Boas,
Depois de ler o tópico sobre as "Formulas JLC" (
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=71908), e de navegar um pouco fiquei a conhecer a Formula Camarilla.
Tendo disponiveis os dados ao minuto do DAX desde 21/01/2008, bastava um pequeno esforço para fazer um teste.
Apesar de existirem diversas variantes da formula Camarilla e da sua aplicação, existe um tronco comum que corresponde ao seguinte:
- o High, Low e Close do dia anterior definem um conjunto de niveis de suporte e resistência para o dia seguinte em que os mais importantes são S5, S4, S3, R3, R4 e R5;
- as formulas de calculo destes niveis estão disponiveis na Net o que permite tambem que se possam alterar e obter outros resultados (como nas tais "Formulas JLC");
- durante a negociação os niveis S3 e R3 são utilizados como suporte e resistência com S4 e R4 a servir de stops e de breakout para tentar atingir S5 e R5 respectivamente mas agora com S3 e R3 como stops para voltar a negociar o range;
Vamos ao pormenor.
Existem 4 tipos de trade:
1- longo a partir de S3 com target em R3 e stop em S4;
2- curto a partir de R3 com target em S3 e stop em R4;
3- longo a partir de R4 com target em R5 e stop em R3;
4- curto a partir de S4 com target em S5 e stop em S3;
No caso dos trades do tipo 3 e 4, no teste optei por fechar metade da posição quando o target fosse atingido fechando o trade completamente no final da sessão continuando o stop activo.
Cada vez que um stop é activado, faz-se um stop e reverse ou seja o trade é fechado e abre-se outro no sentido contrário:
1- Um stop num trade de tipo 1 dará origem a um trade do tipo 4;
2- Um stop num trade de tipo 2 dará origem a um trade do tipo 3;
3- Um stop num trade de tipo 3 dará origem a um trade do tipo 2;
4- Um stop num trade de tipo 4 dará origem a um trade do tipo 1;
Qualquer trade em curso é sempre fechado no final do dia de negociação.
Na abertura só é aberto um trade se o preço estiver fora do range S3:R3. Se o preço estiver entre R3 e R4 é aberto um trade curto com target em S3 (tipo 2). Se o preço estiver acima de R4, é aberto uma trade longo com target em S5 (tipo 3); Se o preço estiver entre S3 e S4 é aberto um trade longo com target em R3 (tipo 1). Se o preço estiver abaixo de S4, é aberto um trade curto com target em R5 (tipo 4). Finalmente se o preço estiver no range, vamos ficar a espera que R3 ou S3 sejam atingidos: se R3 for atingido, abrimos um trade curto de tipo 2 com target em S3, se S3 for atingido, abrimos um trade longo de tipo 1 com target em R3.
Outro parametro importante é o spread de negociação. Cada vez que abre e fecha um trade é pago um prémio à corretora que corresponde à diferença entre o Bid e o Ask. Neste teste para o DAX, considerei 3 pontos que é o que se consegue numa das plataformas mais utilizadas. Este valor é muito importante, por sendo este um sistema de negociação intraday com "stop and reverse" terá tendência a gerar muitos negocios.
E agora quais foram os resultados ?
Deixo-vos aqui um ficheiro XLS com o detalhe dos 2050 trades gerados para 670 dias de negociação (média de 3.06 trades por dia) para que possam verificar a autenticidade do teste e um grafico com a evolução do resultado acumulado (a verde) face à evolução do DAX no mesmo periodo.
Facilmente se constata que a formula Camarilla aplicada desta forma não teve um retorno consistente durante o periodo estando até negativa neste momento.
Mesmo considerando comissões mais baixas entre o Bid e o Ask (que valem mais de 6000 pontos para todo o periodo), a evolução da curva de retorno é tão oscilatória que não se pode considerar que haja consistência nesse retorno.
Este teste não significa que não possam haver outras formulas modificadas (como possivelmente as tais "Formulas JLC") com retorno consistente.
Boa sorte e BN,
ljbk.