Agany, não exageremos, eu conheço montes de pessoas que adquiriram usados (até mais do que um nalguns casos) e que nunca tiveram problemas. Eu próprio até hoje comprei dois carros, um novo e outro usado. Não aconteceu nada de especial com o usado. Comprar um usado (é um mercado enorme, e não um mercado marginal, logo não deve ser descartado) pode ser um bom negócio e uma boa opção (especialmente em Portugal onde se paga à cabeça uma "barbaridade" em ISV [nota: confesso que já estive mais contra o alto valor do ISV do que estou actualmente]).
Claro que tb há pessoas que compram usados e têm problemas. Mas isso até com carros novos (tb há quem tenha montes de dores de cabeça de problemas sérios em automóveis novos e a lidar directamente com as Marcas, mas admitamos que acontece menos vezes).
Scorpio, sobre as garantias, quando é entre uma empresa e um particular, a lei diz que a garantia por defeito é 2 anos mas que por acordo entre as partes pode ser reduzida a um ano (normalmente em "troca" por um desconto). Se nada for assinado nesse sentido, é de dois anos.
Não é legal vender um carro usado sem garantia, quando vendido por uma empresa. Agora, o que aparentemente acontece é que muitos stands contornam isto actuando só como intermediários (entre o antigo proprietário e o novo) e não dão assim qualquer garantia porque "efectivamente" a venda não foi entre uma empresa e um particular mas entre um particular e outro particular (nem tão pouco passam recibo da venda em nome da empresa, que serviria de comprovativo para garantia).
Assim, e para responder directamente à tua questão, se a venda foi feita pelo stand e tens recibo desse pagamento passado pelo stand ou outro comprovativo, tens 2 anos de garantia. Se assinaste um papel a dizer que aceitavas só com um ano, então tens um ano. Eu suponho que se assinaste um papel a dizer que aceitas sem garantia nenhuma, esse papel é inválido e passas a ter dois anos que é o estipulado pela lei.
O decreto lei que define isso é o 67/2003 (com alterações no 84/2008).
Bom, isto é o que eu sei sobre a matéria. Penso que há por aí pessoal no forum bem mais dentro deste mercado do que eu pelo que já vi de outros tópicos passados...
