Pois então em vez de andares a espalhar o pânico tenta perceber melhor o que se está a passar. O INEM já tomou posição sobre isso:
INEM critica quem tenta «causar alarme na população»
Instituto responde ao PCP e à Ordem dos Enfermeiros
27-07-2010 20: 34
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garante que o seu dispositivo de socorro pré-hospitalar mantém «plena operacionalidade» e que a sua capacidade de intervenção «nunca foi tão grande» como actualmente.
Esta terça-feira à tarde, o PCP apelou ao Governo para que reforce os meios ao dispor do INEM, dizendo que este está sem condições para assegurar um socorro eficaz, enquanto a Ordem dos Enfermeiros acusou a instituição de comprometer a rapidez e segurança no socorro das vítimas.
Em comunicado, o INEM sublinha que o seu dispositivo de socorro pré-hospitalar «mantém plena operacionalidade» e crítica aqueles que tentam «causar alarme na população».
«O INEM tomou um conjunto de medidas para ultrapassar problemas de natureza laboral e financeira que têm subsistido. No entanto, reafirma-se que estes problemas não condicionam qualquer redução da capacidade de intervenção do sistema integrado de emergência médica, que nunca foi tão grande como no momento presente», lê-se no comunicado.
O INEM conta actualmente com 42 viaturas médicas de emergência e reanimação, cinco helicópteros, 28 viaturas de suporte imediato de vida, 61 viaturas de suporte básico de vida, outras 226 sediadas nos postos de emergência médica dos bombeiros e 173 postos de reserva.
Lamenta ainda que, aproveitando-se de «legítimas reivindicações corporativas ou sindicais», se promova uma «inaceitável tentativa de denegrir o funcionamento da emergência hospitalar e de causar alarme na população».
Fonte:
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/inem- ... -4071.html