Warren Buffett e analise tecnica
20 mensagens
|Página 1 de 1
pesconde Escreveu:quando o WB entrou na coca cola será que não usava a AT?
Em 1988, Buffett começou a comprar posições da Coca-Cola Company...( fica o gráfico.)
Hummm
Em 1988 eu também comprava... vocês não!?
Pela AT, existiram razões para comprar pelo menos entre 1982 e 1997. Nesse período certamente que não faltou em comprasse (e vendesse) com base na Análise Técnica. Buffet comprou entre 88 e 89, sensivelmente a meio desse período e por lá se mantém. Não há nenhuma razão para presumir que utilizou AT e conhecendo o perfil do homem e sabendo que não é adepto de todo, não há razões para estar a lançar a hipótese...
Que outros negociaram com base na AT nesse período?
Concerteza. E antes e depois, também...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Em "The Buffettology Workbook[/url]", Mary Buffett, ex-cunhada de Warren e autora de um dos livros mais famosos sobre Buffett ("Buffettology, ou em português "Como Enriquecer em Bolsa com Warren Buffett") explica, com cálculos, o que levou Warren a investir fortemente na Coca-Cola. A previsibilidade do negócio, as perspectiva de crescimento, as vantagens competitivas e o preço, posicionaram a empresa num ponto ideal de investimento.
De relembrar que o Buffett nunca vendeu a Coca-Cola, nem quando fez o máximo de 88 dólares em 98, e já mantém a posição há mais de 20 anos.
http://books.google.pt/books?id=gzyZq2i ... C4Q6AEwBA#
De relembrar que o Buffett nunca vendeu a Coca-Cola, nem quando fez o máximo de 88 dólares em 98, e já mantém a posição há mais de 20 anos.
http://books.google.pt/books?id=gzyZq2i ... C4Q6AEwBA#
- Registado: 10/4/2004 12:17
arnie Escreveu:LTCM Escreveu:Nao sou fã.
Mas isto é capaz de ter influência: Rentabilidade anual superior a 20% durante 40 anos.
Pois, a historia da rentabilidade....
Se não estou em erro, as suas posições apenas são tornadas publicas a cada 3 meses (no fecho de cada trimestre), onde, no caso de uma nova posição, caso esta tenha sido aberta logo no inicio do trimestre passado, a sua divulgação é "old news" pois já está com um atraso de 3 meses.
O homem até pode semanas depois de ter publicado a sua carteira, desfazer-se da posição, que esta apenas será divulgada 3 meses depois, tendo assim sido entalados muitos investidores que replicam a sua carteira.
Eu não estou a tirar nenhum mérito ao WB, muito pelo contrário. O homem é sem sombras de duvidas um dos maiores investidores/especuladores de sempre.
O que me faz confusão é ver pessoas a seguir a sua carteira, a tentar igualar a sua performance, quando sempre estiveram, estão e estarão em clara desvantagem.
A imitação é a forma mais sincera de elogio
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
MarcoAntonio Escreveu:A questão não era o que leva as diferentes pessoas a entrar mas o que leva o Warren Buffet...
quando o WB entrou na coca cola será que não usava a AT?
Em 1988, Buffett começou a comprar posições da Coca-Cola Company...( fica o gráfico.)
Hummm
Em 1988 eu também comprava... vocês não!?

There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza
— B. Spinoza
arnie, acho que estás a ser um pouco injusto.
Obviamente o Buffett pouco se está a borrifar de quem lhe copia o portfolio. Ele está ali é pa fazer $ para ele e para os seus accionistas. Por isso quem o replica fá-lo por sua conta e risco
Mas mesmo assim, por acaso, usando os forms que ele faz o disclose à SEC com 3 meses de atraso como referes, até há estudos que dizem que quem tivesse copiado o Buffett seguindo esse método até tinha uma melhor rentabilidade que ele mas era irrelevante era na casa de 1%, e é mais resultado de random a meu ver.
Temos que ver que 3 meses, para a estratégia dele nao fazem diferença nenhuma, dai ser replicavel seguindo os discloses da SEC.
Aliás, existe um site que automaticamente saca dos disclosure forms de variadas empresas e investidores de renome e tem a possibilidade de fazer o backtesting para quem sguisse a replicação.
www.alphaclone.com tem portfolio do Buffett actualizado a cada 3 meses, como outros nomes como os Tigers, Seth Klarman etc...
Verifica-se que seguindo os investidores de valueinvesting, os 3 meses de atraso pouca diferença fazem, visto que batem o indice a milhas.
Obviamente o Buffett pouco se está a borrifar de quem lhe copia o portfolio. Ele está ali é pa fazer $ para ele e para os seus accionistas. Por isso quem o replica fá-lo por sua conta e risco
Mas mesmo assim, por acaso, usando os forms que ele faz o disclose à SEC com 3 meses de atraso como referes, até há estudos que dizem que quem tivesse copiado o Buffett seguindo esse método até tinha uma melhor rentabilidade que ele mas era irrelevante era na casa de 1%, e é mais resultado de random a meu ver.
Temos que ver que 3 meses, para a estratégia dele nao fazem diferença nenhuma, dai ser replicavel seguindo os discloses da SEC.
Aliás, existe um site que automaticamente saca dos disclosure forms de variadas empresas e investidores de renome e tem a possibilidade de fazer o backtesting para quem sguisse a replicação.
www.alphaclone.com tem portfolio do Buffett actualizado a cada 3 meses, como outros nomes como os Tigers, Seth Klarman etc...
Verifica-se que seguindo os investidores de valueinvesting, os 3 meses de atraso pouca diferença fazem, visto que batem o indice a milhas.
- Registado: 18/12/2009 18:54
LTCM Escreveu:Nao sou fã.
Mas isto é capaz de ter influência: Rentabilidade anual superior a 20% durante 40 anos.
Pois, a historia da rentabilidade....
Se não estou em erro, as suas posições apenas são tornadas publicas a cada 3 meses (no fecho de cada trimestre), onde, no caso de uma nova posição, caso esta tenha sido aberta logo no inicio do trimestre passado, a sua divulgação é "old news" pois já está com um atraso de 3 meses.
O homem até pode semanas depois de ter publicado a sua carteira, desfazer-se da posição, que esta apenas será divulgada 3 meses depois, tendo assim sido entalados muitos investidores que replicam a sua carteira.
Eu não estou a tirar nenhum mérito ao WB, muito pelo contrário. O homem é sem sombras de duvidas um dos maiores investidores/especuladores de sempre.
O que me faz confusão é ver pessoas a seguir a sua carteira, a tentar igualar a sua performance, quando sempre estiveram, estão e estarão em clara desvantagem.
Se ele usa AF ou AT é de muito pouca importância para o publico em geral.
O facto de ele usar AF não é sinónimo de que a AF é a ferramenta ideal para se investir.
A aplicação que ele dá à AF é muito especifica dele. Ele construiu todo um sistema de análise à sua medida e como tal, esse mesmo sistema pode ser um autêntico flop nas mãos de uma outra pessoa.
Cada pessoa deverá construir o seu próprio sistema, um sistema feito à sua medida e não andar a perder tempo a tentar bater a rentabilidade de outros.

Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
LTCM Escreveu:Nao sou fã.
Eu creio que é a conjugação dos factores do seu sucesso financeiro e do seu carisma muito próprio, marcado por um estilo de vida simples recatado, incluindo mesmo as suas posições filantrópicas já com algumas décadas.
Tudo junto resulta num individuo invulgar, único no planeta poderá entender-se e que - bastante naturalmente creio eu - vai criar uma boa dose de veneração.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
arnie Escreveu:Eu confesso que estou até hoje para perceber o porquê do fascínio que o ppl tem pelo o Warren Buffet![]()
Se calhar o problema é meu![]()
Às vezes sinto que sou aquele gajo que vai na ponte 25 de Abril a dizer que está tudo maluco pois vão todos em sentido contrário
Nao sou fã.
A questão não era o que leva as diferentes pessoas a entrar mas o que leva o Warren Buffet...
Eu só te respondi ao resto porque atiraste para o ar uma hipótese em lugar de fazer o que fazia sentido fazer.
Eu só te respondi ao resto porque atiraste para o ar uma hipótese em lugar de fazer o que fazia sentido fazer.
MarcoAntonio Escreveu:A qualidade do Forum mede-se também por isto e vão-me desculpar mas tenho de ser frontal: este tópico não está a ter qualquer nexo...
Começa com uma falsa histórica verídica. Avança com uma hipótese/pergunta praticamente sem nexo desde que se conheça minimamente o historial do indivíduo e do seu perfil e depois avançam-se ainda com hipóteses como quem atira para o ar a ver se acerta em algum pardal.
O volume na Coca-Cola em 1988 e 1989, i.e. no período em que ele adquiriu a maior parte da sua posição na empresa, nada teve de especial...
Quanto a sinais técnicos, houve por certo quem os visse. E bem antes e bem depois também, porque a compra dele surge a meio de um mega-bull da Coca-Cola. Naquele período em concreto não há nada de especial!
Por isso mesmo a analise técnica juntamente com a fundamental é muito importante.
Vejamos, aqueles que não sabiam o fundamental da empresa pela via técnica viram que a Coca Cola estava num mega-bull.
A qualidade do Forum mede-se também por isto e vão-me desculpar mas tenho de ser frontal: este tópico não está a ter qualquer nexo...
Começa com uma falsa histórica verídica. Avança com uma hipótese/pergunta praticamente sem nexo desde que se conheça minimamente o historial do indivíduo e do seu perfil e depois avançam-se ainda com hipóteses como quem atira para o ar a ver se acerta em algum pardal.
O volume na Coca-Cola em 1988 e 1989, i.e. no período em que ele adquiriu a maior parte da sua posição na empresa, nada teve de especial...
Quanto a sinais técnicos, houve por certo quem os visse. E bem antes e bem depois também, porque a compra dele surge a meio de um mega-bull da Coca-Cola. Naquele período em concreto não há nada de especial!
Re: Warren Buffett e analise tecnica
ferradura Escreveu:
Será que Warren Buffett utiliza analise tecnica
Que raio de pergunta.
Toda a gente sabe que o WB é um dos grandes gurus da AT.
MarcoAntonio Escreveu:Bull Bull, o Warren Buffet não utiliza Análise Técnica nem nada que se assemelhe. Poucos investidores de relevo têm as suas estratégias e opiniões tão divulgadas quanto o Warren Buffet. Se estás interessado em conhecer a forma de pensar do homem e as suas tomadas de decisão, há muito para ler. Disparar para o ar hipóteses deste género não faz qualquer sentido!
Este tópico segue o rumo do total nonsense...
Marco, acho que me entendeste mal a mim. O que quis dizer é que com a entrada do Warren buffet na Coca cola tivesse como consequência o aumento do volume nessa altura e ter despertado algum sinal de compra, mas claro, só quem seguia a analise técnica da coca cola é que muito provável reparou na entrada de algum investidor forte. Repara que não estava a dizer que o Warren Buffet entrou pela a analise técnica.
Mas claro posso estar redondamente errado, se despertou algum sinal de compra após a entrada do Warren Buffet na CoCa cola
Eu confesso que estou até hoje para perceber o porquê do fascínio que o ppl tem pelo o Warren Buffet
Se calhar o problema é meu
Às vezes sinto que sou aquele gajo que vai na ponte 25 de Abril a dizer que está tudo maluco pois vão todos em sentido contrário

Se calhar o problema é meu

Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Bull Bull, o Warren Buffet não utiliza Análise Técnica nem nada que se assemelhe. Poucos investidores de relevo têm as suas estratégias e opiniões tão divulgadas quanto o Warren Buffet. Se estás interessado em conhecer a forma de pensar do homem e as suas tomadas de decisão, há muito para ler. Disparar para o ar hipóteses deste género não faz qualquer sentido!
Re: Warren Buffett e analise tecnica
ferradura Escreveu:Vou contar uma história (veridica).
Warren Buffett qundo era novo, começou a observar muitas caricas da coca-cola no chao.
Pensou..Se começa a haver muitas caricas o negocio está a aumentar.
E ai começou a saga da compra da companhia.
Deixo aqui uma questão:
Será que Warren Buffett utiliza analise tecnica, ou unicamente fundamentos economicos para investir (relembro a fabrica falida de texteis que ele comprou e que hoje é uma poderosa holding.
se ele entrou em força talvez nessa altura tivesse dado um forte volume e por consequência um sinal de compra
A única parte verídica da história é por certo a parte do Warren Buffet ter adquirido uma posição significativa na Coca-Cola (cerca de 7% ou 8%).
A entrada na Coca-Cola deu-se em 1988 quando o Warren Buffet tinha cerca de 58 anos. É claro que o conceito de novo é muito variável...
A entrada na Coca-Cola deu-se em 1988 quando o Warren Buffet tinha cerca de 58 anos. É claro que o conceito de novo é muito variável...
Não podemos separar a analise técnica da fundamental, é como uma pianista tocar com uma só mão.
A analise fundamental vai-nos dizer que empresa está boa para se comprar e analise técnica irá dizer qual a altura mais certa
Uma analista pode não perceber nada de uma empresa mas se analisar tecnicamente dirá que qualquer coisa está mal ou vice versa, depende da evolução da cotação
A analise fundamental vai-nos dizer que empresa está boa para se comprar e analise técnica irá dizer qual a altura mais certa
Uma analista pode não perceber nada de uma empresa mas se analisar tecnicamente dirá que qualquer coisa está mal ou vice versa, depende da evolução da cotação
Warren Buffett e analise tecnica
Vou contar uma história (veridica).
Warren Buffett qundo era novo, começou a observar muitas caricas da coca-cola no chao.
Deixo aqui uma questão:
Será que Warren Buffett utiliza analise tecnica, ou unicamente fundamentos economicos para investir (relembro a fabrica falida de texteis que ele comprou e que hoje é uma poderosa holding.
Deixo aqui uma questão:
- Registado: 5/4/2010 21:14
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, macau5m, PMP69 e 86 visitantes