Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic - PSD quer fazer nova Lei de Bases do Ambiente

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Quimporta » 19/7/2010 11:08

Acrescente-se que essa CCI foi mais uma comissão "à Guterres". Ou seja, um método de atrasar a implementação de uma medida impopular.

"Quem quer fazer faz, quem não quer cria uma comissão"... - A. Guterres
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

por Elias » 19/7/2010 11:04

QuimPorta Escreveu:No caso dos pneus, resíduos perigosos, em si, não são. Mas se te perguntares o que acontecia aos pneus usados antes da fileira estar a funcionar ... Um exemplo conheço: da actual A41, perto da Maia, via-se durante anos, todas as madrugadas, uma fumaça muticolor...


De acordo, os pneus não devem ir para aterro, mas em caso algum devem ser incinerados, uma vez que não são resíduos perigosos.

A solução está na valorização.

Ora vê esta notícia de 2008: http://o-blog-verde.blogs.sapo.pt/54229.html
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Quimporta » 19/7/2010 11:01

Elias, como habitualmente acho excelente a forma como abordas os assuntos, e identifico-me bastantes vezes com ela.

No caso dos pneus, resíduos perigosos, em si, não são (embora tenham incorporados metais pesados). Mas se te perguntares o que acontecia aos pneus usados antes da fileira estar a funcionar ... Um exemplo conheço: da actual A41, perto da Maia, via-se durante anos, todas as madrugadas, uma fumaça muticolor... e não era a LIPOR...
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

por Elias » 19/7/2010 10:46

QuimPorta Escreveu:Ainda que eu não tenha concordado com a suspensão do processo de co-incineração, pelo menos antes dos CIRVER estarem a funcionar.


Mas agora os CIRVER já estão a funcionar. E 90% dos resíduos perigosos são passíveis de reciclagem. Até tens uma unidade em Pombal chamada Ecosocer que faz a reciclagem de solventes (aliás já existia na altura, como muito bem alertou a Quercus).

QuimPorta Escreveu:Foram mais uns anos a juntar às décadas em que em Portugal muitos resíduos industriais (alguns bem perigosos - eu sei do que falo) simplesmente "não podíam existir"! Ou então haveria que por o cadeado à porta de muita empresa industrial.


Pois é. Mas a comissão científica dita "independente" criada no tempo do Guterres parece-me que de científico tinha muito pouco. Nunca mais me esqueço daquela vez em que o presidente dessa CCI afirmou que os pneus (!!!!) faziam parte dos resíduos industriais perigosos. A partir daí tudo o que saía da boca das autoridades sobre resíduos perigosos passou a merecer-me crédito ZERO.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Off-topic - PSD quer fazer nova Lei de Bases do Ambiente

por carf2007 » 19/7/2010 10:43

Elias Escreveu:Amanhã, o PSD vai juntar no Parlamento, num seminário sobre o seu projecto de Lei de Bases do Ambiente, especialistas como os ex-ministros da pasta Francisco Nunes Correia e Luís Nobre Guedes, que vão participar num painel sobre a evolução da política ambiental.





Espero que convidem também aquele ex-ministro do ambiente muito bom ...





O tipo também era especialista ...





Como é que ele se chama ...









Ah Sócrates !
:mrgreen:
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3051
Registado: 9/3/2007 23:32
Localização: Planeta Terra

por Quimporta » 19/7/2010 10:41

Elias Escreveu:QuimPorta, tens razão nalgumas coisas que referes, mas não convém esquecer que foi o governo PSD-CDS que decidiu criar os CIRVER para a valorização de resíduos sólidos como alternativa à co-incineração. Esta é uma alternativa mais amiga do ambiente.

Quando o Sócrates chegou ao poder a opção da co-incineração seguiu em frente.


Eu não esqueço Elias. E esse é um mérito do J. Eduardo Martins.

Ainda que eu não tenha concordado com a suspensão do processo de co-incineração, pelo menos antes dos CIRVER estarem a funcionar.
Foram mais uns anos a juntar às décadas em que em Portugal muitos resíduos industriais (alguns bem perigosos - eu sei do que falo) simplesmente "não podíam existir"! Ou então haveria que pôr o cadeado à porta de muita empresa industrial.

Esses resíduos, de vários anos, não se degradam facilmente e são como o Santana Lopes: "andam por aí"... Por aí pelos aterros sanitários, pelos lençóis de água e sabe-se lá mais por onde.

Fico à espera da concretização do projecto do PSD. Mas não estou à espera de nada de recomendável. Oxalá me surpreendam desta vez.
Editado pela última vez por Quimporta em 19/7/2010 10:44, num total de 1 vez.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

por Elias » 19/7/2010 10:30

QuimPorta, tens razão nalgumas coisas que referes, mas não convém esquecer que foi o governo PSD-CDS que decidiu criar os CIRVER para a valorização de resíduos sólidos como alternativa à co-incineração. Esta é uma alternativa mais amiga do ambiente.

Quando o Sócrates chegou ao poder a opção da co-incineração seguiu em frente.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Quimporta » 19/7/2010 10:28

... medo... muito medo, Elias...

Não tinha reparado nesta notícia, mas já o dia não vai correr da mesma maneira... Já me apareceram erisipelas. Mau sinal...

Ainda que J. Eduardo Martins mereça algum crédito, assalta-me à memória o que foi a pasta do Ambiente do governo em que o próprio foi secretário de estado. Começou-se logo acabar com o Ministério da Ambiente :shock: transformando-o em "Ministério das Cidades".

Mesmo quem de início ainda acreditaria que seria mera cosmética de nomes, ficou rapidamente esclarecido quando foi designado Ministro o inenarrável ... e peço desculpa ao fórum por esta mancha que vou deixar... Isaltino :oh: assim a mancha ficou mais pequena...!

E daí para a frente foi um fartar de vilanagem, que teve como epílogo o caso "sobreiros" dos terrenos da companhia das Lezírias. E fiquemos por aqui, porque só eu tinha mais algumas "histórias" para aqui deixar.

Esta nova ala que ascendeu no PSD tem mostrado vitalidade e isso merece nota, mas também traz más recordações. Ao actual líder ainda não tenho muito a apontar (nem mau nem bom), mas há um velho ditado que vem a propósito lembrar: "quem dorme com cães acorda com pulgas"...

Elias... se eu fosse coruja andava de asa caída...
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2121
Registado: 9/5/2009 18:57
Localização: Região Autónoma dos Tripeiros

Off-topic - PSD quer fazer nova Lei de Bases do Ambiente

por Elias » 18/7/2010 23:37

PSD quer fazer nova Lei de Bases do Ambiente para os próximos 20 anos
18.07.2010
Lusa

O PSD vai ouvir amanhã especialistas na área do Ambiente no Parlamento, com o objectivo de melhorar o seu projecto de nova Lei de Bases, que pretende que vigore para os próximos 20 anos.

“Queremos que o nosso projecto seja o mais discutido possível, um documento abrangente, que seja uma base para a legislação dos próximos 20 anos”, explicou o deputado e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, Luís Menezes.

Luís Menezes lembrou que a actual Lei de Bases do Ambiente é de 1987 e acrescentou que “o PSD pretende actualizar esse texto, que na altura foi vanguardista e que foi aprovado por unanimidade”.

Amanhã, o PSD vai juntar no Parlamento, num seminário sobre o seu projecto de Lei de Bases do Ambiente, especialistas como os ex-ministros da pasta Francisco Nunes Correia e Luís Nobre Guedes, que vão participar num painel sobre a evolução da política ambiental.

“Pretendemos fazer com que esta iniciativa do PSD seja o mais abrangente possível, queremos ouvir a sociedade civil e o nosso único critério foi o conhecimento e a relevância para a área, indiferentes a possíveis diferenças ideológicas, a visões mais à esquerda ou mais à direita”, disse Luís Menezes, sobre a escolha dos oradores deste seminário.

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, estará presente e fará uma intervenção na abertura deste seminário, que vai decorrer durante todo o dia. A apresentação do projecto de lei de bases do PSD caberá ao deputado e ex-secretário de Estado do Ambiente José Eduardo Martins.



Já que estão numa de convidar antigos titulares da pasta, ficava-lhes bem convidar igualmente o ex-ministro do Ambiente José Sócrates :mrgreen:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PacoNasssa, PXYC, rg7803 e 101 visitantes