai não que não é! A quem o dizes. Eheheh


Podes elaborar?

MensagemEnviado: 8/12/2010 23:45
por Jiboia Cega
Elias Escreveu:Opá mas esses não viajam a Portugal todas as semanas e têm telemóveis das redes dos países onde residem, logo o custo do roaming não é um problema para eles :P


Ai não que não é! A quem o dizes. Eheheh

MensagemEnviado: 8/12/2010 23:44
por Elias
Jiboia Cega Escreveu:Elias, se medirmos o benefício per capita és capaz de ter razão mas no global, já viste a quantidade de emigrantes portugueses que há na Europa? E neste aspecto estou apenas a referir-me à nova vaga de emigração da malta mais nova ;)


Opá mas esses não viajam a Portugal todas as semanas e têm telemóveis das redes dos países onde residem, logo o custo do roaming não é um problema para eles :P

MensagemEnviado: 8/12/2010 23:42
por Jiboia Cega
Elias, se medirmos o benefício per capita és capaz de ter razão mas no global, já viste a quantidade de emigrantes portugueses que há na Europa? E neste aspecto estou apenas a referir-me à nova vaga de emigração da malta mais nova ;)

MensagemEnviado: 8/12/2010 23:39
por Elias
Jiboia Cega Escreveu:Mesmo assim acho que seria bastante útil paa muita gente, e nao principalmente aos Eurodeputados como sugeriu o Elias.


Olá Jiboia,

Mesmo sendo uma questão semântica, gostaria de esclarecer que eu não escrevi que beneficiava "principalmente" os Eurodeputados; escrevi sim que eles (juntamente com os comissários e outros cidadãos europeus que todas as semanas vão a Bruxelas em reuniões da UE) eram talvez os que mais beneficiariam com esta medida.

Não é exactamente a mesma coisa :wink:

1 abraço,
Elias

MensagemEnviado: 8/12/2010 23:33
por Jiboia Cega
Acho que a ideia do Marco é lógica. Acabando o roaming, haveria quase decerteza um acerto nos tarifários para compensar.

Mesmo assim acho que seria bastante útil paa muita gente, e nao principalmente aos Eurodeputados como sugeriu o Elias.

MensagemEnviado: 8/12/2010 10:19
por Elias
_urbanista_ Escreveu:De qualquer forma as operadoras nunca ficam a perder, inventam uma taxa qaulquer...
E em Portugal é impressionante esta cartelização que existe nas cominicações e ninguem faz nada.
TV,Internet, Telefone, Telemóvel é tudo igual em todas as operadoras, quando se escolhe uma operadora é mais pelo atendimento do que pelo preço, os tarifários são os mesmos só mudam os nomes...


urbanista, se os tarifários fossem diferentes isso afectaria a tua escolha por uma determinada operadora?

MensagemEnviado: 8/12/2010 5:55
por _urbanista_
De qualquer forma as operadoras nunca ficam a perder, inventam uma taxa qaulquer...
E em Portugal é impressionante esta cartelização que existe nas cominicações e ninguem faz nada.
TV,Internet, Telefone, Telemóvel é tudo igual em todas as operadoras, quando se escolhe uma operadora é mais pelo atendimento do que pelo preço, os tarifários são os mesmos só mudam os nomes...

MensagemEnviado: 7/12/2010 22:47
por Automech
MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:Por acaso acho que a Comissão Europeia está a interferir demasiado no mercado ao exigir primeiro que se baixe as tarifas de roaming e depois que se acabe com o roaming.

Mas não sejamos ingénuos: o turista ocasional agradece, mas não é o principal beneficiado; os comissários, os eurodeputados e as hordas de cidadãos europeus que todas as semanas vão a Bruxelas em reuniões da UE são talvez os que mais beneficiam com esta medida.


Mas é como digo, a Comissão Europeia pode interferir o que quiser, as empresas e o Mercado das Telecomunicações como um todo vai responder e ajustar-se. As empresas não vão abdicar de uma receita e mandá-la para as urtigas porque a Comissão Europeia quer que o roaming acabe... o que vão fazer é arranjar forma de continuarem a ganhar o mesmo mas noutro formato, um formato sem roaming. A forma mais natural é ajustar os tarifários!

Estas coisas são mais cosmética que outra coisa, as pessoas iludem-se por vezes demasiado com os nomes das coisas e com questões de carácter formal do que com a relevância prática directa dessas mesmas coisas (daí a minha alusão à história do IVA sobre o IA/ISV porque é um bom exemplo disso mesmo).


Só que aqui, infelizmente, irá ser introduzida uma distorção (chamemos-lhe assim).

Enquanto que as novas regras do IVA/IA/ISV incidiram apenas sobre compradores de carros (ou seja as mesmas pessoas), aqui haverá uma transferencia de custos de quem usa o roaming para quem não o usa.

Mas é o tu dizes. Já vimos este filme n vezes. Com os arredondamentos dos spreads dos créditos à habitação. Com as taxas das águas. Etc.

MensagemEnviado: 7/12/2010 21:41
por e-finance
Vou atirar esta ao ar...
Depois podemos aderir a uma rede espanhola, caso seja mais barato ou tenha melhores condições na aquisição de equipamentos. :mrgreen:

MensagemEnviado: 7/12/2010 20:28
por Elias
ferradura Escreveu:Sabiam que isso é maus para nós...

Pois, no roaming, sempre que alguem de fora nos liga a operadora paga a nossa operadora um taxa de aluger dos circuitos.

Ora, por exemplo em França como temos muitos emigrantes e são eles que ligam mais, lá se vai uma fonte de rendimentos para os nossos operadores.


ferradura existem telefones fixos através dos quais é possível ligar de borla (ou quase de borla). Só liga pelo telemóvel quem quer. Ligar pelo telemóvel é uma comodidade e a comodidade tem um preço.

MensagemEnviado: 7/12/2010 20:14
por ferradura
Sabiam que isso é maus para nós...

Pois, no roaming, sempre que alguem de fora nos liga a operadora paga a nossa operadora um taxa de aluger dos circuitos.

Ora, por exemplo em França como temos muitos emigrantes e são eles que ligam mais, lá se vai uma fonte de rendimentos para os nossos operadores.

MensagemEnviado: 7/12/2010 19:40
por Lion_Heart
Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:Oh Lion então tu não sabes que nos hipermercados é mais barato? Acorda homem!!!!



Onde é que achas qu eu vou? Mesmo assim tens que ir aos "estrangeiros" o Nacional ja virou Galp e os preços começam a subir (apesar de te dar desconto para o hiper)


Então se já vais aos hipers, porque é que os preços noutros postos te causam incómodo?


Porque é comico ver que se gastaram milhares de euros para ter uma informação que nao serve para nada (os preços são iguais).

E o mesmo que ter placas electronicas a dizer ( cafe x 0.55 , cafe y 0.55 , cafe z 0.55)

São Inuteis

MensagemEnviado: 7/12/2010 19:35
por Elias
Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:Oh Lion então tu não sabes que nos hipermercados é mais barato? Acorda homem!!!!



Onde é que achas qu eu vou? Mesmo assim tens que ir aos "estrangeiros" o Nacional ja virou Galp e os preços começam a subir (apesar de te dar desconto para o hiper)


Então se já vais aos hipers, porque é que os preços noutros postos te causam incómodo?

MensagemEnviado: 7/12/2010 19:27
por Lion_Heart
Elias Escreveu:Oh Lion então tu não sabes que nos hipermercados é mais barato? Acorda homem!!!!



Onde é que achas qu eu vou? Mesmo assim tens que ir aos "estrangeiros" o Nacional ja virou Galp e os preços começam a subir (apesar de te dar desconto para o hiper)

MensagemEnviado: 7/12/2010 19:19
por Elias
Lion_Heart Escreveu:Neste caso vou ter que apoiar a Comissão, pois esta provado que por ca as autoridades não conseguem ver que a concorrência não existe.

Dois exemplos. Os 3 tarifarios das tres maiores redes que são destinados a utilizadores teenagers vao aumentar nas mesma proporção (algo como 25%).

Este fim semana fui a V. Real e naqueles famosos indicadores de estrada (que devem ter custado uns bons milhares) o preço era igual para todas as bombas! Vejam por ex aqui : http://www.elpreciodelagasolina.com/gas ... edra:34276


Oh Lion então tu não sabes que nos hipermercados é mais barato? Acorda homem!!!!


MarcoAntonio Escreveu:Mas é como digo, a Comissão Europeia pode interferir o que quiser, as empresas e o Mercado das Telecomunicações como um todo vai responder e ajustar-se. As empresas não vão abdicar de uma receita e mandá-la para as urtigas porque a Comissão Europeia quer que o roaming acabe... o que vão fazer é arranjar forma de continuarem a ganhar o mesmo mas noutro formato, um formato sem roaming. A forma mais natural é ajustar os tarifários!


Exacto, e devido às imposições das tarifas de roaming temos agora aquela situação bizarra de que em certos tarifários é mais barato falar de Espanha para Portugal do que fazer uma chamada nacional para outras redes. Por isso muitas pessoas que moram perto da fronteira já conhecem o truque: seleccionam a rede espanhola quando querem falar para outra rede :lol:

MensagemEnviado: 7/12/2010 19:16
por MarcoAntonio
Elias Escreveu:Por acaso acho que a Comissão Europeia está a interferir demasiado no mercado ao exigir primeiro que se baixe as tarifas de roaming e depois que se acabe com o roaming.

Mas não sejamos ingénuos: o turista ocasional agradece, mas não é o principal beneficiado; os comissários, os eurodeputados e as hordas de cidadãos europeus que todas as semanas vão a Bruxelas em reuniões da UE são talvez os que mais beneficiam com esta medida.


Mas é como digo, a Comissão Europeia pode interferir o que quiser, as empresas e o Mercado das Telecomunicações como um todo vai responder e ajustar-se. As empresas não vão abdicar de uma receita e mandá-la para as urtigas porque a Comissão Europeia quer que o roaming acabe... o que vão fazer é arranjar forma de continuarem a ganhar o mesmo mas noutro formato, um formato sem roaming. A forma mais natural é ajustar os tarifários!

Estas coisas são mais cosmética que outra coisa, as pessoas iludem-se por vezes demasiado com os nomes das coisas e com questões de carácter formal do que com a relevância prática directa dessas mesmas coisas (daí a minha alusão à história do IVA sobre o IA/ISV porque é um bom exemplo disso mesmo).

MensagemEnviado: 7/12/2010 19:14
por Lion_Heart
Neste caso vou ter que apoiar a Comissão, pois esta provado que por ca as autoridades não conseguem ver que a concorrência não existe.

Dois exemplos. Os 3 tarifarios das tres maiores redes que são destinados a utilizadores teenagers vao aumentar nas mesma proporção (algo como 25%).

Este fim semana fui a V. Real e naqueles famosos indicadores de estrada (que devem ter custado uns bons milhares) o preço era igual para todas as bombas! Vejam por ex aqui : http://www.elpreciodelagasolina.com/gas ... edra:34276