Os portugueses ganham menos do que há 25 anos ?
Desde a instauracao de Democracia em Portugal, ha 35 anos, o espectro politico em Portugal limitou-se a partidos do centro-esquerda e extrema-esquerda.
A excepcao sendo do partido mais pequeno, que e um partido conservador e anti-liberal
Podias aprofundar a teu ultimo comentario ?
não estou sequer a falar apenas de Portugal.
Estou a falar de um processo internacional que teve lugar a partir dos anos 80 com as políticas "Thatcher" e "Reagan" ( ao qual Portugal sendo uma
economia cada vez mais aberta ao exterior inevitavelmente não 'escapou' )
Vê o video do 1º post deste tópico ( sobretudo a partir do minuto 4:00 )
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=73863
que percebes um pouco melhor
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith
RiscoCalculado Escreveu:Olhando para uma série de crescimento do PIB (coluna da esquerda) e PIB per capita (coluna da direita) a preços constantes ( base = 2000) parece-me seguro dizer que o país como um todo tem um nível de vida mais elevado hoje em dia ( que há 25 anos atrás ).
No entanto tb é verdade que a desigualdade na distribuição do rendimento aumentou imenso nos últimos 25 , 30 anos portanto é possível que existam algumas pessoas em pior situação na actualidade.
É o neoliberalismo e a compressão salarial (de alguns) no seu melhor.
Desde a instauracao de Democracia em Portugal, ha 35 anos, o espectro politico em Portugal limitou-se a partidos do centro-esquerda e extrema-esquerda.
A excepcao sendo do partido mais pequeno, que e um partido conservador e anti-liberal
Podias aprofundar a teu ultimo comentario ?
Bull Bull Escreveu:Elias Escreveu:Bull Bull Escreveu:Não te esqueças que na altura o Macdonald é onde se comia mais barato, hoje em dia já não.
È o mesmo preço que pago por um prato de carne+bebida+café, se contar com o café o Macdonald sai mais caro.
bem e o que é que tu queres concluir a partir daí?
Que já não sai tão barato comer no MacDonald.
Mas isso é natural, ou não? Teve uma procura explosiva, os preços aumentaram.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Bull Bull Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Bull Bull Escreveu:Não te esqueças que na altura o Macdonald é onde se comia mais barato, hoje em dia já não.
È o mesmo preço que pago por um prato de carne+bebida+café, se contar com o café o Macdonald sai mais caro.
O McDonald não é de longe nem de perto algo barato.
Existem muitos locais onde a diaria é ao mesmo preço e com melhor qualidade.
Por 5€ compro um bom frango de churrasco assado e uma dose de batata ou arroz (sem ser nas grandes superficies onde é ainda mais barato) . E alimenta no minimo duas pessoas.
Na altura, hoje já não, tal como disse
Ainda ontem vi no Jumbo na parte de restauração o seguinte menu:
meio frango+complementos+bebida= 3,15€
Elias Escreveu:Bull Bull Escreveu:Não te esqueças que na altura o Macdonald é onde se comia mais barato, hoje em dia já não.
Que já não sai tão barato comer no MacDonald.
Lion_Heart Escreveu:Bull Bull Escreveu:Não te esqueças que na altura o Macdonald é onde se comia mais barato, hoje em dia já não.
Por 5€ compro um bom frango de churrasco assado e uma dose de batata ou arroz (sem ser nas grandes superficies onde é ainda mais barato) . E alimenta no minimo duas pessoas.
Na altura, hoje já não, tal como disse
Valete Escreveu:Não sei se ganhavam mais. Mas, pelo menos há 25 anos as pessoas sabiam que o dia seguinte era sempre melhor. Havia esperança num futuro melhor.
Actualmente não. As pessoas não tem grande esperança em dias melhores. Aliás pela primeira vez na história - exceptuando guerras ou catástrofes naturais - uma geração viverá pior que a anterior.
Falo das pessoas que tinham menos de 25 anos por volta do ano 2000. Esse foi em Portugal o momento de viragem. Acabou aí o tempo das vacas gordas, com os anteriores a auto-presentearem-se com regalias variadas, colocando o ónus do seu pagamento sobre a geração que na primeira década deste século entrou para o mercado de trabalho.
O jogo, através dos chamados "direitos adquiridos", ficou viciado para sempre e agora nós que mantenhamos esses instalados. Ainda julguei que esta crise tivesse o condão de reiniciar o jogo e limpar os hospedeiros do Estado, mas enganei-me.
O Estado vai cair de podre , assim como o Socrates.
A maioria das pessoas ainda acredita que amanha vai ser melhor , porque a grande maioria ainda tem esses direitos adquiridos. E não vai abrir mão deles.
Isto só muda quando não existir dinheiro para pagar o ordenado ou os subsidios pensões e etc.
Ai vai ser rápida a mudança!
Todos os funcionarios publicos que eu conheço acreditam piamente que o Estado vai pagar sempre! Não importa como nem de onde!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Não sei se ganhavam mais. Mas, pelo menos há 25 anos as pessoas sabiam que o dia seguinte era sempre melhor. Havia esperança num futuro melhor.
Actualmente não. As pessoas não tem grande esperança em dias melhores. Aliás pela primeira vez na história - exceptuando guerras ou catástrofes naturais - uma geração viverá pior que a anterior.
Falo das pessoas que tinham menos de 25 anos por volta do ano 2000. Esse foi em Portugal o momento de viragem. Acabou aí o tempo das vacas gordas, com os anteriores a auto-presentearem-se com regalias variadas, colocando o ónus do seu pagamento sobre a geração que na primeira década deste século entrou para o mercado de trabalho.
O jogo, através dos chamados "direitos adquiridos", ficou viciado para sempre e agora nós que mantenhamos esses instalados. Ainda julguei que esta crise tivesse o condão de reiniciar o jogo e limpar os hospedeiros do Estado, mas enganei-me.
In God we trust, all others bring data.
Bull Bull Escreveu:Não te esqueças que na altura o Macdonald é onde se comia mais barato, hoje em dia já não.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Bull Bull Escreveu:Não te esqueças que na altura o Macdonald é onde se comia mais barato, hoje em dia já não.
Elias Escreveu:Epá continua a dar 4% ao ano.
Muito acima da inflação média.
Barato o caraças
Mas alguém disse que antes era barato?
Eu que disse que hoje come-se pelo mesmo preço do que há uns anos atrás. Em relação ao BicMac foi em resposta ao superman, que achou que uma omelete era 550$ cara, por isso disse o quanto pagava pelo um menu uns +-12 anos atrás.
O MacDonald foi sempre onde teve as refeições completas mais baratas, antes uma hambúrguer, uma coca cola e batatas fritas era quase o mesmo preço que pago hoje.
Elias Escreveu:Se passou de 3 para 5 euros, então aumentou 66%.
Em 12 anos isso dá cerca de 5% ao ano, ou seja muito acima da inflação.
Barato????
A inflação é uma grande treta , assim como a subida do IVA e etc.
No tempo do escudo a subida minima podia rondar os 5 escudos. Hoje ronda os 5 centimos. Parece o mesmo mas é o dobro.
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:Bull Bull Escreveu:Supermann Escreveu:Há 15 anos o menu Big Mac lembro-me eu que era 400 escudos sensivelmente... digo eu porque passava lá a vida a comer hamburgers
Mas, falo com batatas e bebida, o menu.
Pagava por volta de 600$, uns anos, julgo ter sido há mais de 12 anos pelo menos
600$ = 3 euros.
Agora custa quanto? 4,5 euros? 5 euros?
Ach que é 5,50€
Não chega aos 5€ com bebida e batata normal. Pelo menos aqueles que vou.
De facto hoje já existe outro menus que tem esse preço, mas não são o BicMac.
Vou algumas vezes comer lá
Elias Escreveu:Bull Bull Escreveu:Supermann Escreveu:Há 15 anos o menu Big Mac lembro-me eu que era 400 escudos sensivelmente... digo eu porque passava lá a vida a comer hamburgers
Pagava por volta de 600$, uns anos, julgo ter sido há mais de 12 anos pelo menos
600$ = 3 euros.
Julgo que 4,65€, menu
Elias Escreveu:Bull Bull Escreveu:Supermann Escreveu:Há 15 anos o menu Big Mac lembro-me eu que era 400 escudos sensivelmente... digo eu porque passava lá a vida a comer hamburgers
600$ = 3 euros.
Acho que é 5,50€
Não, 5.50 é o Big Tasty que eu costumo comer
Editado pela última vez por Lion_Heart em 16/7/2010 16:32, num total de 1 vez.
Lion_Heart
Lion_Heart
Bull Bull Escreveu:Supermann Escreveu:Há 15 anos o menu Big Mac lembro-me eu que era 400 escudos sensivelmente... digo eu porque passava lá a vida a comer hamburgers
Estou obviamente a falar de menu... batatas e bebida. 600 $ garanto-te que 15 anos não foi.
Elias, hoje em dia um menu ronda os 5,50 €
- Registado: 18/12/2009 18:54
Bull Bull Escreveu:Supermann Escreveu:Há 15 anos o menu Big Mac lembro-me eu que era 400 escudos sensivelmente... digo eu porque passava lá a vida a comer hamburgers
600$ = 3 euros.