
MarcoAntonio Escreveu:Sim, deve ter sido um processo degenerativo, mas isso é normal (digo eu, que não sou linguísta).
Eu ainda estou à espera do dia em que grama passa a ser oficialmente um substantivo feminino (e não estou a falar da relva


Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=74279
MarcoAntonio Escreveu:Sim, deve ter sido um processo degenerativo, mas isso é normal (digo eu, que não sou linguísta).
MarcoAntonio Escreveu:Exponencial tanto pode ser utilizado para referir algo muito expressivo como a uma função matemática.
Pata-Hari Escreveu:O interessante é teres vários dados a darem a mesma indicação. Ainda não te vi colocar outros, só minorar os que foram apresentados.
Pata-Hari Escreveu:Marco, eu acho que descabido é minorar os dados e discutir a cor da gravata do jornalista. Mas como em tudo, eu fico na minha e tu na tua.
Pata-Hari Escreveu:Marco, as coisas analisam-se com um conjunto de dados e de indicadores. No limite, argumentas todos os dados e todas as noticias, que é o equivalente a fechar os olhos à realidade económica e olhas para os gráficos apenas. Eu não considero que isso seja interessante.
MozHawk Escreveu:Marco,
Mas se "O valor das mercadorias transaccionadas globalmente aumentou 25% no primeiro semestre deste ano por comparação com o mesmo período do ano passado. " é melhor do que 15%, 10%, 5% ou 0%, não?!
Um abraço,
MozHawk
Elias Escreveu:Será que o jornalista sabe o que significa exponencial?
Pata-Hari Escreveu:Risco, o que eu gosto de ler/ouvir é que existe retoma e não estagnação. Só isso.
A subida vertiginosa do preço de algumas matérias-primas e a baixa base de comparação, explicam em boa medida, este crescimento exponencial.
Risco, Ambas, embora eu veja a coisa pela magnitude da recuperação, que é o que se questiona mais agora.
RiscoCalculado Escreveu:
Estamos agora mais ou menos nos mesmos níveis do início de 2008 .
Eu acho esta noticia extraordinária, sou só eu?
Comércio mundial disparou 25% na primeira metade do ano
01 Setembro 2010 | 15:54
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partihar|Votar|Total: 0 VotosTamanho
O valor das mercadorias transaccionadas globalmente aumentou 25% no primeiro semestre deste ano por comparação com o mesmo período do ano passado.
“Esta forte recuperação no crescimento do comércio mundial confirma a continuação de uma tendência iniciada no primeiro trimestre do ano”, refere a Organização Mundial de Comércio (OMC).
A subida vertiginosa do preço de algumas matérias-primas e a baixa base de comparação, explicam em boa medida, este crescimento exponencial.
Segundo dados hoje divulgados pela organização sedeada em Genebra, a Ásia foi o continente cujo valor das exportações e simultaneamente das importações mais cresceu: 37% e 38%, respectivamente.
A China exportou mais 44% e importou mais 41%, números próximos dos do Japão: 41% e 35%, respectivamente.
A região do mundo onde as exportações mais cresceram, uns impressionantes 44%, foi a da Comunidade de Estados Independentes, que reúne as 11 Repúblicas que pertenciam à antiga União Soviética. Já o país que mais importou foi o Brasil: 56%.
Os números mais modestos foram os registados pelos 27 países da União Europeia, que venderam ao mundo, em valor, mais 13% na primeira metade deste ano face ao período homólogo, e compraram mais 14%.
Os Estados Unidos surgem a meio da tabela, com uma subida de 25% nas exportações e de 32% nas importações.