quando falam em comprar obrigações é sempre o valor das mesmas, ou seja não são as yelds? De facto hoje as 10years subiram para os +-125, se estas subiram as yelds desceram.
Mas a minha dúvida é porquê que a compra das obrigações a FED espera impulsionar a economia e evitar um cenário deflação?
A relação inversa entre preços de obrigações ( e futuros de obrigações ) e yields já foi aqui explicada . É questão de pesquisares. Lê este tópico por exemplo:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=73839&start=0
Relativamente à decisão da FED digamos que estão a fazer o mínimo possível aceitável para evitar novo crash. Deixar a folha de balanço contrair seria de uma irresponsabilidade extrema. Mantê-la ao nível actual não será a decisão "óptima" mas ...
Se a compra de obrigações por parte da FED é suficiente para impulsionar a economia e evitar uma estagnação ou ligeira diminuição do nível geral de preços ???
A Fed ao comprar obrigações , pelo efeito da procura acrescida, provoca no imediato uma subida do preço das mesmas e logo uma queda das yields . Isto significa que tanto o Estado como as empresas (desde que os spreads não subam ) potencialmente se conseguirão financiar a taxas inferiores podendo levar assim a cabo novos projectos de investimento . Mas atenção que é apenas potencialmente. Por exemplo relativamente às empresas, as suas decisões de investimento não se baseiam apenas nas taxas de juro mas tb nas expectativas relativamente ao futuro. E se estas não forem as melhores , a descida de taxas não leva inequivocamente a um aumento do investimento privado . Relativamente ao Estado tb é muito discutível que a nível político seja possível "aprovar" novos projectos de estímulo ...
Como disse em termos imediatos parece-me natural que o anuncio da FED tenha provocado uma queda de yields ( a yield das obrigações a 10 anos está agora perto de 2.75%) . No entanto caso o mercado realmente esperasse uma recuperação económica sustentada parecer-me-ia normal que a partir deste ponto as yields começassem a subir , pois níveis destes (2.75% nos 10 anos ) não são de todo "normais" . O meu "palpite" é que isso (subida de yields) provavelmente não vai acontecer e que as yields vão continuar a cair , estando assim o mercado a "sinalizar" que não espera um recuperação económica sustentada. A política monetária (seja ela convencional, ou não convencional -> quantitative easing, etc) por si só ( e sobretudo aplicada de forma tão "tímida" ) não é suficiente para resolver a actual situação da economia americana ( ou mundial ) . É necessária (indispensável) mas não suficiente. A política orçamental seria tb indispensável.