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MensagemEnviado: 20/7/2010 13:41
por Elias
Poupado Escreveu:ainda não tens dados deste ano a não ser o estimado.
mas se formos por ai temos retoma
se vires nos teus dados, desde 2005 está sempre a crescer, a não ser em 2008 mas mesmo assim numeros vem superiores a 2005

penso que esses numeros são à autoeuropa
para isso temos que ver se acabou algum modelo, se a produção mudou de fabrica, existe muitos ses.

actuamente tem se vendido mais automoveis e não falo só em portugal, é a nível mundial.


Falando de autoeuropa...




Autoeuropa tem um ano para encontrar um novo modelo

20.07.2010 - 07:21 Por Inês Sequeira
publico.pt
António Melo Pires vai ser o primeiro português à frente da fábrica da Volkswagen situada em Portugal e tem pela frente o difícil desafio de assegurar a sustentabilidade da empresa

Conseguir um quarto modelo automóvel da Volkswagen para ser produzido na Autoeuropa vai ser o principal desafio que António Melo Pires, anunciado ontem pelo grupo como novo director-geral da fábrica de Palmela, irá ter pela frente.

A tomada de posse daquele que será o primeiro director-geral português da fábrica, e que vem substituir o alemão Andreas Hinrichs, está marcada para dia 1 de Setembro, anunciou ontem em comunicado o grupo Volkswagen. A partir dessa data, António Melo Pires irá ter cerca de um ano para conseguir um quarto modelo, "no máximo até ao final de 2011", acredita o coordenador da Comissão de Trabalhadores, António Chora.

Em causa está a necessidade de se conseguir "uma capacidade desejável" para a fábrica portuguesa, mantendo dessa forma o número de trabalhadores e integrando os actuais precários (no total, os dois grupos rondam os 3300 postos de trabalho), lembra António Chora. Com a vinda do nova versão da monovolume Sharan para Palmela, garantida este ano, a fábrica deverá montar uma média de 500 viaturas por dia a partir de Setembro, incluindo os restantes modelos Eos e Schirocco. A meta da direcção mantém-se em 100 mil viaturas até ao fim de 2010. Neste momento, a produção está 15 por cento acima do ano passado, quando a unidade de Palmela foi fortemente afectada pela crise do sector automóvel.

No entanto, um quarto modelo é prioritário para subir a produção da fábrica para 160 mil unidades por ano, próxima da actual capacidade (que ronda 180 mil unidades). Este novo veículo faz também falta, nota o mesmo responsável, para assegurar os níveis de laboração quando o Eos e o Scirocco, dois modelos que já são fabricados em Palmela há vários anos, saírem de produção, ainda mais na actual situação do mercado. A recente descida de vendas do Eos na Europa obrigou recentemente a empresa a rever os planos de produção deste cabriolet.

Além de continuar a busca de novos modelos para a fábrica, prioridade que estava nas mãos do ainda director-geral Andreas Hinrichs - que irá para administrador da Volkswagen Brasil - Melo Pires vai ter ainda de corresponder às grandes expectativas do grupo.

Escolha da Volkswagen

"É uma grande novidade o facto de ser o primeiro português e o facto de ter sido escolhido é porque é de uma grande competência. Esta foi uma escolha da inteira decisão da casa-mãe", afiança uma fonte oficial da fábrica de Palmela.

O novo director-geral tem 52 anos e não é totalmente estranho à Autoeuropa. Bem pelo contrário: nasceu em Setúbal e entrou para os quadros da unidade de Palmela em 1992, quando esta começou a recrutar trabalhadores (a empresa iniciou produção só em 1994), depois de se licenciar em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico e de ter trabalhado na área de Engenharia Aeronáutica na Força Aérea. Durante 11 anos manteve-se na fábrica, onde teve funções de chefia na área de prensas e carroçaria. Em 2003, Melo Pires passou para a fábrica espanhola do grupo em Navarra, para dirigir a área de carroçarias. Três anos depois, mudou-se para o Brasil, para a fábrica de São Bernardo do Campo (estado de São Paulo), para dirigir a área de produção. Actualmente, e desde 2007, era director-geral de uma das cinco fábricas do grupo Volkswagen no Brasil, a unidade de São José dos Pinhais, em Curitiba (capital do estado do Paraná, no Sul do país).

MensagemEnviado: 20/7/2010 0:32
por mais_um
Factualmente, se o PIB cresceu , a economia melhorou, tão simples como isso.

Agora resta saber se é conjuntural ou sustentado.

MensagemEnviado: 20/7/2010 0:25
por tonirai
Poupado Escreveu:(...)

voltando ao inicio:
eu referi a uns dados referente as venda de casas em segunda mão fizeram cair a bolsa.
eu não compreendo o que isso faz contribuir para a economia, visto que está tudo gasto, matéria prima e mão de obra e dei o exemplo dos carros.

se me disserem que não se vende casas novas nem se constroi mais casas, assim a economia pode não esta a recuperar
o mesmo exemplo se aplica aos automoveis.

Primeiro de tudo, tens de te perguntar se esse terá sido mesmo o motivo devido ao qual as bolsas caíram... ler uma notícia que associa as duas coisas nada quer dizer, e a imprensa na maioria das vezes escreve porque tem de justificar algo para vender.

Muitas vezes o mesmo acontecimento origina reacções opostas nas bolsas, e se reparares bem a imprensa tem sempre justificação para tal... por exemplo:

- Acontecimento: Vendas de casas sobem;
- Reacção: Bolsas sobem;
- Justificação: Aumento do consumo é um bom sinal para a recuperação económica.

- Acontecimento: Vendas de casas sobem;
- Reacção: Bolsas descem;
- Justificação: Aumento do consumo faz prever um novo aumento dos juros para controlar a inflação (e diminuir o consumo).


Dito isto, supondo que a justificação dada na tal notícia é o real e único motivo da queda nas bolsas, qual o raciocínio por trás da mesma?
Simplesmente, a diminuição de vendas de casas (novas ou usadas) implica uma diminuição do investimento em bens duradouros por parte dos consumidores, o que "implica" uma diminuição da confiança do consumidor no estado da economia (tem mais medo de investir), o que por sua vez pode trazer uma diminuição dos outros tipos de consumo, abrandando a economia.

Isto, para não falar que, apesar de as casas usadas, como dizes, serem material já produzido e consumido, há toda uma indústria e serviços paralelos por trás das mesmas, desde as agências de venda e troca de casa, até às empresas de recuperação e restauro de casas, mobiliário, etc.

MensagemEnviado: 19/7/2010 23:55
por fatimafaria
Não creio que a retoma de um país se mede exclusivamente pela venda de veículos novos. Só acredito na retoma quando me começar a sobrar dinheiro no final do mês. E só assim é que a maioria acreditará e reduperará a confiança.

MensagemEnviado: 19/7/2010 18:42
por Poupado
ainda não tens dados deste ano a não ser o estimado.
mas se formos por ai temos retoma
se vires nos teus dados, desde 2005 está sempre a crescer, a não ser em 2008 mas mesmo assim numeros vem superiores a 2005

penso que esses numeros são à autoeuropa
para isso temos que ver se acabou algum modelo, se a produção mudou de fabrica, existe muitos ses.

actuamente tem se vendido mais automoveis e não falo só em portugal, é a nível mundial.

Re: Será que a economia não melhorou?

MensagemEnviado: 19/7/2010 18:24
por Trisquel
Poupado Escreveu:O sector automóvel é dos que engloba mais mão-de-obra, assim como matéria-prima.
Se este sector está a recuperar a olhos vistos, porque será que se tem tanta desconfiança na recuperação económica.
Para este sector estar em recuperação, é porque se vende muitos automóveis novos e não é só quem trabalha no sector automóvel que compra...


Volumes de produção
Capacidade inst. (3 turnos) 180 000 veículos/ano
Produção em 1995 (2 turnos) 41 201 unidades
Produção em 1996 (2 turnos) 119 042 unidades
Produção em 1997 (2 turnos) 131 400 unidades
Produção em 1998 (2 turnos) 138 890 unidades
Produção em 1999 (2 turnos) 137 267 unidades
Produção em 2000 (3 turnos) 126 191 unidades
Produção em 2001 (2 turnos) 136 758 unidades
Produção em 2002 (2 turnos) 130 007 unidades
Produção em 2003 (2 turnos) 109 647 unidades
Produção em 2004 (2 turnos) 95 660 unidades
Produção em 2005 (2 turnos) 79 896 unidades
Produção em 2006 (2 turnos) 81 835 unidades
Produção em 2007 (2 turnos) 93 609 unidades
Produção em 2008 (2 turnos) 94 100 unidades
Produção em 2009 (2 turnos) 86 000 unidades
Produção em 2010 (2 turnos) 93 000 unidades (estimado)


Diz-me lá onde vês a retoma? só se for no valor estimado!

Mais importante que os numeros é saber o que se produzia em cada ano, quantidade de modelos, os tempos de grande produção com um único modelo (monovolume) já lá vai, agora precisas de três ou quatro modelos para teres quase metade da produção!

MensagemEnviado: 19/7/2010 18:19
por carf2007
Poupado Escreveu:podiam apagar mais uma, a que fala em pessoas parvas

Tem calma Poupado, ele não chamou ninguem de parvo, apenas estava a ironizar, eu pelo menos não me senti ofendido.

:lol:

Já agora vai a este tópico :
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=73947
e lê os comentarios sobre a subida percentual de Junho e vê a tabela que o Elias colocou ...

MensagemEnviado: 19/7/2010 18:15
por Poupado
podiam apagar mais uma, a que fala em pessoas parvas

MensagemEnviado: 19/7/2010 17:50
por MAV8
Poupado Escreveu:se temos empresas a trabalhar par frança e alemanha também é bom sinal, se eles vendem bem nós também produzimos bem.

a autoeuropa não é a maior exportador nacional?
trabalha para a alemanha!


voltando ao inicio:
eu referi a uns dados referente as venda de casas em segunda mão fizeram cair a bolsa.
eu não compreendo o que isso faz contribuir para a economia, visto que está tudo gasto, matéria prima e mão de obra e dei o exemplo dos carros.

se me disserem que não se vende casas novas nem se constroi mais casas, assim a economia pode não esta a recuperar
o mesmo exemplo se aplica aos automoveis.


Desculpa lá as opiniões do pessoal! Isto aqui é só gente parva que não vê que a economia portuguesa está a crescer, mas tu sim tens a verdade na testa, aliás quando olhei para os teus primeiros posts vi logo que tinha vchegado a verdade em pessoa!!!

Provavelmente não reparas naquilo que escreves, iniciaste a tua participação com uma questão, para a qual tinhas a tua resposta e assim que te deram outras (várias diferentes), pura e simplesmente recusaste-as como possiveis respostas à tua questão e apresentas a tua como unica resposta possivel. Aconselho-te a que para a proxima não perguntes pois corres o risco de ter que negar tudo o que te responderem outra vez...

MensagemEnviado: 19/7/2010 17:38
por Poupado
se temos empresas a trabalhar par frança e alemanha também é bom sinal, se eles vendem bem nós também produzimos bem.

a autoeuropa não é a maior exportador nacional?
trabalha para a alemanha!


voltando ao inicio:
eu referi a uns dados referente as venda de casas em segunda mão fizeram cair a bolsa.
eu não compreendo o que isso faz contribuir para a economia, visto que está tudo gasto, matéria prima e mão de obra e dei o exemplo dos carros.

se me disserem que não se vende casas novas nem se constroi mais casas, assim a economia pode não esta a recuperar
o mesmo exemplo se aplica aos automoveis.

MensagemEnviado: 19/7/2010 17:24
por AlphaDraconisEP
Lion_Heart Escreveu:
Poupado Escreveu:eu não sou inflexivel, até aceitei a bolsa de horas na empresa onde trabalho em 2006 e não tinha mos crise

eu posso parecer inflexivel é em relação a desculpas que não concordo, simplesmente isso


Oh caro Poupado, ninguém diz que a economia não melhorou.

Agora resta saber é como melhorou.

E que para mim continua a crescer com base no consumo das familias e empresas.

E a questão é: esse consumo é em bens nacionais ou estrangeiros?

No ex. dos carros se os carros fossem Made In Portugal eu estava todo contente , se são Made In Germany ou Made In France ja é preocupante.



Faço minhas as tuas palavras.

MensagemEnviado: 19/7/2010 17:22
por Poupado
sabendo que o estado vai cortar nos apoios ao abte dos velhos o que fazias?

esse aumento do IVA não é nada, até porque as marcas fazem logo campanhas que não aplicam esse IVA e até dão mais uns pozinhos ainda fica mais barato...

MensagemEnviado: 19/7/2010 17:10
por MAV8
Poupado Escreveu:eu não sou inflexivel, até aceitei a bolsa de horas na empresa onde trabalho em 2006 e não tinha mos crise

eu posso parecer inflexivel é em relação a desculpas que não concordo, simplesmente isso


Imagina que tens uma frota de 20 carros para renovar previsivelmente dentro dos próximos 2 anos (máximo) sabendo que irás investir cerca de 400.000,00...

... o governo anuncia a subida do IVA em 1%, ficas à espera ou avanças para essa compra antes da dita subida? (diferença de 4.000,00 antes e depois do aumento)

Penso que não há grandes dúvidas. Cada empresa que antecipou o investimento não necessitará de nova frota nos tempos mais próximos...

MensagemEnviado: 19/7/2010 17:06
por Lion_Heart
Poupado Escreveu:eu não sou inflexivel, até aceitei a bolsa de horas na empresa onde trabalho em 2006 e não tinha mos crise

eu posso parecer inflexivel é em relação a desculpas que não concordo, simplesmente isso


Oh caro Poupado, ninguém diz que a economia não melhorou.

Agora resta saber é como melhorou.

E que para mim continua a crescer com base no consumo das familias e empresas.

E a questão é: esse consumo é em bens nacionais ou estrangeiros?

No ex. dos carros se os carros fossem Made In Portugal eu estava todo contente , se são Made In Germany ou Made In France ja é preocupante.

MensagemEnviado: 19/7/2010 16:53
por Poupado
eu não sou inflexivel, até aceitei a bolsa de horas na empresa onde trabalho em 2006 e não tinha mos crise

eu posso parecer inflexivel é em relação a desculpas que não concordo, simplesmente isso

MensagemEnviado: 19/7/2010 16:42
por MAV8
Poupado Escreveu:pronto, agora é do IVA

já no inicio do ano diziam que a retirada de apoio dos governos no abate dos carros velhos ia ser penalizante para o sector automovel
afinal não foi, e como disseram quem adiou a compra de 2009 para 2010 foi prejudicado...

enfim, ninguém quer admitir que a economia sempre melhorou nem que seja um cadinho


Com essas palavras, parece que só tu acreditas na melhoria da economia!!!

E nesse contexto, é como o sr. na parada militar que ia a marchar no ritmo certo ao contrário dos restantes que estava no ritmo errado mas todos a par uns com os outros, lol.

Com isto não quero dizer que estejas certo ou errado apenas pretendo que analises as opiniões dos outros tal como estes fazem com as tuas, se entras numa conversa em que tens uma opinião inflexivel e que por mais que te mostrem outras continuas a garantir que estão errados é porque tens dados que não estás a dar aos restantes interlocutores!

Nesse caso com tantas certezas eu investiria a 1000% pois não há como falhar... Agora se tens dúvidas tal como os restantes intervinientes deverás discutir o assunto com mais flexibilidade aceitando as opiniões contrárias como opiniões tão validas como a tua...

MensagemEnviado: 19/7/2010 16:28
por Poupado
pronto, agora é do IVA

já no inicio do ano diziam que a retirada de apoio dos governos no abate dos carros velhos ia ser penalizante para o sector automovel
afinal não foi, e como disseram quem adiou a compra de 2009 para 2010 foi prejudicado...

enfim, ninguém quer admitir que a economia sempre melhorou nem que seja um cadinho

MensagemEnviado: 19/7/2010 10:29
por carf2007
Houve um crescimento nas vendas automoveis no 1º semestre devido ao aumento do iva em Julho.

Quem pensava comprar carro antecipou-se ...

Agora no 2º semestre não se vai vender quase nada. No fim do ano vamos ver como ficam as estatisticas ...

MensagemEnviado: 19/7/2010 9:07
por Elias
Poupado Escreveu:digo-lhe eu: então porquê que o em 2009 não compararam com 2005 ou 2004 e foram comparar com 2008?


ora aí está!

as comparações com o ano anterior dizem muito pouco.

No ano passado os hoteleiros do Algarve queixaram-se que estavam a viver o pior ano de sempre porque tinha havido uma quebra de 3% (salvo erro) no número de dormidas, contudo o ano anterior tinha sido o melhor de sempre...

MensagemEnviado: 19/7/2010 3:38
por Poupado
elias: quer dizer que o ano passado não houve crise, foi só o adiar da compra para este ano!

fazes-me lembrar uma reunião que tive com o director dos recursos humanos!
diz ele: estamos a produzir mais em relação a 2009 mas em relação a 2008 estamos igual...
digo-lhe eu: então porquê que o em 2009 não compararam com 2005 ou 2004 e foram comparar com 2008?

Re: Será que a economia não melhorou?

MensagemEnviado: 18/7/2010 20:54
por Elias
Poupado Escreveu:Se este sector está a recuperar a olhos vistos, porque será que se tem tanta desconfiança na recuperação económica.


Poupado,

É preciso lembrar que no ano passado houve uma quebra fortíssima nas vendas de carros por causa da crise.

Assim, a grande recuperação deste ano deve-se também ao facto de estarem a ser vendidos os carros que as pessoas já tinham intenção de comprar em 2010, juntamente com os que pretendiam comprar em 2009 e acabaram por adiar (nomeadamente renovações de frotas).

Duvido muito que esta subida se mantenha no próximo ano.

MensagemEnviado: 18/7/2010 20:45
por Xuly
olá.
Posso-te dizer que o mercado automóvel está a laborar a níveis superiores de 2008. Digo-te isto porque trabalho numa multinacional líder mundial, no seu sector, claro está, em componentes electromecânicos para automóveis!

Só que este crescimento está a ser essencialmente na Ásia e América do Sul.

Cumps
Uly

Será que a economia não melhorou?

MensagemEnviado: 18/7/2010 20:04
por Poupado
O sector automóvel é dos que engloba mais mão-de-obra, assim como matéria-prima.
Se este sector está a recuperar a olhos vistos, porque será que se tem tanta desconfiança na recuperação económica.
Para este sector estar em recuperação, é porque se vende muitos automóveis novos e não é só quem trabalha no sector automóvel que compra.
Quem compra carro mostra que financeiramente está estável!
Quer dizer que mesmo trabalhando noutros sectores se sente economicamente estável para adquirir um automóvel.
Não é comprar automóvel em segunda mão que vai fazer com que o sector esteja melhor ou em recuperação.
Se já foi gasto a mão-de-obra, se já foi gasto a matéria-prima, é lógico que não afecte o sector.
O que quero dizer com isto?
Quando vejo comentários a dizer que a queda da bolsa deveu-se à pouca venda das casas em segunda mão nos States nem acredito.
Uma casa em segunda mão é como um carro, já foi gasto tudo, mão-de-obra, matéria-prima etc, etc,…