Página 1 de 3

Enviado:
21/11/2010 22:02
por Ulrich
Viva Cem,
apesar de não participar tanto neste tópico, continuas a ser um exemplo em muitos aspectos,e uma opinião que sigo sempre com atenção.
Muitas felicidades
Sempre que houver novidades(ou seja novas ideias em ebulição partilha

)
Gracias...
Abraço
Re

Enviado:
19/11/2010 18:00
por Cem pt
Clark Kent:
Respondendo de forma sumária:
- Correcto, não uso alavancagem nas acções.
- Portfolios separados, porque não uso os mesmos activos em contas separadas, excepto em carteiras de time-frames diferentes.
- Positivo no PSI: compro todas as 12 acções ponderadas no início de cada ano.
- Exemplo da SON: Compro, é certo, independentemente da acção estar negativa no "Bobi".
----------
Lamento informar a comunidade mas não me vai ser possível manter este e outros tópicos com a regularidade que gostaria por motivos profissionais que se devem a ter de me deslocar com grande frequência ao estrangeiro.
Numa última actualização posso acrescentar que o programa continua comprado no PSI, DAX, EURUSD e S&P.
Thanks a todos pelas vossaas colaborações, sugestões e incentivos e até um dia destes. Voltarei, só não sei quando!
Boa sorte e muita saúde para todos.
Cem

Enviado:
10/11/2010 22:38
por Supermann
Portanto depreendo que na parte alocada ao PSI e que usas tipo as maiores acções para servir de índice, nao uses alavancagem correcto?
E tens os portfólios em separado e usas "anulaçoes" de posições ou neste caso deixas isso memso de fora?
O que digo aqui é... esta parte refere-se apenas quando o Bobi dá sinal positivo para o PSI-20 tu compras todos os activos ponderadamente e logo não olhas sequer para o Bobi em cada papel isoladamente certo?
Ainda que possivelmente possas ter algum dos componentes numa outra qq posição noutro portfolio correcto?
Digo por exemplo que tenhas uma carteira a negociar:
- Ouro
- Psi-20 (com o tal método)
- DAX
- Sonae
- PT
- EURUSD
Imagina que a Sonae tem um peso de 10% no PSI-20... portanto quando o Bobi dá sinal no PSI-20 tu compras 10% da parte correspondente ao PSI-20 independentemente do que aquilo que o Bobi diga isoladamente da Sonae, certo?
E como já tinha referido anteriormente presumo que nao uses alavancagem porque é apenas acções correcto?
Prata

Enviado:
10/11/2010 11:00
por Cem pt
- Clark Kent:
Respondendo à primeira mensagem que colocaste, confirmo que as ponderações são calculadas da forma corrigida que exemplificaste no caso da PTC, obtendo esses coeficientes de ponderação por acção no início de cada ano através do site da Euronext. Para 2011 as ponderações serão alteradas na carteira de forma idêntica.
Em relação às comissões é um facto que nesta carteira pessoal de acções (não são CFD porque a diferença “bid-ask” não compensa) do PSI gasto por ano para cima de 4.000 Euros mas isso já estava interiorizado à partida.
No fundo não tem muito significado no meu caso pessoal porque a carteira em causa possui um valor de 6 dígitos do Euro, é a maior carteira que vou gerindo das minhas finanças pessoais, acabando as comissões por passar como despesas obrigatórias de “peanuts”. Encaro isso como a gorjeta que tenho que gastar cada vez que vou ao restaurante.
Em relação à Prata, como podes ver abaixo, ainda não houve qualquer sinal de venda.
Apesar da última “velona” ter sido bem grande, o que aconteceu na forma estruturada “traduzida” da programação foi que se registou uma descida acentuada a partir de um novo máximo, ou seja, uma grande correcção em clima de euforia de curto prazo.
Trata-se de uma correcção saudável mas nunca de uma mudança de tendência.
O programa normalmente só considera significativos, como barras de interrupção ou reversão de tendências ascendentes, os dias de grande volatilidade registados em clima de medo ou pânico de curto prazo, o que não foi manifestamente o caso. Para isso acontecer o mercado tem de vir massacrado durante umas 3 ou 4 sessões, entrar na zona de medo ou pânico de curto prazo e nessa altura registar-se uma volatilidade elevada pontual de baixa ainda mais acentuada, isso seria provavelmente um sinal de saída!
Bons negócios.
Cem

Enviado:
10/11/2010 0:09
por Supermann
Cem,
Estou curioso para ver como se portaria o Bobi na prata?
Com este super run-up e consequente grande reversal, estou curioso para ver o que diria ele... a volatilidade da vela de hoje e avaliando pelo que costumas dizer, eu diria que a volatilidade da vela de hoje seria o suficiente para ele fechar os longos?

Enviado:
8/11/2010 20:40
por Supermann
Interessante.
Podes aprofundar mais?
Compras as 12 maiores cotadas como um cabaz? Mas isso em acções não te fica mt caro ou recorres a CFD's ? É que se for acções, são sempre no mínimo a cada sinal do PSI só em custos e imaginando a mais barata cá do burgo que é a GoBulling a 5€ por operação cabia-te a 12*5*2 = 120 € em comissões por round-trip. Depois aliado com as tuas compras e vendas oscilatórias mais caro ainda... como fazes para evitar isso? CFD's ?
E qual a ponderação que usas? Usas a ponderação de cada acção que ela tem no índice total do PSI-20 ajustada apenas às 12 acções?
Por exemplo se a PT vale 18% do indice PSI-20 mas das 12 cotadas que escolhes o total é de 77%, a PT então teria no teu "cabaz" uma ponderação de:
18/77 = 23.36%
E fazias isso para todas as cotadas?
PSI

Enviado:
8/11/2010 17:51
por Cem pt
- Clark Kent:
É uma verdade que os futuros do PSI deixaram de ter qualquer atractividade a partir da altura em que deixaram de oferecer qualquer tipo de liquidez.
Pessoalmente o que faço na minha carteira do PSI-20 é simplesmente simular uma carteira com as 12 maiores acções nacionais em termos de capitalização.
Em vez de as analisar uma por uma, por falta de tempo e pachorra, compro o pacote completo quando o PSI dá ordem de compra e vendo tudo quando o índice fica neutro ou vendido, uma estratégia bem simples de executar.
- Misterioso:
1) Não.
2) Uso vários, um deles para inversos de alvancagens e 3 de características diferentes para a definição de tendências. Incorporo alguns indicadores de volatilidade default do Metastock, por exemplo: o ATR e o RVI.
-----xxxxx-----
E logo após despachar o PSI-20, eis que o “Bobi” retoma de novo amanhã as compras, aproveitando a lateralização agora reinante e o facto de considerar que o índice segue algo massacrado.
Aproveita-se então a borrasca e o medo instalado para tentar ir buscar mais uns trocos…Cem
Re: PSI-20

Enviado:
5/11/2010 21:19
por rsacramento
Cem pt Escreveu:A fraqueza de curto prazo materializada numa aceleração da volatilidade no sentido descendente do mercado foi o sinal interno do programa que o fez provocar esta saída.Cem
dá gosto vê-lo sair tão rapidamente
mas isto levanta-me duas questões:
1) o teu sistema tem regras siméticas, ou seja, sai da mesma maneira quando em regime tendencial como em regime oscilatório?
2) que indicador usas para a volatilidade? ou qual o com maior peso?

Enviado:
5/11/2010 15:27
por Supermann
Cem,
Como é que investes no PSI 20 ?!
Não existe CFDs nem futuros nem o que seja...
PSI-20

Enviado:
5/11/2010 14:42
por Cem pt
Precisamente um mês depois do último sinal do “Bobi” no PSI-20 ter sido uma compra no fecho aos 7.645 pontos, o dia de hoje representa a venda para fecho das posições então compradas numa altura em que o nosso índice nacional segue na proximidade dos 7.930 pontos.
A fraqueza de curto prazo materializada numa aceleração da volatilidade no sentido descendente do mercado foi o sinal interno do programa que o fez provocar esta saída.
Costuma-se dizer quando queremos fugir: pernas para que te quero, neste caso, PSI para que te quero…de fora neste índice é que passo a ficar bem!
Cem
Ouro

Enviado:
30/10/2010 16:21
por Cem pt
- Amiga Patarocas:
Oi, de facto com todos os sub-indicadores tendenciais a toda a potência virados para o céu o que seria de admirar era se não estivesse comprado.
Beijinhos e boa sorte nas tuas posições.
- Amigo Nasd:
Percebo onde queres chegar, isso é uma questão que tem sido muito debatida no fórum: se o papel já vai muito esticado, reforçado pela leitura de indicadores em regime de “overbought”, deve-se comprar em força ou aguardar uma correcção para comprar na base de um novo suporte?
A resposta é muito simples: quer através de testes quer através de leituras de livros de traders profissionais conceituados, por exemplo o Larry Williams no seu best-seller “Long-term secrets to short-term trading” a conclusão é que se deve comprar de imediato logo a seguir ao sinal do indicador tendencial.
Bons negócios.
-----
Entretanto com a estabilidade dos sinais de compras que se vão mantendo nos activos aqui a ser analisados neste tópico, sugiro que possamos ir dando também uma volta pelas principais commodities para ver o que faria o “Bobi” na actual situação dos mercados.
Comecemos pela principal mãe de todas as mercadorias, o Ouro cotado em USD, um mineral por quem muitos milhares ou milhões de pessoas morreram desde tempos imemoriais, a razão da tomada pela força das América Central e do Sul pelos conquistadores espanhóis.
O diagnóstico não tem muito a ser comentado. Com efeito, exceptuando pequenos períodos neutrais que acumulados não chegariam a 1mês, o programa estaria sempre comprado desde há mais de 1 ano para cá.
De qualquer modo é bom que se diga que nesta altura, dos 5 sub-indicadores tendenciais do programa, existe 1 deles que destoa e vai apontando para sul, sinal que a unanimidade quanto à continuação das subidas vai sendo posta em causa…
Bom fim-de-semana.
Cem

Enviado:
21/10/2010 20:38
por nasdaq12
Olá,
Também concordo que o DAX está em modo bull, mas não acha que já está demasiadamente esticado ?
Por exemplo o RSI já está acima dos 70, e eu não costumo comprar com este indicador dentro destes valores.
Abraços

Enviado:
21/10/2010 20:29
por Pata-Hari
Nós gostamos é de ver o bobi a ladrar "compra"

:D
DAX de novo

Enviado:
21/10/2010 16:38
por Cem pt
Aqui temos de novo o “Bobi” no final da sessão de hoje a disparar novo sinal de compra no DAX.
Este sinal é típica e exclusivamente do tipo tendencial, ocorrendo que desta vez os 5 sub-indicadores tendenciais do programa encontram-se em total sintonia com todos eles a apontar para cima!
Quando assim acontece pouco mais haverá a dizer: o melhor será cavalgar a tendência e deixarmo-nos ir na onda…de preferência sem objectivos de “targets” e até onde o mercado nos levar.
Cem
Correcção

Enviado:
13/10/2010 20:02
por Cem pt
Desculpem, esqueci-me de colocar o gráfico do DAX...
Aí está ele!
Cem
DAX

Enviado:
13/10/2010 18:40
por Cem pt
Pessoal:
Logo que possa irei procurar responder. Obrigado pela vossa colaboração.
-----xxxxx-----
Contrariando o ambiente emocional de alguma pequena euforia que ultimamente se tem instalado nos mercados em geral, o “Bobi” acabou nesta altura de assinalar o fecho das últimas posições compradas no DAX, que se encontrava comprado desde o final do dia de 5 de Outubro.
A razão desta realização de mais-valias deve-se ao fim do sinal da sub-rotina oscilatória que só actua quando a componente tendencial mostra pouca força.
A venda foi efectuada há uns minutos atrás aos 6443 pontos, em contrapartida à compra efectuada na semana passada a 6222.
Na altura em que foi comprado o DAX estava em terreno emocional pessimista. Ao passar hoje entretanto a francamente optimista, kaput: saída do mercado.
Cem

Enviado:
7/10/2010 17:57
por Supermann
ou um stop que leve em conta a volatilidade implicita da cotaçao

Enviado:
7/10/2010 17:09
por rsacramento
não sou o cem, mas deixo as minhas ideias:
gfalmeida Escreveu: A dúvida é a seguinte, usar parâmetros diferentes nos diferentes mercados da euronext (portugal, frança, belgica, holanda) é considerado optimização ou esses mercados são suficientemente diferentes entre si que justifiquem parâmetros diferentes? Que principios devemos seguir neste aspecto?
No fundo a questão está em saber se, para um sistema ser considerado robusto, terá que ser rentável em mercados (geográficos) diferentes com os mesmos parâmetros ou deve ser adaptado aos diferentes mercados?
creio que quanto mais TOT (todo-o-terreno) for o sistema, mais e melhor estará preparado para situações futuras obviamente novas
gfalmeida Escreveu: Quando falo em parâmetros estou mais preocupado com a percentagem para stop losses do que propriamente nº de dias das médias móveis
Abraço
quanto a isso já é diferente: mesmo num sistema discricionário em princípio um stoploss não estará à mesma distância percentual numa
utility ou numa tecnológica..
uma ideia seria ter um filtro que levasse em conta o beta de cada mercado...
... mas mais uma vez vou ler o cem com atenção


Enviado:
7/10/2010 12:25
por gfalmeida
Boas
Tenho uma dúvida que julgo ser o Cem a pessoa certa para ajudar a esclarecer
Ando a tentar desenvolver um sistema de trading baseado em médias móveis e estou ciente dos perigos da optimização aos dados passados. A dúvida é a seguinte, usar parâmetros diferentes nos diferentes mercados da euronext (portugal, frança, belgica, holanda) é considerado optimização ou esses mercados são suficientemente diferentes entre si que justifiquem parâmetros diferentes? Que principios devemos seguir neste aspecto?
No fundo a questão está em saber se, para um sistema ser considerado robusto, terá que ser rentável em mercados (geográficos) diferentes com os mesmos parâmetros ou deve ser adaptado aos diferentes mercados?
Quando falo em parâmetros estou mais preocupado com a percentagem para stop losses do que propriamente nº de dias das médias móveis
Abraço

Enviado:
6/10/2010 21:39
por ljbk
Caro Cem,
Boa noite.
Nos ultimos dias tenho lido alguns dos posts que por aqui deixou há alguns anos atrás e pareceu-me que havia uma maior exposição em regimes laterais no sistema "Perdigueiro" do que existe no actual "Bobi".
Houve alguma alteração no mercado nos ultimos anos que levasse a isto ?
Dito de outra forma, teria o sistema actual tambem bons resultados no inicio dos anos 90 e teria o sistema "Perdigueiro" tambem bons resultados na actualidade nos mercados accionistas ou terá existido alguma mudança substancial no mercado nomeadamente desde o verão de 2007 com o acesso directo cada vez maior dos privados ao mercado via net e este grande bear market ?
BN,
ljbk.
DAX

Enviado:
5/10/2010 17:04
por Cem pt
Também hoje no DAX foi dia de festa, com o índice alemão a levar com uma ordem de compra do "Bobi" aos 6.222 pontos em produtos CFD, depois de um jejum sem posições durante cerca de 1 mês.
Não houve propriamente uma alteração do regime tendencial, que na opinião do sistema de trading se mantém ainda neutral, o que se passou foi a detecção de uma oportunidade de aproveitar as correcções das últimas sessões para procurar comprar junto ao suporte do range de lateralização.
Esse sinal interno de compra através de uma trade oscilatória pode ser observado através do "spike" do indicador cor de laranja em "bold" assinalado com uma bola amarela tracejada.
Cem
PSI-20

Enviado:
5/10/2010 16:49
por Cem pt
Durou pouco mais de uma semana o interregno neutral do "Bobi" no PSI-20.
Na parte da tarde da sessão de hoje, na altura em que o PSI-20 passava em alta a resistência dos 7618 pontos, assinalada pelo indicador do tipo "Stop And Reverse" de pontos de cor acastanhados no gráfico, o "Bobi" volta de novo a sugerir um clima positivo para o nosso mercado e a aconselhar compras.
Com o somatório dos sub-indicadores tendenciais a marcar ainda um regime lateralizado, este pequeno arranque do PSI poderá mesmo assim ser aproveitado.
A curto prazo poderemos estar perante uma boa oportunidade de aproveitar bons preços nalgumas das nossas "big caps".
Cem
Re: DAX

Enviado:
3/10/2010 17:22
por Deep Puple
rsacramento Escreveu:Cem pt Escreveu:Misterioso “R”:
Neste programa do “Bobi” uma tendência de lateralização inicia-se quando aparece uma linha vertical de cor amarela.
Para definir esta ocorrência o programa vai buscar o valor do somatório dos 5 sub-indicadores internos tendenciais.
Quando 3 deles apontam num sentido e os outros 2 no sentido contrário o programa assume uma indefinição ou uma tendência em regime “sideways”.
Na prática isto significa que o indicador de cima de cor branca está a assumir um valor de -1 ou +1, fácil!
(...)
engenhoso
obrigado, cem
PSI

Enviado:
27/9/2010 19:52
por Cem pt
Na sessão de hoje tivemos de novo o “Bobi” a vender/fechar as posições anteriormente compradas no PSI-20 no passado dia 9 de Setembro.
O resultado desta trade é quase neutra na prática, com um pequeno lucro quase insignificante relativo a uma compra registada a 7.427 € a comparar com a venda actual aos 7465 € por contrato no fecho da sessão de hoje.
Daqui poderemos tirar uma simples conclusão: o programa tem estado muito desconfiado, por outras palavras, mais vezes de fora no PSI do que comprado (ou vendido).
Nas últimas 86 sessões o sistema de trading só aconselhou posições compradas em 28 delas e ficou fora do mercado nas restantes 58 sessões.
Isto significa que a lateralização é de tal maneira evidente que o programa possui intrinsecamente uma grande dificuldade em se inclinar para qualquer dos sentidos possíveis do mercado.
O somatório dos sub-indicadores tendenciais volta de novo à situação em que 3 deles apontam num sentido e 2 no outro, outra vez a indefinição de volta.
Cem
EURUSD

Enviado:
24/9/2010 16:18
por Cem pt
Para além do PSI-20, o EURUSD é o outro activo da carteira do sistema de trading do “Bobi” que resta comprado, uma vez que o DAX e o S&P vão continuando neutros à data presente.
Como podem ver no gráfico abaixo o sinal de compra no par foi disparado em 11 de Agosto passado, como na altura aqui referi, concretamente numa operação executada próxima do fecho aos 1,2881.
O que tem de especial o dia de hoje não é propriamente uma alteração da posição comprada no EuroDollar.
Simplesmente, como podem verificar pela linha verde vertical da actual sessão, o programa acaba de assinalar a provável passagem do regime lateralizado para regime tendencial ascendente, indiciando uma maior segurança futura em adoptar posições longas no EuroDollar.
A razão deve-se ao somatório dos vectores dos 5 sub-indicadores tendenciais do programa (linha branca de cima do gráfico dos indicadores) em que 4 deles passaram a apontar para subidas do EURUSD no médio / longo prazo, indicando presentemente o respectivo somatório o valor de +4-1 = +3.
O valor deste indicador, que no fundo mede um certo grau de confiança em adoptar posições compradas no par, deixou de marcar +3 desde 10 de Dezembro do ano passado.
Cem