Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bancos on line e segurança

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por kpt » 15/7/2010 19:57

whitebala Escreveu:Curioso

O que não aparece é o Barclays. Alguma justificação?

O Barclays em Portugal é apenas uma Sucursal, e não um Banco juridicamente independente da sua casa mãe.

Assim sendo, e sem querer estar a dizer uma asneirada, os depósitos no Barclays em Portugal, hão-de estar garantidos pelo Fundo de Garantia britânico e não pelo português.

Da mesma forma, os depósitos em sucursais estrangeiras dos bancos portugueses estarão garantidos pelo nosso fundo de garantia.

Registado: 11/5/2007 23:19

por whitebala » 15/7/2010 16:20

Curioso

O que não aparece é o Barclays. Alguma justificação?
Let´s Cruise forever

Registado: 29/11/2007 14:26

por boramasela » 15/7/2010 16:07

TIO PATINHAS Escreveu:No link indicado não encontrei os Bancos on-line (p.e.Banco Best) ?!

está lá quase no fim da lista:

Best - Banco Electrónico de Serviço Total, SA

Registado: 16/9/2008 15:24

por Conquistador » 15/7/2010 15:38

TIO PATINHAS Escreveu:No link indicado não encontrei os Bancos on-line (p.e.Banco Best) ?!

Boas,

Provalvemente porque pertence ao BES, e este consta na lista.

Cumprimentos,

Registado: 3/7/2008 11:58

por TIO PATINHAS » 15/7/2010 15:27

No link indicado não encontrei os Bancos on-line (p.e.Banco Best) ?!

Registado: 29/11/2007 13:53

por Txuky » 15/7/2010 14:13

Muito Obrigado!!

Registado: 30/6/2008 12:25

Aí está o endereço

por johncq » 15/7/2010 13:17

Registado: 29/11/2007 4:32

por Txuky » 15/7/2010 12:21

Queiram me desculpar, eu procurei mas não encontrei a lista de bancos cobertos pelo fundo de garantia de depositos no site do Bdp, alguém me pode postar aqui o link por favor?
Obrigado deste já!

Registado: 30/6/2008 12:25

por Nunooo » 14/7/2010 17:57

Wakaru Escreveu:
Quanto aos bancos "online", são tão bancos como os "outros", as regras são leis.

Wakaru, eu nao podia concordar mais contigo;
No entanto quero relelmbrar que no caso BPP, tambem este era um banco como os outros, so que, quando a coisa correu mal, afinal já nao era um banco assim taõ igual aos outros. Foram argumentos na altura tratar-se de um banco "pequeno", gestor de fortunas, sem dimensao nacional, que concedia pouco credito, etc etc etc.

Em conclusao: eles sao todos iguais enquanto está tudo bem, mas quando a coisa corre para o torto, há uns mais iguais que outros.
È o triste país que temos.

Registado: 1/4/2009 0:25

por Wakaru » 14/7/2010 17:14

É só olhar para o Relatório de Contas do Big e ver que está tudo very nice (tb é verdade que uma má decisão em pouco tempo pode virar tudo, mas temos de viver com isso).

Quanto aos bancos "online", são tão bancos como os "outros", as regras são leis.

Registado: 27/5/2010 11:11

por mancargon » 14/7/2010 16:55

Pois, defacto até hoje, só tenho a dizer bem do BIG, falham muito menos do que qualquer outro banco tradicional. E o atendimento é muito mais personalizado.

Registado: 29/11/2007 10:07

por kpt » 14/7/2010 14:58

mendes-v Escreveu:Então pelo que percebi, se as coisas correrem mal... não existem bancos seguros.
Isto numa altura em que rumores não faltam deixa me bastante apreensivo porque a maioria do meu dinheiro está em fundos e algumas acções no banco best :(
Já não sei se o deixo estar ou mudo para um banco tradicional, mas que não tem acesso a fundos (pelo menos tantos...) e onde as comissões são demasiado altas.
Ideias ? :?:

Tens mais de 25.000€ aplicados em fundos e afins?

O SII garante 25.000€, portanto, caso não excedas esse valor não tens muito com que te preocupar, se bem que, como já se viu no caso do BPP, a existência do SII pode não garantir coisa alguma. Da teoria à prática, enfim...passa muita água debaixo da ponte.

Quanto ao banco BIG não me parece que hajam problemas. É um banco com muito pouco crédito concedido, excesso de liquidez até e com rácios de capital e solvabilidade enormes, provavelmente dos maiores entre os bancos nacionais. O tier 1 a 31-12-2009 estava em 35,70% quando o mínimo exigido pelo BdP é de 7%.

Registado: 11/5/2007 23:19

por mendes-v » 14/7/2010 14:42

Então pelo que percebi, se as coisas correrem mal... não existem bancos seguros.
Isto numa altura em que rumores não faltam deixa me bastante apreensivo porque a maioria do meu dinheiro está em fundos e algumas acções no banco best :(
Já não sei se o deixo estar ou mudo para um banco tradicional, mas que não tem acesso a fundos (pelo menos tantos...) e onde as comissões são demasiado altas.
Ideias ? :?:

Registado: 29/11/2007 10:28

por moppie85 » 12/7/2010 23:00

Nunooo Escreveu:
moppie85 Escreveu:
Nunooo Escreveu:
mancargon Escreveu:Eu Julgo que estes bancos, têm as mesmas garantias que os outros! Outro cenário não seria admissível! Mas confesso que essa questão por vezes ainda me assusta :lol: Sou cliente do BIG.

No site do BdP tem a lista dos bancos que contribuem para o Fundo Garantia de Depositos.

No entanto, em abon da verdade, deve dizer-se que o BPP fazia parte dessa lista, mas quando chegou a hora de accionar o fundo para pagar aos clientes alguns bancos intrepuseram uma providencia cautelar, e até hoje nenhum cliente que tinha DP no BPP recebeu algo pelo fundo de garantia de depositos.

Moral da historia: o FGD é como os seguros. Corre tudo muito bem até precisarmos deles.

Isso não é bem verdade.
A providencia cautelar é contra o Sistema de Indemnização de Investidores, que não é o Fundo de Garantia de Depósitos.

O que se passa, pelo que eu entendi, é que os clientes do BPP tinham titulos de dívida e não depósitos.

Enquanto os depósitos são cobertos pelo FGD, os investimentos em titulos de dívida (pequenos investidores) são cobertos pelo SII.

O que acontece é que o SII n tem dinheiro para pagar as garantias aos clientes e a solução apresentada pelo Governo era a de ir buscar o dinheiro ao FGD, o que eu pessoalmente acho errado... e parece que os bancos também.

Errado Moppie: ha duas providencias cautelares: uma do SII e outra do Fundo Garantia de Depositos.
Quando chega a hora de pagar, todos fogem com o rabo á seringa

Não Nunooo,

São 2 providencias cautelares contra o SII dos bancos.
Podes verificar no site da CMVM:

# Anúncio de citação judicial dos clientes do BPP abrangidos pela cobertura do SII e das entidades participantes do SII para dedução de oposição à providência cautelar apresentada pelo BCP e pelo Activo Bank

# Anúncio de citação judicial dos clientes do BPP abrangidos pela cobertura do SII e das entidades participantes do SII para dedução de oposição à providência cautelar apresentada pela APB e por 14 bancos

Registado: 15/4/2008 14:12

por Nunooo » 12/7/2010 21:42

moppie85 Escreveu:
Nunooo Escreveu:
mancargon Escreveu:Eu Julgo que estes bancos, têm as mesmas garantias que os outros! Outro cenário não seria admissível! Mas confesso que essa questão por vezes ainda me assusta :lol: Sou cliente do BIG.

No site do BdP tem a lista dos bancos que contribuem para o Fundo Garantia de Depositos.

No entanto, em abon da verdade, deve dizer-se que o BPP fazia parte dessa lista, mas quando chegou a hora de accionar o fundo para pagar aos clientes alguns bancos intrepuseram uma providencia cautelar, e até hoje nenhum cliente que tinha DP no BPP recebeu algo pelo fundo de garantia de depositos.

Moral da historia: o FGD é como os seguros. Corre tudo muito bem até precisarmos deles.

Isso não é bem verdade.
A providencia cautelar é contra o Sistema de Indemnização de Investidores, que não é o Fundo de Garantia de Depósitos.

O que se passa, pelo que eu entendi, é que os clientes do BPP tinham titulos de dívida e não depósitos.

Enquanto os depósitos são cobertos pelo FGD, os investimentos em titulos de dívida (pequenos investidores) são cobertos pelo SII.

O que acontece é que o SII n tem dinheiro para pagar as garantias aos clientes e a solução apresentada pelo Governo era a de ir buscar o dinheiro ao FGD, o que eu pessoalmente acho errado... e parece que os bancos também.

Errado Moppie: ha duas providencias cautelares: uma do SII e outra do Fundo Garantia de Depositos.
Quando chega a hora de pagar, todos fogem com o rabo á seringa

por moppie85 » 12/7/2010 17:11

Nunooo Escreveu:

Isso não é bem verdade.

Registado: 15/4/2008 14:12

por Nunooo » 12/7/2010 15:15

por mancargon » 12/7/2010 15:03

Eu Julgo que estes bancos, têm as mesmas garantias que os outros! Outro cenário não seria admissível! Mas confesso que essa questão por vezes ainda me assusta :lol: Sou cliente do BIG.

Registado: 29/11/2007 10:07

Bancos on line e segurança

por mendes-v » 12/7/2010 14:53

Costumo visitar este forum, diariamente, mas apenas como leitor, não tenho conhecimentos que sejam uteis para aqui.

Surgiu-me uma dúvida, os bancos on line, best, big estão cobertos pela garantia bancária ? Eu sei que estão associados a grupos financeiros maiores, mas no pior cenário quem assume os depósitos lá colocados?

Os fundos de investimento e acções que se encontram depositados nestes bancos, não desaparecem, certo ?
mas como é que se pode depois ter acesso a eles?
Espero que isto não esteja muito confuso... :wink: :oops: :oops: :oops:

Registado: 29/11/2007 10:28

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, macau5m, smog63 e 239 visitantes