
A possível relação ( ou semelhança ) que exista entre o movimento dos oceanos e a Bolsa está bem sumariada na seguinte frase :
- Há mais marés que marinheiros
- Há mais marés que marinheiros

Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=73942
canguru Escreveu:Mais a sério, havia alguém que equiparava a tendência principal à da maré, os movimentos secundários às ondas de superfície, e a tendência terciária (dito, 'ruído diário') a um agueiro ou similar.
Arte-Sacra Escreveu:Como diria o outro:
"Há mar e mar. Há ir e voltar."
Elias Escreveu:Bem, a diferença é que no mar sabes sempre que as ondas vão e vêm.
Nos mercados a coisa pode ser diferente: por vezes vão... e não voltam.
mancargon Escreveu:«Ondas do mar podem apagar nosso nome na areia, mas não apagam sentimento não»!
Quantos não viram as ondas apagarem o seu nome no mercado!
«Entrei, perdi montes de dinheiro, agora estou num período de estudo»!!!!! Eis o discurso, de alguém cujo mar revolto cuspiu da permanência no mercado!
O mercado filtra que permanece dentro, e que é cuspido pelas ondas!
Right here, before we go on to state a sixth Dow tenet, we may well take
time out for a few minutes to clarify the concept of the three trends by
drawing an analogy between the movements of the stock market and the
movements of the sea. The Major (Primary) Trends in stock prices are like
the tides. We can compare a Bull Market to an incoming or flood tide which
carries the water farther and farther up the beach until finally it reaches highwater
mark and begins to turn. Then follows the receding or ebb tide,
comparable to a Bear Market. But all the time, during both ebb and flow of
the tide, the waves are rolling in, breaking on the beach, and then receding.
While the tide is rising, each succeeding wave pushes a little farther up onto
the shore and, as it recedes, does not carry the water quite so far back as did
its predecessor. During the tidal ebb, each advancing wave falls a little short
of the mark set by the one before it, and each receding wave uncovers a little
more of the beach. These waves are the Intermediate Trends, Primary or
Secondary, depending on whether their movement is with or against the
direction of the tide. Meanwhile, the surface of the water is constantly agitated
by wavelets, ripples, and “cat’s-paws” moving with or against or across
the trend of the waves — these are analogous to the market’s Minor Trends,
its unimportant day-to-day fluctuations.
mancargon Escreveu:Cada vez noto mais semelhanças entre o comportamento do mar e os movimentos bolsistas! Ao ponto de ficar a olhar para o mar a tentar encontrar reflexões. Não sei se já alguém fez este estudo comparativo?
Também há a possibilidade, de ser desta, que eu me passei de vez![]()
Um abraço
Manuel Alentejano
mancargon Escreveu:Tas a ver ainda hoje reparei nisso, i.e. até me aparecer uma morena de bikini à frente! No curto prazo as as ondas existem todos os dias, mas por exemplo se o mar está revolto aumenta a intensidade, fico muito mais perigoso e logo aumenta o risco, apenas surfistas dispostos a correr riscos altos entram com o mar muito revolto (volatilidade). Mas em Santo-André hoje a praia estava a lateralizar, não havia ondas. Mas por regra é um mar bravo capaz de ondas muito fortes e rápidas, logo já lá morreram muitos investidores.![]()
Agora imagina num tsunami, subitamente, o mar recolhe-se enormemente, como se de um crash se tratasse, mas depois inunda tudo, o que aconteceu em muitos crashs, em que a recuperação até foi mais ou menos rápida.
mancargon Escreveu:Cada vez noto mais semelhanças entre o comportamento do mar e os movimentos bolsistas! Ao ponto de ficar a olhar para o mar a tentar encontrar reflexões. Não sei se já alguém fez este estudo comparativo?
mancargon Escreveu:Por exemplo entre o surf e a estratégia de Bolsa vocês não notam imensas semelhanças?
Manuel Alentejano
mancargon Escreveu:Cada vez noto mais semelhanças entre o comportamento do mar e os movimentos bolsistas!
mancargon Escreveu:Cada vez noto mais semelhanças entre o comportamento do mar e os movimentos bolsistas! Ao ponto de ficar a olhar para o mar a tentar encontrar reflexões. Não sei se já alguém fez este estudo comparativo?
Também há a possibilidade, de ser desta, que eu me passei de vez![]()
Um abraço
Manuel Alentejano