Mundo
Tribunal da ONU legitima independência do Kosovo
Bárbara Silva e Pedro Duarte
23/07/10 00:05
--------------------------------------------------------------------------------
Collapse
ComunidadePartilhe: .Os Estados Unidos aplaudiram a decisão, enquanto a Rússia promete manter o Kosovo fora das Nações Unidas.
O Tribunal Internacional de Justiça, a mais alta instância jurídica das Nações Unidas, determinou ontem que a declaração de independência do Kosovo não foi ilegal, abrindo caminho para o território ser reconhecido como país por mais nações.
Depois de ter sido o foco do conflito entre a Jugoslávia e a NATO entre 1998 e 1999, o Kosovo declarou unilateralmente a sua independência da Sérvia em 2008, tendo sido reconhecido até agora por 69 países, entre os quais os EUA e 22 dos 27 membros da União Europeia.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, P.J. Crowley, afirmou que os Estados Unidos "apoiam esta decisão. Agora é altura para a Europa se unir por detrás de um futuro comum". Por seu lado, a Rússia reagiu dizendo que não vai alterar a sua posição hostil face à declaração de independência do Kosovo.
Segundo o presidente do tribunal, Hisashi Owada, a lei internacional "não proíbe as declarações de independência", e por isso o Kosovo "não violou a lei". Em reacção a esta decisão, o ministro dos Negócios Estrangeiros kosovar, Skender Hyseni, afirmou que era "um grande dia para o Kosovo, e a minha mensagem para o governo da Sérvia é: Venham e falem connosco!". Em Pristina, centenas de pessoas invadiram as ruas da cidade com bandeiras do Kosovo e da Albânia, enquanto dezenas de condutores buzinavam nos seus automóveis que percorriam lentamente as principais artérias da capital kosovar, de acordo com a a agência EFE
Fonte:
http://economico.sapo.pt/noticias/tribu ... 95263.html
---------------------------------------------------
Concordam com a intervenção da ONU para dar uma independência????